22/11/2023 às 07h41min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h03min

Para todos: II Mostra Arte Cultural de Mário Campos traz diversão e alegria para famílias e crianças do município mineiro

Evento foi realizado nos dias 04 e 05 de novembro, na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, pela AARTEMC (proponente do Projeto Social Joias); shows, barraquinhas, brinquedos para os ‘pequenos’ e expositores, reforçaram a importância do Artesanato como fonte de renda

SC Comunicação
SC Comunicação
Setorial Comunicação - Divulgação.

Os dias 04 e 05 de novembro foram marcados pela “II Mostra Arte Cultural de Mário Campos-MG”. O evento que foi realizado na Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, pela Associação dos Artesãos de Mário Campos (AARTEMC), – proponente do Projeto Social Joias – teve o patrocínio da MIB Mineração, Itaminas, Grupo Sarzedo, Granja Oliveira, Sicoob Crediuna, Terminal de Cargas Sarzedo, Mineral do Brasil LTDA, Cruzeiro do Sul Virtual, JRL Personalização, Chanceller Modas, Mix Papelaria e Presentes e Oficina Animal.
 

Já o apoio foi do Lanternas Inspiradoras, Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, Prefeitura de Mário Campos – Minas Gerais, Centro Comunitário de Bom Jardim, Projeto Social Anjos da Guarda, Blevi Café, Professora Andresa, Vereadora Ludimila e Associação dos Violeiros Caipiras de Sarzedo. Para animar os familiares e demais presentes na cidade, a mostra trouxe shows de diversos artistas locais, barraquinhas, brinquedos para as crianças e vários expositores. Na data, Erica Maia, Gestora do Circuito Turístico Veredas do Paraopeba, esteve presente, prestigiando e conferindo de perto o evento em Mário Campos-MG.

De acordo com Mônica Reider, presidenta da AARTEMC, essa foi uma oportunidade de mostrar o Artesanato feito na cidade e os talentos musicais da região. “O nosso propósito é mostrar para as pessoas que Mário Campos tem muitos artistas e talentos escondidos. Além dos artesãos da associação, neste ano abrimos espaço para pessoas de fora também mostrarem suas artes. O Artesanato é uma renda para todos, já que infelizmente não existem tantos empregos na cidade. Tivemos, também, shows das bandas e cantores (as) da região, comprovando que existem muitos talentos por aqui. Agradecemos a todos os apoiadores e patrocinadores que estiveram conosco nessa edição. Nos encontramos na 3° mostra em 2024”, completou.
 

Já para Iagnes Reider, coordenadora da pasta de Artesanato do Projeto Social Joias, a “mostra” reforça que através da arte, é possível mudar vidas. “Esse evento cultural é importante demais para a AARTEMC, já que a associação surgiu através da junção de pessoas apaixonadas pelo Artesanato na cidade. A mostra veio, também, por acreditarmos na cultura do município, já que aqui tem muitos talentos. O objetivo de tudo isso é ajudar, porque, infelizmente, não temos tantos empregos no município. Assim, além de ser um hobby e uma terapia, o Artesanato pode se tornar uma fonte de renda para muitos. A nossa ideia é tirar as pessoas de casa e dar uma atividade, por isso valorizamos esse trabalho e a mostra”, salienta.

Talentos

Para Elizangêla Campos da Silva, coordenadora do “Projeto Social Joias”, a “II Mostra Arte Cultural de Mário Campos-MG”, tem total importância para a cidade, uma vez que, através das oficinas de Artesanato do projeto, muitas mulheres estão mostrando o seu talento. Para ela, é uma forma de comprovar, também, que a cidade tem grandes destaques na Música. “O evento realizado pela AARTEMC, proponente do Projeto Social Joias, tem um papel fundamental de mostrar o quão o Artesanato é importante para a cidade. Prova disso, é que muitas mulheres encontram na oficina, que é oferecida pelo projeto, novas perspectivas, inclusive econômicas, já que a arte acaba se tornando uma fonte de renda.  Aliás, o Artesanato tem sido uma atividade de socialização importantíssima em Mário Campos, uma vez que, as mulheres tem tido a oportunidade de fazer novas amizades. Com tudo isso, a II Mostra Arte Cultural reforça o seu papel de valorizar os talentos da terra, seja do Artesanato, quanto também da Música, tanto que, além das barraquinhas, expositores e brinquedos oferecidos para as crianças, diversos shows com bandas e cantores de destaque da cidade, animaram o público. Parabéns a todos os envolvidos na produção deste evento tão tradicional e importante para o município”, disse.
 

Mais valorização

Cássia Rodrigues, gestora de projetos e coordenadora da pasta de Tecnologia e Informática do Projeto Social Joias, disse que a mostra é uma forma de resgatar a cultura na cidade. “A II Mostra de Arte Cultural de Mário Campos, chega para firmar o compromisso da AARTEMC com a população da cidade, ou seja, no resgate da rota cultural. Por muito tempo isso ficou parado por aqui e é uma grande oportunidade de valorizarmos os artistas locais. Eu não falo só da música, mas do Artesanato e da exposição da AARTEMC, que foi, mais uma vez, maravilhosa. Eu fico sempre à disposição para ajudar, tanto que, eu como gestora de projetos na AARTEMC, em atuação no Projeto Social Joias, pretendo, já pensando no ano que vem, buscar outras fontes de financiamentos para que a mostra seja maior e chegue em mais pessoas”, completou.
 

Festa para todos

A banda “Town” (Rock Alternativo – de Mário Campos- MG), formada pelos músicos, César Rodrigues (vocal e guitarra), Douglas Rodrigues (teclado), Ivan Rodrigues (baixo), com a participação especial de Danilo Rodrigues (bateria), disseram que o evento é uma forma de mostrar que o Rock está vivo na cidade. “Foi uma alegria para todos nós da banda sermos convidados para fazer parte dessa festa. Quando tem um evento na cidade, fazemos questão de estar com o público, mantendo o Rock em alta no município. A receptividade do pessoal é ótima, tanto que, quando não tocamos em algum evento, vemos que eles sentem falta e perguntam sobre nós”, disseram.
 

Segundo os músicos da banda “Town”, é bom sentir a energia do público da cidade. “Temos 25 anos de carreira e estamos trabalhando em nosso novo álbum. Nos shows sempre trazemos alguns covers e desta vez, tocamos três músicas novas que são: Os Vaga-Lumes, Bonecos de Gelo e Armas & Rosas. O trabalho que fazemos no Projeto Social Joias, como professores da pasta de Música, tem nos ajudado a popularizar, ainda mais, o som do grupo. Só agradecemos! Lembrando que a nossa próxima música, que se chama ‘Nascer do Sol’, estará disponível em breve”, revelaram os integrantes do grupo que está no Instagram através do perfil: @townbandaoficial.

Já para o cantor “Montanha”, a festa em Mário Campos-MG foi excelente. “Estive na edição do ano passado e vejo como total importância uma mostra como essa. É uma grande oportunidade, pois sempre escutamos que faltava chances para os Artesãos e músicos da cidade. Temos muitos talentos por aqui, inclusive, deixo os parabéns para todos os organizadores da festa. Para quem quiser conhecer o meu trabalho, o Instagram é: @cantormontanha“, disse o artista que cantou em seu show, covers e sua composição autoral ‘Balada Sertaneja’.

 

Evento especial

Para os músicos da “Banda RWD13”, participar do evento foi especial. “Para nós foi muito bom poder tocar em nossa cidade. É uma chance de mostrar o que ensaiamos em estúdio, reforçando o som da nossa banda na região. Voltar mais uma vez para a mostra, tocando pop/Rock foi muito bom. No nosso repertório, das apresentações que fazemos em outras cidades de Minas Gerais, tocamos covers de bandas, como, Paralamas do Sucesso, Biquini Cavadão e outros. Agradecemos o convite da II Mostra Arte Cultural de Mário Campos”, disseram os integrantes da @bandarwd13  , Flávio Lopes e Walisson Andrade.

A cantora “Carla Roberta”, também falou sobre a importância da mostra. “Essa é a segunda vez que participo. Acho essencial realizar uma festa como essa para os moradores e visitantes, pois a música e o Artesanato são fundamentais para o município. Acredito que a região precisa disso, ou seja, para comprovar os diversos talentos que existem por aqui. Agradeço o convite dos organizadores para me apresentar mais uma vez. Parabéns a todos pelo evento”, concluiu a cantora que está no perfil do Instagram:@carlao210.  Assim, a “II Mostra Arte Cultural de Mário Campos-MG”, foi realizada na cidade, mostrando que a união de todos, faz toda a diferença para alcançar bons resultados no município.

 

*Projeto realizado com recursos destinados pelo Comitê Gestor formado pela Associação dos Familiares das Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem em Brumadinho-MG (AVABRUM), Defensoria Pública da União (DPU), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do Dano Moral Coletivo pago a título de indenização social pelo rompimento da Barragem em Brumadinho em 25/01/2019, que ceifou 272 vidas.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp