22/11/2023 às 09h52min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h03min

Prosegur Cash é eleita uma das empresas com melhor gestão de frotas do Brasil em 2023

Prêmio concedido pelo Instituto PARAR avaliou o resultado alcançado diante da complexidade de operação da companhia, especialmente em regiões mais afastadas no país

João Fellipe
Divulgação Prosegur Cash

A Prosegur Cash, multinacional referência no transporte, logística e gestão de numerário, foi eleita uma das companhias com melhor gestão de frotas do Brasil, em 2023. O prêmio concedido pelo Instituto PARAR, principal associação de frotas sem fins lucrativos do Brasil, em parceria com a NAFA (Associação Norte Americana dos Gestores de Frota) considerou a complexidade da gestão de frota em operações da Prosegur Cash em todo o país, especialmente devido às adversidades encontradas em regiões mais afastadas.

O prêmio 100 Best Fleets – etapa Brasil avalia projetos de departamento de frotas de centenas de empresas e divulga o ranking das 20 melhores frotas. A premiação aconteceu durante a 9º Conferência Global PARAR, que propõe reflexões de temas que vão desde demandas operacionais às estratégicas, abrangendo as últimas tendências do mercado. Entre essas, destacam-se as demandas emergentes de ESG, as possibilidades da conectividade veicular e o constante valor de segurança viária. 

A empresa se destaca por operar em duas condições que aumentam exponencialmente o desafio de gerir a frota da companhia. Primeiramente o fato de a Prosegur Cash operar diariamente nos 26 estados e Distrito Federal, transportando valores nos locais mais remotos e de difícil acesso do Brasil, muitas vezes em estradas com condições precárias, não pavimentadas e de difícil tráfego. Em seguida o risco envolvido em função de falhas mecânicas nos caminhões blindados, ao levar em consideração o tipo de carga transportada e o processo exigido para resolver esses casos. Ao longo do ano de 2023 a área de gestão de frota da empresa reduziu em 52% esse tipo de ocorrência. 

Além da gestão do dinheiro em espécie, o transporte terrestre de cargas ainda representa um desafio no país. De acordo com dados da pesquisa sobre Custos Logísticos no Brasil, divulgada em 2022 pela Fundação Dom Cabral, o Brasil possui mais de 1,8 milhão de quilômetros de rodovias, por onde se realiza o transporte de 75% das cargas. Desta forma, a frota de veículos da Prosegur Cash contribui diretamente para a economia brasileira, desempenhando um importante papel social no comércio e na população, que enfrenta o desafio de operar em um país com dimensões continentais. 

"Já estamos em mais de 80% dos municípios brasileiros e contamos com mais de 100 filiais em todos os estados, gerando mais de 13 mil empregos diretos. Os números evidenciam nossa força e capilaridade no Brasil. Certamente, esse reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos incentiva a ampliar ainda mais nossa presença e a oferta de serviços essenciais para a população, por meio de nossos clientes”, afirma Vinicius Cesar Cardoso, Gerente de Frota da Prosegur Cash. 

A frota de veículos blindados da Prosegur Cash conta com 1.530 carros-fortes próprios, além de um rodotrem, carretas de até 18 metros e veículos com câmara fria, todos equipados com fechaduras randômicas, sistema de videomonitoramento, sensores que podem ser aferidos em tempo real pela Central de Monitoramento de Cargas Valiosas (CMCV), entre outros sistemas. Há também em CASH outros 510 veículos leves que são utilizados como apoio operacional. A companhia figurou no 3º lugar do ranking de melhores companhias de frotas do Brasil, em 2023.

 

Operação mais sustentável

Em 2023, a Prosegur Cash oficializou a implementação da Guia de Transporte de Valores Eletrônica (GTV-e) em todas suas filiais no Brasil. A GTV-e, torna o processo mais ágil e transparente, ampliando a segurança da informação, simplificando a operação e, principalmente, é uma opção mais sustentável para o meio ambiente, uma vez que diminui consideravelmente o uso de papel nas atividades. Por meio da implementação da GTV-eletrônica, a empresa foi de 28 milhões de folhas de papel utilizadas por ano para 1,4 milhão, mantendo-as apenas para situações indispensáveis, o que impediu que 14.000 kg de CO² fossem emitidos na atmosfera.

 

Sobre a Prosegur Cash

A Prosegur Cash é uma empresa referência no segmento de logística de valores e gestão de numerário e pertence ao Grupo Prosegur. A companhia tem presença em mais de 20 países e cerca de 45 mil funcionários. Em 2022, a Prosegur Cash obteve uma receita de 1.872 milhões de euros. Além disso, articula seu compromisso social trabalhando em 10 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nas quais considera que pode gerar um impacto positivo.

A Prosegur Cash faz parte do The Climate Pledge, uma aliança internacional cujos membros se comprometeram a gerar zero emissões líquidas de carbono até 2040. A companhia está listada nas bolsas de valores espanholas sob o indicador CASH.

Para mais informações, visite www.prosegur.com.br.

 

______________________________________________________________________________________________
 

Contato à imprensa:

 

LLYC Brasil

Taynara Duarte

E-mail: [email protected]

Telefone: (11) 97514-1832


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp