21/11/2023 às 15h40min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h02min

Voluntários de Bragança Paulista ainda podem colaborar com estudo clínico que avalia um medicamento experimental para o tratamento de COVID-19

Centro de Pesquisa Clínica (CEPEC) do HUSF está com inscrições abertas para adultos acima de 18 (dezoito) anos portadores de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, obesidade, hipertensão ou doenças cardiovasculares, que testaram positivo para COVID-19 nos últimos três dias e estão apresentando 1 (um) ou mais sintomas

Samara Alcantara
Imagem de Jarmoluk Pixabay

O Centro de Pesquisa Clínica (CEPEC) do HUSF - Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus ainda está com vagas abertas para voluntários que queiram colaborar com o SCORPIO-HR, um estudo clínico global de Fase 3 com pacientes não hospitalizados e sintomáticos infectados pelo vírus SARS-CoV-2, o patógeno que causa a COVID-19. Essa pesquisa avalia um medicamento experimental para o tratamento da COVID-19 e seu efeito nos sintomas da COVID Longa.

Podem participar do estudo adultos com 18 (dezoito) anos ou mais, portadores de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, hipertensão ou doenças cardiovasculares, e que tenham testado positivo para COVID-19 nos últimos 3 (três) dias, com a presença de 1 (um) ou mais sintomas.

“Esse estudo clínico, que acontece em 20 (vinte) países, foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde e pelos comitês de ética regionais, seguindo todos os protocolos para segurança e bem-estar dos participantes”, diz Mariana Gonçalves, gerente de Pesquisa Clínica do CEPEC-HUSF. “Os estudos clínicos são uma oportunidade para que as pessoas auxiliem hoje os pesquisadores a promover avanços na ciência e nas práticas clínicas, com o objetivo de obter remédios mais eficazes no futuro. Novos medicamentos são necessários para oferecer opções de tratamento para pessoas que testaram positivo para COVID-19.”

Com a duração de cerca de 24 (vinte e quatro) semanas, o SCORPIO-HR é um estudo clínico com um grupo de intervenção, para o qual o medicamento experimental será ministrado por 5 (cinco) dias, e um grupo de controle, que receberá o placebo pelo mesmo período. Após serem admitidos no estudo, os participantes devem realizar pelo menos 8 (oito) consultas no CEPEC-HUSF para o monitoramento dos resultados, tendo todas as despesas relacionadas a esse comparecimento reembolsadas. As consultas poderão ser presenciais ou virtuais,

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO ESTUDO

Os requisitos para participar do estudo incluem ter 18 (dezoito) anos ou mais, ser portador de doenças crônicas como, por exemplo, diabetes, obesidade, hipertensão ou doenças cardiovasculares, e ter testado positivo para COVID-19 nos últimos três dias, com a presença de 1 (um) ou mais sintomas relacionados a esta condição, como tosse, falta de ar, dor de cabeça, dor de garganta, perda de paladar ou olfato, diarreia e náuseas. Pessoas com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais ou que estão imunocomprometidas ou em tratamentos com imunossupressores também são elegíveis.

Não estão aptos a participar do estudo pacientes que tenham sido previamente hospitalizados para o tratamento da infecção com o SARS-CoV-2, estejam atualmente hospitalizados ou recebendo atendimento médico de emergência, planejam utilizar PaxlovidTM (nirmatrelvir/ritonavir), tenham histórico de cirrose ou problemas no fígado, ou que já tenham usado outras medicações orais, inaladas ou injetáveis para tratar esse episódio de infecção por SARS-CoV-2.

Para mais informações ou para se candidatar a participar do estudo, os interessados podem comparecer ao CEPEC-HUSF na Avenida São Francisco de Assis, 260, de segunda a sexta-feira das 08h às 18h, ligar para (11) 2490-1366 / (11) 97725-3305 ou enviar um e-mail para [email protected].

Sobre o ensitrelvir

Ensitrelvir é um inibidor experimental de protease 3CL desenvolvido por meio de uma pesquisa em parceria entre a Universidade Hokkaido e a companhia farmacêutica japonesa Shionogi & Co., Ltda. O SARS-CoV-2 possui uma enzima denominada protease 3CL, que é essencial para a replicação do vírus. O ensitrelvir impede a replicação do SARS-CoV-2 ao inibir seletivamente a protease 3CL.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | [email protected]

Nathalia Alcoba – 11 91003-1294 | [email protected]  

Samara Alcantara – 11 91003-1294 | [email protected]  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp