17/11/2023 às 17h06min - Atualizada em 18/11/2023 às 00h09min

Fragmentada, de Tamyris Torres, será lançado durante a FLIP: Obra explora Transtorno Dissociativo de Identidade na personagem Cleópatra da Silva

Confira a agenda de autógrafos da autora Tamyris Torres

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal
Jornalista, escritora e psicanalista, Tamyris Torres, estará na FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty para lançar o seu segundo livro ao grande público presente nesse evento renomado internacionalmente. Fragmentada é o romance a ser apresentado e versa sobre a história de Cleópatra da Silva, uma mulher atormentada com múltiplas identidades. Natural de Guaranhuns, cidade situada em Pernambuco, desde criança, a protagonista precisou conviver com situações extremas como abusos, violências, abandono e alienação parental. Estas problemáticas foram o estopim para Cleópatra desenvolver TDI - transtorno dissociativo de identidade. Quando cresce, Cleópatra passa ouvir vozes vindo de uma amendoeira e decide ir atrás da mãe dela no Rio de Janeiro e também buscar o sonho de ser cantora. A trama fala também sobre discriminação racional, discriminação de gênero e apresenta uma personagem que vai precisar da compreensão e amor da família e amigos para entender mais e melhor sobre o transtorno mental que possui. 

Com uma agenda de autógrafos intensa, a autora Tamyris Torres passará pelo Espaço Leia Mais, parceiro oficial da FLIP, no dia 25 de novembro, sábado, das 19h às 21h para apresentar o seu livro ao público e autografar as obras (Fragmentada e O Destino de Irene), além de estar presente na Casa Escreva, Garota, na sexta-feira, do dia 24 (das 10h às 12) e na tarde do domingo, dia 26, das 14h às 16h. 

Alguns depoimentos sobre o lançamento de Fragmentada na FLIP:

(Leitores que leram na pré-estreia e compraram na Amazon)

JANA LEME 
"Leitura necessária de um aprendizado sem tamanho
Aqui temos a complexa história da Cleópatra, com gatilhos para abuso, abandono e exemplo de muita força para continuar a viver. São exatamente esses gatilhos que a fazem desenvolver as múltiplas personalidades. Ela não nasce com isso, ela vai aprendendo a conviver com as diferentes personalidades ao longo dos anos. E, justamente por falta de conhecimento de todos que convivem com ela, o diagnóstico só vem ao longo de muitos anos depois. Não é um assunto fácil, mas essencial, o que torna essa leitura essencial também, já que é possível entender mais sobre todo o sofrimento de alguém que convive com múltiplas personagens e não consegue ter uma vida mais tranquila justamente pela falta de conhecimento de todos que viviam ao seu redor, inclusive médicos que a trataram ao longo dos anos".

ELIANE TOSTES MARTINS MOURA
"Fragmentada é uma obra em que a autora se inspirou em um caso clínico, das semelhanças com a pessoa real e sua personagem somente as múltiplas Identidades e o sonho de ser cantor.
Devido aos abus○s, e o abandono da mãe quando criança, Cleópatra desenvolve múltiplas Identidades. E assim o leitor irá acompanhar a jornada da protagonista, desde sua infância até o final de sua vida. É uma obra de reflexão, foi dolorido acompanhar as dores de Cleópatra, suas dificuldades e as limitações. É difícil, e por isso a importância de buscar ajuda, ter uma rede de apoio, superar traumas passados para conseguir seguir em frente. A autora conta uma história e nos dá uma aula sobre o tema, estou encantada, mas, ao mesmo tempo, meu coração continua quebrado por lembrar de tudo o que Cleópatra passou."

JULIANE SANTOS
✅Em Fragmentada, iremos conhecer Cleópatra e acompanhar toda sua vida, esta foi negligenciada pelos pais desde criança, visto que os pais sempre queriam ter só filhos meninos.

✅ Após sofrer uma tentativa de abuso, não ser ouvida por seus pais e ver sua mãe abandonando toda família, Cléo irá adquirir múltiplas identidades e psicose.

✅Conversar com uma amendoeira e ter uma personalidade artística chamada Dani Amorim era uma de suas identidades, ao crescer e fugir de casa, atrás da mãe, Cléo finalmente realiza seu sonho de se tornar cantora e virar de vez a Dani Amorim, porém nem tudo são flores e um relacionamento abusivo faz ela parar de cantar.

✅Já adulta com duas filhas crescidas ela vive sua melhor fase, divorciada e sendo agenciada por Marcela, ela faz muito sucesso e consegue controlar suas múltiplas personalidades, porém um acontecimento libera um gatilho em sua mente e Cléo nunca mais será a mesma.

✅ Acompanharemos todos seus delírios e as novas identidades e como é difícil para a família acompanhar suas mudanças de comportamento, mas como é importante ter uma rede de apoio ao passar por isso.

✅O livro trouxe um tema bastante forte e delicado, mas com uma narrativa fluida.

"Esta história foi inspirada a partir de um caso clínico, um paciente que atendi por algum tempo e que faleceu, em 2021, de câncer. A cada sessão que tínhamos, ele vinha com uma identidade diferente e fazia questão de me avisar. – Olha só doutora, hoje eu sou… [fulano de tal], mas na semana que vem, quem vem é outro. De semelhanças, neste livro, somente as múltiplas identidades e o sonho de ser cantor. A ideia de escrever uma ficção veio com o quanto a história dele me fez pesquisar sobre psicose e múltiplas identidades. Não quis deixar de falar para tantos sobre a importância da saúde mental na vida de quem precisa dela, bem como a de seus familiares". - Tamyris Torres

Fragmentada conta a história de Cleópatra, uma mulher que, desde criança, convive com múltiplas identidades. Ela sofreu abusos durante a infância e isso deixou marcas profundas em sua personalidade. Cleópatra morava em Garanhuns, Pernambuco, mas fugiu de casa para encontrar sua mãe no Rio de Janeiro. Soraia a abandonou quando era pequena e esse foi um dos motivos que a levou a desenvolver múltiplas identidades.

Cleópatra é psicótica e vive em um mundo próprio, criado para dar conta das dores do passado e as angústias de seu presente. Cada uma de suas personalidades tem uma história e objetivo diferente. No entanto, há uma identidade que está mais presente em sua vida e sonha em se tornar uma cantora famosa: Dani Amorim. Fragmentada é um romance que traz à tona uma história complexa e cheia de
reviravoltas, conversa com o leitor sobre racismo e preconceito de gênero, já que a protagonista assume ser lésbica ao longo da jornada. Cleópatra sofrerá diversas dificuldades em seu caminho, mas também encontra pessoas que a ajudam a lidar com seus problemas. A história aborda temas como abuso infantil, transtornos mentais e busca pela felicidade.

Com uma narrativa envolvente, a obra mostra como é difícil conviver com transtornos mentais e como é importante buscar ajuda para lidar com essas questões. Além disso, ressalta a necessidade de enfrentar os traumas do passado para seguir em frente e alcançar nossos sonhos.

SERVIÇO 
Lançamento do livro Fragmentada, da autora Tamyris Torres, acontecerá durante a FLIP
AGENDA: sexta, dia 24 de novembro - das 10:00 às 12:00 - Casa Escreva Garota | sábado, dia 25 de novembro, das 19:00 às 21:00  no Espaço Leia Mais | 26 de novembro, domingo, das 14h às 16h, Casa Escreva Garota

SOBRE A AUTORA:

Tamyris Torres é escritora, jornalista e psicanalista. Formada em Comunicação Social, fez pós em Jornalismo Esportivo, trabalhou no Globo Esporte, Diário Lance! e UOL, cobriu o Pan-Americano de Guadalajara e a Copa do Mundo de 2014. Foi assessora de imprensa e gerente de comunicação e marketing das academias de artes marciais do Minotauro, ex-UFC, e das escolas de futebol do Ronaldinho Gaúcho. Lançou o seu primeiro livro, O Destino de Irene, em 2022, e segue sua carreira literária desde então. Lançou Fragmentada em 2023, durante Bienal do Rio, e agora leva o seu segundo romance para a principal festa literária do Brasil, a FLIP.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp