21/11/2023 às 13h02min - Atualizada em 22/11/2023 às 16h10min

Avaliação de desempenho 360º: o que é e como implementar nos processos de RH

Tradicional na gestão de pessoas, o método propõe uma análise sob todas as perspectivas, contribuindo para alcançar metas coletivas e individuais

DENISE FREIRE
Gotcha
A implementação do Novo Ensino Médio (NEM), em 2022, impactou alunos e também professores. O novo modelo educacional submete os docentes a testes periódicos de desempenho.

Ao exercer uma função, todo profissional revela as suas competências e as avaliações conduzidas pelo RH servem para analisar se o desempenho e as habilidades demonstradas correspondem às expectativas do contrato. Por isso, as avaliações de desempenho são tão importantes para o desenvolvimento do colaborador e também para traçar novas estratégias. Entretanto um número alarmante chama a atenção: quase 40% das empresas brasileiras não possuem uma avaliação de desempenho, segundo dados da Falconi. Isso significa que 1 em cada 3 empresas desconhecem o potencial de seus colaboradores e os pontos de melhoria – tanto do colaborador como da empresa.

Os três principais tipos de avaliação de desempenho para as empresas são 90º, 180º e 360º. A primeira, Avaliação 90º, também chamada Direta, propõe o parecer do gestor imediato em relação ao colaborador, enquanto a segunda, Avaliação 180º, adiciona a essa dinâmica uma autoavaliação do colaborador de seu próprio desempenho. Já a Avaliação 360º analisa o profissional sob múltiplos pontos de vista, incluindo autoavaliação, lideranças, colegas de trabalho e até mesmo clientes.

Com o objetivo de avaliar as competências, habilidades e comportamentos do colaborador no contexto do trabalho, a Avaliação 360º propõe um giro completo por todas as fontes relacionadas ao profissional a ser avaliado, ou seja, leva em conta o olhar de todas as pessoas que interagem, de alguma forma, com o colaborador em seu trabalho. Também chamada de Feedback 360º, oferece uma análise sob todos os ângulos, proporcionando assim diversas perspectivas, o que faz com que o processo de avaliação seja menos subjetivo, já que vários olhares proporcionam uma visão múltipla, evitando que pontos cruciais, tanto positivos quanto negativos, passem despercebidos.

A Avaliação 360º é uma das soluções oferecidas pela plataforma Refuturiza 360º, que possibilita a agilização de processos empresariais, permitindo que as companhias economizem tempo e dinheiro.

Perspectivas utilizadas na Avaliação 360º

Para analisar o desempenho de cada funcionário de forma individual, o método soma a autoavaliação do próprio indivíduo a avaliações de todas as pessoas que trabalham com ele, incluindo subordinados, colegas de trabalho, líderes e, em alguns casos, clientes. Assim, o feedback é coletado de várias fontes, incluindo:
  1. Autoavaliação, quando o próprio profissional avaliado é convidado a realizar uma reflexão sobre o seu próprio desempenho e suas competências.
  2. Colegas de equipe, pares e até mesmo colaboradores de outros setores da empresa fornecem avaliações do profissional.
  3. Lideranças, ou seja, os superiores diretos do profissional, fornecem feedback sobre seu desempenho e competências.
  4. Subordinados diretos do profissional dão feedback sobre o desempenho de seus líderes.
  5. Clientes ou partes interessadas externas também podem ser convidados a fornecer feedback sobre o profissional.

Tão importante quando a avaliação é a devolutiva

A ideia por trás da avaliação 360 graus é proporcionar uma visão mais abrangente do desempenho e competências de uma pessoa na execução de seu trabalho, reunindo perspectivas de diferentes fontes. Depois de avaliar o desempenho, a análise é apresentada em forma de devolutiva para o profissional. Essa etapa é essencial para que cada pessoa possa compreender o que precisa fazer para se desenvolver.

Ao fazer uma análise baseada em diversas perspectivas, caso da Avaliação 360º, o resultado é uma avaliação de desempenho mais objetiva e assertiva. As informações coletadas são frequentemente usadas para identificar pontos fortes, desenvolver planos de desenvolvimento pessoal, tomar decisões de promoção ou treinamento, e melhorar a eficácia das práticas de gestão e liderança em uma organização, contribuindo assim para metas coletivas e individuais.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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