17/11/2023 às 12h06min - Atualizada em 18/11/2023 às 00h08min

No Dia Mundial do Banheiro, Iguá Saneamento realiza reformas em banheiros de 10 instituições sociais

Falta de acesso a banheiros afeta 5 milhões no Brasil. Companhia reforça alerta sobre a precariedade sanitária no país

Maria Fernanda Salla
lamcomunicacao.com
domínio público
Às vésperas do Dia Mundial do Banheiro, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado dia 19 de novembro, a Iguá Saneamento, uma das principais empresas do setor do Brasil, traz mais luz ao tema. Por meio de uma iniciativa ligada diretamente ao pilar estratégico de Responsabilidade Social da companhia, a empresa vai realizar reformas em banheiros de 10 instituições localizadas em suas áreas de atuação, que incluem as operações Agreste (AL), Atibaia (SP), SPAT (SP), Sanessol (SP), Paranaguá (PR), Iguá Rio de Janeiro (RJ), Cuiabá (MT) e Colíder (MT). Entre as ações estão consertos de vazamentos, desentupimento de pias e vasos sanitários e instalação de válvulas de descargas, barras de segurança, pintura, revestimento, iluminação, trocas de portas e fechaduras.

“A ação tem como objetivo aprimorar a funcionalidade e o conforto dos banheiros nessas instituições, destacando a possibilidade de integrar a missão do saneamento com o propósito da companhia de contribuir para desenvolvimento social e o bem-estar das comunidades onde atuamos”, afirma João Roberto Rocha Moraes, diretor de Responsabilidade Social e Institucional da Iguá.

O cenário do saneamento básico no Brasil e pelo mundo

Números mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, apontam que existem 1,6 milhão de domicílios sem banheiro no país, o que significa 5,5 milhões de pessoas sem acesso a um sanitário doméstico. Em termos mundiais, a situação não é diferente. Segundo a ONU, 3,6 bilhões de pessoas não possuem banheiro em casa. Para dar visibilidade e colocar o esgotamento sanitário na pauta de direitos e reforçar compromissos de governos, empresas públicas e privadas, investimento social privado e demais atores da sociedade, desde 2013, a ONU instituiu o dia 19 de novembro em seu calendário anual.


“É tão necessário quanto urgente falar sobre esse tema. As más condições afetam não só a saúde pública, como também geram impactos socioeconômicos, profissionais e na educação. Água limpa e esgotamento são direitos humanos essenciais e garantem qualidade de vida, redução da desigualdade social e preservação ambiental”, pontua João Roberto.

Além de assegurar a prestação adequada dos serviços de água e esgoto à população, a Iguá segue atenta às questões que envolvem a preservação dos recursos hídricos e cumpre uma rigorosa agenda ESG que contribui para a universalização do acesso à água de qualidade e esgoto. Junto ao Pacto Global da ONU – aliança de empresas, governos e sociedade civil em prol de um desenvolvimento mais justo e sustentável – a Iguá participa do Movimento +Água, que busca acelerar a universalização do saneamento e segurança hídrica no Brasil e propõe uma jornada conjunta por maior controle, transparência e ações coletivas avançando no Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº6 – Água Potável e Saneamento para todos até 2030 e nº 11- Cidades e Comunidades mais sustentáveis.

“Viver sem um banheiro é indigno e perigoso. Universalizar o saneamento é a saída para a sobrevivência e preservação da qualidade de vida no futuro”, conclui João Roberto.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association - IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

Para mais informações sobre Iguá Saneamento:
LAM Comunicação | [email protected]
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp