18/11/2023 às 06h11min - Atualizada em 19/11/2023 às 00h04min

Cultura: Museus de SP têm programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra

Apresentações musicais e de danças, teatro e palestras estão entre as ações que marcam luta, cultura e riqueza do povo negro

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/programacao-especial-para-celebrar-o-dia-da-consciencia-negra-em-sp/

 

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo organizou uma série de atividades, todas gratuitas. Esta é a primeira vez que a data será feriado em todo o território paulista.

A secretária estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton destacou a novidade do feriado no estado e toda extensa programação para celebrar a trajetória da comunidade negra nas artes brasileiras: “Isso é muito importante para falar sobre memória, sobre história e identidade. E para isso, a secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas criou uma série de eventos para que a gente também possa contribuir, discutir e fomentar essa memória”.

No Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, acontecerá o II Ocupa MAB, Festival de Música e Gastronomia Africana e Afro-brasileira, repleto de apresentações musicais e de cultura popular.

No Museu das Favelas, haverá apresentações musicais, oficina de capoeira, além de comidas com sabores provenientes de países como Angola, República Democrática do Congo, Sudão e Uganda. A entrada e a programação são gratuitas mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.

Para todos os admiradores da dança, uma das opções gratuitas é o “Especial Consciência”, na Fábrica de Cultura Sapopemba.

No Museu da Imagem e do Som acontece a 19ª edição da Mostra Internacional do Cinema Negro, com a exibição de um curta e um longa-metragem. Já na área externa do MIS, o duo Ana Brasil e Ronaldo apresenta o projeto Femininas Almas Negras do Samba. O repertório conta Elza Soares, Dona Ivone Lara, Beth Carvalho, Alcione e outras.

As palestras também estão presentes no roteiro cultural, como a do Museu Catavento, onde será conversado o tema “Áfricas no Brasil. Por uma história afro-brasileira”.

Além disso, o Teatro Sérgio Cardoso recebe a apresentação Válvula. O concerto de hip-hop guia o público por meio de palavras e desenhos criados a partir dos riscos que caçadores-coletores fizeram nas rochas há 30.000 anos.

E no interior, no Teatro Estadual de Araras, haverá a festa itinerante “Funky Style“, criada para valorizar as danças sociais absorvidas pela cultura de rua. Também na segunda-feira, acontece o espetáculo “Soul África“, com o grupo “Vozes de Angola” e a banda “Social Samba Fino”, que interpretarão músicas de compositores brasileiros, como Gilberto Gil, Djavan, Tim Maia, entre outros.

O post Cultura: Museus de SP têm programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp