17/11/2023 às 09h19min - Atualizada em 19/11/2023 às 00h00min

Black Friday: veja dicas essenciais para consumidores e comerciantes aproveitarem o maior evento de compras do ano

*Por Dra. Maria Isabel Montañés

Dra. Maria Isabel Montañés
Foto: Acervo pessoal - Dra. Maria Isabel Montañés, especialista em propriedade intelectual

A Black Friday é um dos eventos mais aguardados do ano para muitos consumidores em todo o mundo. Originada nos Estados Unidos, essa sexta-feira após o Dia de Ação de Graças é marcada por promoções massivas e descontos em uma ampla gama de produtos e serviços. Entender o que é a Black Friday e avaliar suas vantagens e desvantagens é fundamental para tomar decisões informadas durante esse período de compras frenéticas.

 

O Que É a Black Friday?

A Black Friday é um evento anual de compras que marca o início da temporada de compras de fim de ano. Ela ganhou popularidade devido a promoções significativas oferecidas por varejistas e lojas on-line. Durante a Black Friday, os consumidores podem encontrar descontos em eletrônicos, roupas, produtos domésticos, brinquedos, e uma variedade de outros produtos. A data também é conhecida por sua duração limitada, com ofertas que muitas vezes duram apenas 24 horas.

 

Vantagens de Comprar na Black Friday:

1 - Economia Substancial: A principal vantagem da Black Friday é a oportunidade de economizar dinheiro. Os descontos podem ser significativos, permitindo que os consumidores adquiram produtos desejados por um preço mais baixo.

2 - Realização de Desejos: A Black Friday é um momento propício para adquirir produtos de alto valor que talvez estivessem fora do orçamento em outras épocas do ano.

3 - Compras de Natal Antecipadas: Muitos consumidores aproveitam a Black Friday para comprar presentes de Natal com antecedência, economizando tempo e dinheiro.

4 - Ampla Variedade de Produtos: A variedade de produtos em promoção é vasta, abrangendo desde eletrônicos até roupas, o que possibilita encontrar descontos em diversas categorias.

 

Desvantagens de Comprar na Black Friday:

1 - Compras Impulsivas: A empolgação das promoções pode levar a compras impulsivas e à aquisição de produtos não planejados, resultando em gastos excessivos.

2 - Pressão Temporal: A Black Friday muitas vezes cria um senso de urgência, levando os consumidores a tomarem decisões apressadas, sem pesquisar os produtos adequadamente.

3 - Estoques Limitados: Produtos com desconto podem esgotar rapidamente, deixando os consumidores frustrados caso não consigam adquirir o que desejavam.

4 - Qualidade Questionável: Em alguns casos, produtos em promoção podem ser de qualidade inferior ou edições mais antigas, então é importante verificar as especificações.

5 - Aumento do Consumismo: A Black Friday também é criticada por incentivar o consumismo desenfreado e a produção excessiva de resíduos.

Entretanto, vivemos em uma sociedade consumista em que ter cada vez mais faz com que o indivíduo se sinta parte, sinta-se que tenha tido vantagem e sua adrenalina aumenta.

Para o comerciante também pode ser vantajoso participar da Black Friday desde que seja uma estratégia de venda planejada, pois, há o aumento das vendas, eliminação do estoque, publicidade gratuita e a possibilidade de angariar novos clientes.

Mas, nem tudo são vantagens, há também desvantagens, como em todo o jogo, com lucros reduzidos, eliminação total do estoque, risco de prejuízo e a devolução de muitas mercadorias.

 

Importante darmos aqui as dicas para os consumidores, animados em gastar o seu dinheiro:

1 - Planeje com antecedência quais os itens que quer comprar

2 - Pesquise com antecedência a fim de verificar se há realmente uma oferta que valha a pena

3 - Compre em lojas confiáveis

4 - Compare os preços entre os comerciantes participantes

5 - Leia os comentários de avaliação daquele estabelecimento

6 - Fique atento aos horários das ofertas que podem ser diferentes entre os participantes

7 - Leia a política de devolução do estabelecimento

8 - Cuidado ao passar seus dados pessoais e bancários, na incerteza, não compre.

 

Mas temos também dicas para os comerciantes:

1 - Elabore uma estratégia de venda que não lhe cause prejuízo no valor do produto

2 - Tenha estoque suficiente para este evento

3 - Prepare equipe de vendas para atender a demanda de compras

4 - Divulgue antecipadamente seus preços 

5 - Ofereça um bom atendimento ao cliente, faça a experiência valer a pena

6 - Ofereça ofertas exclusivas para seus clientes

7 - Planeje a logística de entrega dos produtos vendidos

8 - Tenha um departamento de SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente

9 - Ofereça ao comprador facilidade no pagamento

10 - Fique atento à qualidade dos produtos oferecidos no evento

 

Portanto, podemos concluir que a Black Friday pode ser vantajosa para ambas as partes, desde que sejam tomadas precauções e planejamentos adequados. Os consumidores podem economizar dinheiro e adquirir produtos desejados, enquanto que os comerciantes podem aumentar as vendas e atrair novos clientes. No entanto, é importante agir com responsabilidade, evitando compras impulsivas ou promoções insustentáveis, a fim de garantir que a experiência da Black Friday seja verdadeiramente vantajosa para todos.

Então, BOAS COMPRAS!

 

Sobre a Cone Sul Registro de Marcas e Patentes

A Cone Sul Marcas e Patentes tem mais de 25 anos no mercado. Fundada pela Dra. Maria Isabel Montañés tendo hoje como sócia a Dra. Vanessa Albuquerque, que possui também como braço jurídico a Montañés Albuquerque Advogados, ambas criadas para oferecer uma assessoria além do óbvio, protegendo grandes ideias e ajudando a blindar sua marca.

Para mais informações: https://www.conesul.com.br 

 

Sobre a Dra. Maria Isabel Montañés

Advogada, com especialização na área do Direito Eletrônico e Gestão de Marcas, é autora de diversos artigos publicados em revistas renomadas. Criou a Cone Sul Marcas e Patentes em 1995. Membro da ABAPI (Associação Brasileira dos Agente da Propriedade Intelectual) e ASPI (Associação Brasileira de Propriedade Intelectual). Sócia-fundadora da Cone Sul Marcas e Patentes. Mediadora especialista em conflitos de propriedade intelectual e domínios pela Câmara de Mediação da ABPI e Agente de propriedade industrial há mais de 27 anos. 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/maria-isabel-monta%C3%B1%C3%A9s-9b4ab82b/ 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp