22/11/2023 às 09h13min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h02min

Lipedema: entenda o que é, quais os sintomas e saiba como tratar

Especialista fala sobre a doença vascular que fez a modelo Luana Andrade buscar lipoaspiração no joelho, e após complicações, a levou a óbito

Giuliana Korzenowski de Farias
https://lidianeamaral.com.br/
Fernanda Souza
A notícia da morte da modelo e empresária Luana Andrade, 29 anos, na terça-feira (07) após se submeter a uma lipoaspiração no joelho, causou alvoroço e questionamentos na internet. Críticas e julgamentos dos “fiscais da internet” falavam sobre uma morte provocada pela vaidade. No entanto, a família da modelo veio a público esclarecer que a cirurgia não tinha objetivo estético, e que a intervenção foi necessária pois ela tinha um problema vascular chamado lipedema.

Mas o que é Lipedema?
Segundo Associação Brasileira de Lipedema (ABL), é uma doença vascular que causa distúrbio do tecido adiposo, caracterizado pelo acúmulo anormal de células de gordura, especialmente nas pernas, quadris e, eventualmente, nos braços. Esta disfunção tem causas genéticas, atinge principalmente o sexo feminino em idade reprodutiva e provoca dor nas regiões afetadas. Estima-se que 11% das mulheres tenham lipedema em todo mundo.

“As mulheres com lipedema normalmente apresentam tronco fino, com aumento de gordura abaixo da cintura até a região dos joelhos, mas sem atingir os pés” conta a esteticista e empresária de Florianópolis Lidiane Amaral, que é especialista em tratamentos não cirúrgicos para amenizar os sintomas da doença, que podem incluir desconforto, cansaço, hematomas frequentes, edemas (inchaço) e dor nas regiões afetadas, além da melhora na aparência.

“No primeiro momento, a queixa principal é o desconforto estético. Com o passar do tempo, as pacientes começam a identificar os demais sintomas”, alerta Lidiane. O diagnóstico do lipedema é clínico, mas o exame de ultrassom pode ajudar a dimensionar a extensão do problema. A doença não tem cura, mas os tratamentos buscam, além de aliviar os sintomas, impedir a evolução negativa do quadro e melhorar a qualidade de vida das pacientes.

Segundo a Lidiane Amaral é importante manter o controle do peso, ter uma alimentação rica em fibras e proteínas. Deve-se evitar o álcool, o tabagismo, o excesso de laticínios e carboidratos. “Além da alimentação saudável, a atividade física regular e a aplicação de massagens específicas e técnicas avançadas de drenagem linfática auxiliam no alívio dos desconfortos do lipedema. Em alguns casos, pode ser recomendado também o uso de meias de compressão” explica.

Na área estética, além da drenagem linfática é também utilizado tecnologias no tratamento como ultrassom, radiofrequência, Criolipólise, eletrolipólise e taping. “O tratamento estético para lipedema é diferente dos tratamentos tradicionais, então deve-se procurar profissionais especializados”, completa a esteticista.

Já a lipoaspiração é indicada para os casos mais avançados, quando a mudança de hábitos e as opções de tratamento não-cirúrgicas não são satisfatórias. “A cirurgia deve ser prescrita pelos médicos angiologistas ou cirurgiões vasculares, que são os especialistas na área”, adverte Lidiane. Em todos os tipos de tratamentos, sejam eles cirúrgicos ou não, há sempre uma melhora, mas nunca a cura definitiva.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp