22/11/2023 às 10h59min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h09min

Estudantes de todo o Brasil participam de projeto que conscientiza e estimula a ação contra as mudanças climáticas

Iniciativa encabeçada pela empresa de educação Edify Education vai levar um professor e uma aluna para participar da COP 28, em Dubai

Juliana Prestes
Divulgação
De acordo com dados dos Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos Estados Unidos, no mês de julho de 2023 foi registrada a maior temperatura média global da história. A necessidade de mudança é urgente - pesquisadores apontam que qualquer elevação acima desse patamar pode ter como consequência o aumento da frequência de eventos extremos como secas prolongadas e inundações. Os estudantes pertencem às gerações que serão mais afetadas, por isso, o Edify Education, empresa de soluções educacionais em inglês presente em mais de 400 escolas, decidiu unir professores e alunos em uma grande campanha sobre a questão climática e o futuro no projeto Estimule a Empatia 2023.

Além de levar conteúdo e troca para a sala de aula, o projeto provoca os alunos a pensarem sobre suas esperanças para o futuro do planeta. Os alunos são convidados a criar imagens com inteligência artificial para compartilharem seus desejos e sonhos. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de usar a nova tecnologia, muitas vezes pela primeira vez, o que contribui para o letramento digital deles, habilidade indispensável atualmente.

O projeto contou com a inscrição de mais de 300 escolas em todo o Brasil, incluindo públicas e privadas. Mais de 2 mil imagens foram criadas por cerca de 1.500 alunos e estão disponíveis em uma grande exposição virtual, que reúne e apresenta os sonhos dos estudantes brasileiros. A galeria pode ser acessada pelo site: https://edifyeducation.com.br/galeria-empatia/. 

“Levar a pauta do clima e do meio ambiente, um tema tão atual e relevante, para dentro das nossas salas de aula é algo que está em perfeita harmonia com os princípios pedagógicos do Edify. A cada dia entendemos mais a potência do bilinguismo como uma forma de desenvolver habilidades socioemocionais importantes, o senso crítico, a cidadania e, é claro, a empatia. Enquanto educadores, queremos formar indivíduos completos e preparados para a construção de um futuro cada dia melhor. ", explica Marina Dalbem, co-CEO do Edify.

Aluna e professor vão acompanhar a COP28 em Dubai

O projeto Empatia conta com uma conclusão muito especial: a aluna Lara Borges Rocha e o professor Moises  Sant'Ana terão a oportunidade de viajar a Dubai para participar da Cop28, a conferência da ONU sobre mudanças climáticas que começa no dia 30 de novembro. Um júri interno do Edify escolheu a imagem mais criativa e premiou seu autor, estudante do Colégio Evolução, em Porto Seguro-BA. 

Uma experiência única que vai trazer ainda mais inspiração, conhecimento e consciência do poder da sua voz para um participante do projeto. 
 
A imagem selecionada foi gerada a partir da frase criada pela estudante: 
O que espero para o futuro? Quero que as pessoas deixem o preconceito de lado e comecem a ver que religião, cor e cultura não tornam uma pessoa superior ou inferior. Dessa forma, deixaremos de lado os problemas constantes do cenário geopolítico e passaremos a focar apenas no problema real vivido: os Desastres Ambientais. Nosso planeta está clamando por ajuda! E nós, a sociedade da informação, devemos cuidar disso! Inventamos uma ferramenta capaz de ligar um continente a outro em segundos! Algo que as gerações passadas pensavam ser impossível! Além disso, criamos a neurociência e conseguimos estudar a máquina mais poderosa e mais difícil de manusear, o cérebro. Seremos realmente incapazes de cuidar do nosso planeta? Lembre-se, uma pessoa não pode fazer a diferença, mas uma nação pode!

"Foi minha primeira vez utilizando inteligência artificial e eu realmente achei uma experiência sensacional. Analisar a máquina criar minhas ideias escritas em linguagem verbal em linguagem não verbal foi realmente maravilhoso. Eu consegui observar na imagem o meu objetivo quando eu escrevi o texto." - destacou a aluna. 

Terceira edição do projeto

Essa é a terceira edição do projeto, que anualmente seleciona e leva uma temática atual para a atividade em sala de aula. Diferentemente dos anos anteriores, a ação é aberta a todas as escolas do país, públicas ou particulares. Ao se inscrever, a escola recebe gratuitamente o plano de aula para professores, o conteúdo para crianças e adolescentes e o link para o site onde os alunos podem gerar imagens para contar suas esperanças para o futuro do planeta. 

Em 2022, o projeto teve como tema central a questão da fome no Brasil e culminou com a doação de 100 mil pratos de comida em parceria com a ONG Ação da Cidadania.

A primeira edição do Estimule Empatia, realizada em 2021, teve foco no etarismo e nas consequências emocionais da pandemia. O Edify foi a casas de repouso em Niterói (RJ) e ouviu histórias de idosos que estavam afastados de suas famílias. A atividade feita em sala de aula com 850 alunos promoveu um encontro de gerações que ganhou novos significados por meio de desenhos, reunidos em um livro e entregue aos idosos em comemoração ao dia dos avós e com imagens projetadas em importantes pontos da cidade.

Sobre o Edify Education

Presente em mais de 400 escolas em todo o Brasil, o Edify Education é uma empresa de soluções educacionais em inglês que reúne tudo que as escolas, os professores e os alunos precisam para fazer dessa geração uma geração bilíngue. Entre os produtos oferecidos pelo Edify estão três formatos de programas bilíngues, projetos complementares que reforçam a prática do idioma e recursos didáticos elaborados por uma editora própria.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp