“O reflexo nos embarques para a Black Friday começa semanas antes do grande dia de vendas e se estende até janeiro com as entregas, trocas de mercadorias e outras atividades de logística reversa. Antes dos produtos chegarem às lojas e estarem disponíveis para os consumidores, as empresas precisam abastecer as lojas físicas e pontos estratégicos de armazenagem para as vendas online, além existem operações de transferência de portos e aeroportos para centros de distribuição e assim por diante”, revela Reginaldo Catarino, Gerente de Inteligência da Overhaul.
Segurança
Os produtos eletrônicos, como laptops, TVs, videogames e smartphones são os mais procurados durante a promoção. Em seguida, estão roupas, calçados e acessórios.
Com um número maior de embarques, a exposição dos produtos também aumenta, e consequentemente o risco de roubos, furtos e desvios, em especial nas regiões metropolitanas, como São Paulo e Rio de Janeiro. “Como se intensificam as entregas e o volume de pacotes por veículo, observa-se um aumento da exposição do caminhão nas entregas em termos de tempo, o que acaba facilitando ações de quadrilhas especializadas ou oportunistas”, explica Reginaldo.
Para transportar as cargas com segurança é preciso reforçar o monitoramento, pois, segundo dados do “Brasil: Relatório Trimestral de Roubo de Carga”, o Brasil registrou 17.230 ocorrências de roubos entre janeiro e julho deste ano, um aumento de 5,5% comparado com o mesmo período de 2022. A maioria, 44%, são de cargas mistas, isto é, cargas de diferentes tipos sendo transportadas conjuntamente, como eletrônicos e vestuários, por isso, o novembro de desconto exige atenção redobrada.
Para ter sucesso nas vendas, evitar prejuízos e ter clientes satisfeitos, a Overhaul dá algumas dicas:
A pandemia intensificou as vendas online, e esse hábito chegou para ficar. Por isso, as compras pela internet devem ter atenção especial. “A primeira impressão conta muito. Certifique-se de que seu site seja intuitivo e de fácil navegação. Uma experiência de usuário positiva pode diminuir a taxa de abandono do carrinho e aumentar as conversões”, destaca Reginaldo.
Antecipe a demanda e planeje seu estoque de acordo com as tendências de venda anteriores. Defina promoções e descontos com antecedência para evitar qualquer atraso ou confusão durante a Black Friday. “Promoções claras e atraentes, juntamente com um estoque bem gerenciado, são essenciais para atender às expectativas dos consumidores. Hoje, o cliente quer agilidade em todo o processo, e isso inclui a entrega do produto”, aponta o gerente de Inteligência da Overhaul.
Adote ferramentas tecnológicas como sistemas de gerenciamento de pedidos e rastreamento em tempo real para melhorar a eficiência logística. O setor de logística está em uma corrida contra o tempo para se adaptar aos desafios impostos pela Black Friday. As empresas que se preparam antecipadamente e adotam uma estratégia de logística detalhada têm mais chances de sucesso. “Com a adoção de tecnologias avançadas e um planejamento meticuloso é possível transformar os desafios logísticos em oportunidades de fortalecer a relação com os clientes e impulsionar as vendas”, afirma ele.
O período da Black Friday com a intensificação das promoções e descontos nas plataformas online e redes sociais atraem muito os consumidores a procura de preços baixos, mas infelizmente os golpes e fraudes também aumentam muito. Logo é de suma importância aprimorar as práticas de segurança para evitar essas práticas maliciosas, bem como reforçar a segurança cibernética para se proteger de ataques como ransomware ou phishing. Adicionalmente, as operações logísticas merecem também ter suas práticas de segurança reforçadas para minimizar furtos, evitar exposição desnecessária a roubos nas entregas e se proteger de invasões a depósitos que armazenam as mercadorias.
Vale lembrar ainda, a importância da logística reversa, pois alguns segmentos como vestuário, calçados e eletrônicos são os que mais tendem a receber pedidos de troca.
Sobre a Overhaul
Fundada em 2016, a Overhaul atua em 145 países e é a única empresa global de gestão de risco e visibilidade logística independente de dispositivos com forte atuação no Brasil. Como líder no gerenciamento de riscos da cadeia de suprimentos em trânsito, a Overhaul transforma a visibilidade em tempo real em soluções de gerenciamento de riscos, conformidade e seguros para seus parceiros. A Overhaul é um fornecedor confiável para empresas da Fortune 100 que movimentam mercadorias nos setores farmacêutico e de saúde, tecnologia, logística e alimentos e bebidas. Entre os clientes estão Microsoft, Bristol Myers Squibb e muitos outros. Para mais informações acesse over-haul.com e siga a Overhaul nas redes sociais LinkedIn, Twitter e Facebook.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U