21/11/2023 às 16h35min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h00min

Como as PMEs podem se preparar para a data?

Pipedrive lista melhores práticas para empreendedores aproveitarem o momento para aumentar a base de clientes

Redação
https://www.pipedrive.com/pt
Unsplash

Segundo pesquisa realizada pela Abecs (Associação Brasileira de Cartões de Crédito), a Black Friday irá movimentar cerca de R$ 15,5 bilhões no Brasil. O dado confirma o quanto a data já entrou no calendário comercial do empresariado brasileiro e vêm se tornando esperada por muitos consumidores — afinal, a data está a menos de um mês do Natal. 

É o momento crucial que permite que os negócios expandam a sua base de clientes com promoções e descontos para os compradores. No entanto, para os pequenos negócios, os desafios podem ser maiores para se destacar devido à concorrência. Por isso, a Pipedrive, o primeiro CRM global de vendas para pequenas e médias empresas, preparou dicas sobre como pequenos negócios devem se preparar para a Black Friday.

Bom relacionamento antes da Black Friday

Pequenas empresas contam principalmente com clientes fidelizados e com prospectos com bom relacionamento, como manter-se em contato e estar atento às suas necessidades. Cada comerciante decide os produtos a serem oferecidos na Black Friday com uma diferente estratégia, no entanto, entender qual é o desejo do consumidor previamente pode facilitar na hora de oferecer algo para o seu público. Estreitar laços antes de grandes datas, permite que o consumidor possa decidir rápida de compra na data, já que confia na marca.

Fazer com que os consumidores esperem pela data

Existem muitas táticas para a data poder ser anunciada, entre elas, está a contagem regressiva e até descontos progressivos, a medida que a data se aproxima, o que garante compras antes da Black Friday e prepara os clientes para comprar. Promover as ofertas antecipadamente, garante que a sua empresa entre na lista dos consumidores sobre onde verificar descontos e promoções, seja na loja física ou no site.

Entre as possibilidades de divulgação, estão:

  • Conteúdo do site: Banners na página inicial do site para sinalizar a participação.
  • E-mail marketing: Ofertas de Black Friday para as pessoas da sua lista de e-mail durante o mês de novembro.
  • Publicidade online: Promover a empresa em mecanismos de busca e mídias sociais (o Google Ads é um bom exemplo, dado o alcance da plataforma).
  • Marketing nas mídias sociais: Ofertas exclusivas nas plataformas que seus clientes ideais mais usam, seja Instagram, LinkedIn ou TikTok.
  • Manter contato próximo com leads e usar a tecnologia a favor: Para potenciais clientes que estão aguardando a grande oportunidade para fechar um negócio, é importante priorizar e manter contato direto sobre a oferta que ele busca, seja por e-mail ou ligação, é possível fechar grandes negócios com a oportunidade perfeita da data. 

Usar as ferramentas a seu favor

O Sales Assistant, ferramenta da Pipedrive, pode ajudar na tomada de decisão comparando dados e sugerindo ações. Além da ferramenta, os vendedores devem tomar tempo com o que verdadeiramente importa: as vendas — sendo assim, automatizar processos pode dar mais tempo para focar na Black Friday, assim aponta o Relatório do Mercado de Vendas e Marketing, da Pipedrive.

Durante e ao final da data, é necessário acompanhar o aumento (ou não) das vendas, por isso, o time precisa agir prontamente assim que tiverem evidências do sucesso de determinada oferta. Isto pode ser feito através da criação de indicadores-chave de desempenho e do estabelecimento de parâmetros de referência a partir de conjuntos de dados existentes. Também é aconselhável coletar dados qualitativos, mantendo um relacionamento próximo com feedbacks dos clientes, para entender as motivações, os pontos fracos e outros fatores. Acompanhar os indicadores não apenas auxiliará as equipes a se manterem preparadas para a Black Friday, mas também permitirá que forneçam a melhor experiência possível aos clientes no futuro.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp