21/11/2023 às 17h11min - Atualizada em 22/11/2023 às 12h00min

Instituto Localiza e Sebrae Minas unem forças para impulsionar o empreendedorismo em vilas da capital mineira

Comunidades das Vilas Nova Cachoeirinha e região serão beneficiadas por meio do Programa Comunidade Empreendedora; iniciativa inédita que oferecerá curso gratuito com foco em habilidades técnicas e comportamentais para impulsionar negócios locais

Instituto Localiza
www.institutolocaliza.org
Instituto Localiza/Divulgação
O Instituto Localiza realizou uma parceria inédita com o Sebrae Minas com o objetivo de promover o empreendedorismo nas Comunidades das Vilas Nova Cachoeirinha e região, ambas próximas à sede da Localiza&Co, em Belo Horizonte. O Programa Comunidade Empreendedora, idealizado pelo Sebrae Minas, oferece um curso de capacitação completo para empreendedores locais, sejam eles já estabelecidos ou aspirantes, estimulando habilidades técnicas e comportamentais essenciais para o sucesso dos seus negócios. O curso será composto por aulas presenciais e online, ao longo dos meses de novembro e dezembro, totalizando 46 horas. Foram selecionados 39 participantes com base na localização de suas residências e estabelecimentos já existentes ou a serem criados, que devem estar sediados na região das comunidades envolvidas.
"Estamos comprometidos em impulsionar o empreendedorismo nas comunidades onde estamos inseridos, criando oportunidades tangíveis para acelerar o desenvolvimento de negócios locais e contribuir para a transformação da realidade dessas regiões. Este programa não apenas fornecerá conhecimentos práticos e habilidades essenciais, mas também cultivará uma rede de apoio vital para o sucesso a longo prazo. Estamos ansiosos para ver o impacto positivo dessa iniciativa”, declara Marco Antonio Guimarães, presidente do Instituto Localiza.
As aulas presenciais acontecerão no auditório da sede da Localiza&Co na capital Mineira e abordarão uma variedade de tópicos, incluindo gestão de vendas, marketing digital, gestão financeira, formalização como Microempreendedor Individual (MEI) e habilidades de apresentação. Já os módulos online visam ao desenvolvimento de habilidades comportamentais importantes para o sucesso dos negócios em um mundo digital em constante mudança. Os participantes terão contato com conteúdos focados em empreendedorismo, inteligência emocional, planejamento e finanças pessoais, além de aprender técnicas para estimular a criatividade e melhorar resultados.
Ao final do curso, os participantes receberão sessões de mentoria individualizadas, realizadas por consultores do Sebrae. O objetivo é que, por meio desses encontros, os empreendedores possam ter uma orientação personalizada para estimular, ainda mais, o desenvolvimento dos seus negócios.

O programa Comunidade Empreendedora foi criado para acelerar a formalização e estimular a competitividade dos pequenos negócios em vilas e favelas. O trabalho nas Vilas Nova Cachoeirinha e região visa tanto apoiar quem já tem um pequeno negócio quanto quem deseja tirar uma ideia do papel. Ao final do programa serão selecionados seis empreendedores, que receberão consultorias presenciais do Sebrae Minas em marketing, gestão financeira, de vendas e modelagem de negócios. Os demais participantes terão direito a mentorias on-line em um desses quatro temas. “A parceria com o Instituto Localiza dá um novo impulso ao programa, ampliando o atendimento a empreendedores formais e informais nos aglomerados de Belo Horizonte”, afirma Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

Palestra inaugural
Para marcar o início do programa, o renomado palestrante e educador Rick Chester, reconhecido por seu trabalho no campo do empreendedorismo social, ministrou uma palestra de sensibilização para o público das Comunidades das Vilas Nova Cachoeirinha e região. O encontro aconteceu, em 30 de outubro, no auditório da sede da Localiza e o convidado compartilhou com o público a sua trajetória, desde o tempo em que vendia verduras que ele mesmo havia plantado no quintal de sua casa aos 8 anos, até ao convite que recebeu, recentemente, para palestra em Harvard (EUA). Chester costuma dizer que não é empreendedor, empresário ou milionário, mas sim um mensageiro aprendiz que provoca e instiga por intermédio das suas mensagens.

Na palestra, Chester compartilhou que é possível um empreendedor sair do zero e atingir altos objetivos, começando por acreditar em seu talento. Sensação das redes sociais, ele invocou as pessoas a saírem do conformismo para empreender e mostrou como ele fez isso, dando um passo de cada vez em um vídeo que viralizou na internet.

Sobre o Instituto Localiza
O Instituto Localiza nasceu para impulsionar a transformação social, apoiando projetos que facilitem o acesso ao ensino e que fomentem o empreendedorismo em comunidades onde a Localiza está presente. A instituição incentiva iniciativas de investimento social estratégicas da Localiza por meio de editais públicos e prioriza aqueles voltados a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Saiba mais sobre o Instituto e os projetos apoiados na página do Instituto (aqui).

Sobre o Sebrae
O Sebrae Minas é uma empresa de direito privado, sem fins lucrativos, que faz parte do Sistema Sebrae. A instituição apoia e impulsiona o movimento empreendedor que muda a realidade das pessoas, empresas e municípios, ajudando a transformar sonhos individuais e coletivos em realidade. Seu propósito é: Impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas.  


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp