21/11/2023 às 18h27min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h09min

Indenizações Judiciais e Erros Médicos no Brasil: Um Panorama Complexo

André Moraes, advogado especializado nesses casos, aponta a complexidade da questão e analisa a responsabilidade das instituições de saúde ou dos médicos nesse contexto

Baronesa RP
divulgação

Os casos de indenizações judiciais por erros médicos têm sido um tema de crescente preocupação no cenário jurídico e médico nacional. Recentemente, o caso da influenciadora Luana Andrade, que faleceu ao  realizar um procedimento para tratar um lipedema no joelho, trouxe à tona essa questão.  De acordo com dados recentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), houve um aumento de 25% nas ações judiciais relacionadas a erros médicos nos últimos cinco anos. Em 2019, por exemplo, o Brasil registrou um total de 459.076 demandas judicializadas relacionadas à saúde, conforme dados do Relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2020.

 

Essas ações, que frequentemente resultam em indenizações significativas, colocam em evidência a complexa questão da responsabilidade médica. "Os médicos têm um dever de cuidado muito elevado, dada a natureza da sua profissão. Quando esse dever é violado, as consequências legais podem ser severas", explica André Moraes.

 

Os erros mais comuns que levam a indenizações incluem diagnósticos incorretos, falhas em procedimentos cirúrgicos e negligência no tratamento pós-operatório. Em muitos desses casos, as vítimas sofrem danos físicos irreparáveis, o que justifica as indenizações.

 

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) analisou 34 processos judiciais sobre erro médico no estado de São Paulo, revelando que 73% dos casos resultaram em condenação dos médicos em primeira instância. As especialidades mais propensas a erros incluíam serviços de emergência, obstetrícia e cirurgia. Além disso, um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que os erros médicos são mais comuns em tratamentos ambulatoriais, afetando cerca de 40% dos pacientes, enquanto em hospitais esse número cai para 10%. Anualmente, cerca de 2,6 milhões de pessoas morrem em países de baixo ou médio rendimento devido a tratamentos médicos inadequados

 

A Dra. Larissa Oliva, da Oliva e Messina, especialista em perícias médicas, ressalta a importância de uma avaliação cuidadosa dos casos. "Cada situação é única e requer uma análise detalhada. Erros médicos podem variar desde uma simples falta de comunicação até falhas graves no procedimento."

 

O cenário é complicado pela natureza frequentemente subjetiva dos erros médicos. Como Moraes aponta, "Não é apenas uma questão de erro ou acerto; muitas vezes, trata-se de interpretar padrões de cuidado e decisões tomadas em situações críticas."  Segundo o Dr. André, para configurar um erro médico, é essencial que haja a comprovação de três fatores: o dano sofrido pelo paciente, o erro de conduta médica e a relação entre o dano e a conduta. Ele também observa que muitas vezes o dano não é causado por má conduta, mas por outros fatores como estrutura hospitalar deficiente, escassez de insumos e colaboração inadequada dos paciente. Em muitas situações o hospital pode ser responsabilizado juntamente com o médico.

 

Para a Dra. Oliva, a educação e a prevenção são chaves. "Investir na formação contínua dos profissionais de saúde e em sistemas de revisão de procedimentos pode reduzir significativamente a incidência de erros."

 

"Enquanto o debate continua, uma coisa é clara: a necessidade de um equilíbrio cuidadoso entre a garantia de justiça para as vítimas de erros médicos e a proteção dos profissionais de saúde contra acusações injustas", finaliza o dr. André de Moraes.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp