22/11/2023 às 11h01min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h01min

Especialista da FEI comenta cuidados necessários com pneus furados ou com bolhas

Mesmo os pneus novos podem sofrer com bolhas e furos e a indicação é trocá-los ou procurar oficinas que realizam o reparo de acordo com as normas de segurança

Gabriel Bacci
Reprodução

Pneus furados ou com bolhas são problemas frequentes que os motoristas enfrentam, causados por diversos fatores, incluindo impactos em buracos e colisões com o meio-fio. De acordo com Cleber William, professor de engenharia mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), a bolha que se forma no pneu ocorre devido à passagem de ar entre as camadas internas, resultando em deformações.

Ao se deparar com uma bolha no pneu, o motorista deve buscar uma avaliação especializada imediata e um possível reparo, já que a bolha pode se transformar em um rasgo, comprometendo a segurança do veículo. No entanto, é importante entender que mesmo que apareça uma oportunidade de conserto, a substituição do pneu é geralmente a melhor medida de segurança para o veículo e seus ocupantes. A escolha de utilizar pneus usados não é recomendada, sendo a troca por pneus novos a decisão mais segura. 

Também cabe avaliar com os centros automotivos a possibilidade de troca em garantia. Além disso, caso o dano tenha sido causado por falta de manutenção das vias públicas, há a possibilidade de solicitar a restituição do prejuízo causado pelo buraco. Entretanto, é importante estar ciente dos regulamentos legais e seguir as recomendações dos fabricantes do veículo e dos pneus.

No caso de furos e rasgos no pneu, técnicas como o uso de macarrão e vulcanização podem ser consideradas, desde que estejam em conformidade com as normas de segurança. A localização do dano é um fator determinante na possibilidade de reparo. “Em geral, furos na banda de rodagem com menos de 6 mm de diâmetro e sem outros danos próximos (menos de 300 mm) podem ser reparados, mas sempre seguindo as orientações das regulamentações legais e dos fabricantes.” destaca o professor da FEI.

A prevenção desempenha um papel crucial, seja respeitando os limites de velocidade, dirigindo com atenção e realizando manutenções de acordo com as recomendações do fabricante, essas são medidas essenciais para reduzir despesas e evitar acidentes. Além disso, é importante estar ciente das opções de reparo disponíveis, seguindo as diretrizes das regulamentações legais e dos fabricantes de pneus.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp