21/11/2023 às 10h29min - Atualizada em 22/11/2023 às 16h04min

ABITUR: Alemanha oferece certificado vitalício que abre portas de universidades na Europa, na América do Norte e no Brasil

Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo e em Valinhos, acumula 1.600 aprovações no exame educacional alemão

Felipe Blanco
FSB Comunicação
Unplash

São Paulo, novembro de 2023 – Quem já viveu a experiência do vestibular sabe o quanto a jornada é exigente. São meses voltados às aulas, revisões e simulados que demandam tempo, dedicação e recursos financeiros para custear a preparação. Tudo isso com a possibilidade de repetir as provas caso seja necessário cursar outra graduação ou mesmo mudar de universidade. Situação diferente para quem possui o Abitur, certificado que habilita o ingresso em todas as universidades alemãs e também em instituições de diversos países. No Brasil, o Abitur é oferecido aos alunos de colégios alemães de excelência no exterior como o Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo e em Valinhos, que acumula a experiência de 63 turmas com mais de 1.600 aprovações para a certificação alemã.
 

O sistema educacional alemão é reconhecido pela qualidade e eficiência, e um dos pilares é o Abitur, o exame que marca o encerramento do ensino médio na Alemanha e a habilitação para o ensino superior. Trata-se de requisito obrigatório para qualquer instituição de ensino superior no país e serve como um passaporte para o ingresso em todas as universidades alemãs. Ele também é válido para instituições de ensino superior nos demais países da União Europeia, na Suíça, nos Estados Unidos, no Canadá e no Reino Unido. No Brasil, desde 2015, várias instituições privadas de ensino também aceitam a nota do exame alemão, como FGV, ESPM, FIA, Ibmec, Centro Universitário Belas Artes, Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein e PUC-Rio.
 

Comparado frequentemente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) brasileiro, o Abitur foi criado em 1788 e tem suas próprias particularidades. “Uma das principais diferenças é que ele só pode ser realizado uma única vez ao longo da vida do estudante, e a pontuação obtida é válida indefinidamente. Isso significa que a nota não expira, o que é um benefício considerável para os candidatos”, explica Mauritius von Dubnitz, Diretor de Relações Institucionais do Colégio Visconde de Porto Seguro. Fundado há 145 anos pela comunidade alemã de São Paulo, o Porto é um dos 135 colégios de excelência no exterior autorizados pelo governo alemão a aplicar o exame no Brasil. 
 

O Abitur consiste em cinco provas específicas, sendo três escritas e duas orais. As opções incluem áreas de humanas, exatas e biológicas, oferecendo aos estudantes a flexibilidade de escolher um caminho que melhor se adeque às suas ambições acadêmicas e profissionais. Para a pontuação final, é feito um cálculo das notas de 10 matérias cursadas na fase de qualificação, que dura quatro semestres, e das provas específicas. É aprovado quem consegue um desempenho entre 1,0 e 4,0, sendo 1,0 a nota máxima e 4,0 a nota mínima, segundo o sistema de pontuação utilizado na Alemanha. “O Brasil tem conseguido cada vez mais se destacar na média de notas. Enquanto os estudantes nativos apresentam notas médias acima de 2,0, os brasileiros registram médias abaixo de 2,0”, destaca Mauritius. 
 

Toda a preparação do Abitur é prioritariamente ministrada por professores nativos, funcionários do governo alemão, seguindo 100% da grade curricular do país europeu. Auditorias trianuais são realizadas pela autoridade alemã de Educação em todas as escolas autorizadas no exterior. No Porto Seguro, 24 professores expatriados ministram aulas nesse sistema nos campi Morumbi, zona sul da capital, e Valinhos, na região de Campinas. 
 

Além de ensinar o idioma alemão como primeira língua estrangeira, as escolas autorizadas se destacam por seguir um parâmetro curricular alemão na formação dos alunos. Ao concluir o curso em um colégio alemão de excelência no exterior, o aluno recebe os certificados brasileiro e alemão. O Porto Seguro garantiu 87 certificações no ano passado e 89 em 2021, com médias superiores às dos próprios alemães. Atualmente o Porto está na 63ª turma, com 87 estudantes, e acumula 1.600 aprovações no exame. 
 

Alternativa – Para estudantes que concluíram o Ensino Médio no Brasil e têm interesse em estudar na Alemanha, mas não possuem o Abitur, há um caminho: fazer um Studienkolleg no país. 
 

Uma vez aprovado para o referido curso, o estudante cursará disciplinas relacionadas a seu interesse para a futura universidade e, ao final de um ano, realizará uma prova, que será sua nota final para o acesso a uma universidade alemã. Com ela em mãos, poderá candidatar-se a uma vaga na universidade desejada. O Studienkolleg pode ser frequentado por pessoas de todas as idades que desejem realizar a primeira graduação no país. Os cursos oferecidos nessa modalidade possuem especificações por áreas de estudo: M-Kurs para as áreas de Medicina, Biologia e Farmácia; T-Kurs para as áreas de Matemática, Ciências Naturais e técnicas; W-Kurs para as áreas de Economia e Ciências Sociais; G-Kurs para as áreas humanas e de estudo da língua alemã e, por fim, S-Kurs para as áreas de estudo de línguas. “Ambas as realidades são possíveis para jovens estudantes formados no Brasil, com proficiência comprovada no idioma alemão e com interesse em cursar uma universidade na Alemanha. Além da qualidade de ensino reconhecida internacionalmente, o país oferece subsídios aos universitários que, com as devidas proporções, tornam o custo menor que estudar no Brasil ou nos Estados Unidos”, finaliza o diretor. 

 

Sobre o Colégio Visconde de Porto Seguro

Fundado em 1878, o Colégio Visconde de Porto Seguro é uma conceituada instituição de ensino do Brasil que prima pela inovação educacional e pelo desenvolvimento de múltiplos talentos e competências dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Comprometido com uma ampla e sólida formação pluricultural e plurilinguística, conquistou diversas certificações internacionais, como o selo de Exzellente Deutsche Auslandsschule, do governo alemão, que qualifica o Porto como uma escola alemã de excelência no exterior; a da Fundação Alemã Casa do Pequeno Cientista; a da Microsoft Education; e a da Rede de Escolas Associadas da Unesco. Em 2022, o Colégio Visconde de Porto Seguro passou a ser reconhecido como uma Escola Internacional com opções de currículos Internacional e Bilíngue, conforme o termo de acordo internacional com o governo da Alemanha.

Informações para Imprensa:

FSB Comunicação

Lucas Ardigó – [email protected]
Felipe Blanco – [email protected]
Thais Rosa – [email protected]

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp