14/11/2013 às 19h23min - Atualizada em 14/11/2013 às 19h23min

Satyrianas 2013 começa dia 14 de novembro na Praça Roosevelt

Em sua 14ª edição, o projeto, que teve recorde de inscrições para esta edição, reúne teatro, música, literatura, dança e cinema na região central entre os dias 14 e 17 de novembro. Os ingressos seguem a proposta: pague quanto puder

IDEARIA - comunicação & criação de conteúdo

Celebrando 25 anos de existência, o Grupo Satyros realiza a 14ª edição do Festival Satyrianas. Ao todo, mais de 500 projetos foram inscritos para participarem do Festival.

A abertura acontece às 18h do dia 14, e traz uma variedade de ritmos e estilos musicais para celebrar o começo de mais uma edição do festival, com shows dos grupos Show Escola de Samba – Conexão Balanço, seguido pela apresentação do grupo Taikô (tambores japoneses), WOOP’Z e Fábrica de Animais.

Todos os eventos e atrações programadas são de livre acesso, e os valores dos ingressos são definidos pelo próprio espectador. O objetivo é disseminar a cultura e as artes por toda a população da capital paulista. Dessa forma, misturando diversidade cultural e facilidade de acesso, a Satyrianas vem se tornando a cada ano um dos maiores e mais populares eventos das artes de São Paulo.

Entre as atrações do primeiro dia de festival, o destaque é a peça Fábrica de Animais.  O nome é empréstimo de um romance de Edward Bunker, narrativa dos tempos do autor norteamericano na penitenciária de San Quentin, e a sonoridade é rock’n’roll bluesy para maiores. Trata‐se da Fábrica de Animais, banda da classe de 2007, que acaba de chegar ao primeiro álbum, registro homônimo. Composição: Fernanda D´Umbra – Voz, Sérgio Arara – Guitarra, Flavio Vajman – Gaita, Cristiano Miranda – bateria e Caio Góes – Baixo. Onde: Tenda de Música - Praça Roosevelt. Às 19h30

No domingo, no Espaço Parlapatões, às 20h, será a apresentado o espetáculo A Casa Amarela, onde ator Gero Camilo impõe-se um desafio incomum: fugir do óbvio e apresentar-se na caracterização de dois personagens reais, os pintores Vincent van Gogh (1853- 1890) e Paul Gauguin (1848-1903), para narrar com total liberdade uma parceria que os uniu em 1888. Eles fundaram uma comunidade em Arles, no sul da França, para compartilhar experiências artísticas e viabilizar a dedicação de cada um às tintas. Direção: Marcia Abujamra. Texto e Elenco: Gero Camilo. Quando: Domingo, 17/11 às 20h. 14 anos. Onde: Espaço Parlapatões.

Para oficializar a abertura do Satyrianas 2013, a festa Gambiarra ganha uma edição especial no centro de São Paulo no próprio dia 14, às 23h, no Grand Metrópole (Av.São Luiz).

Estreando esse ano, o Projeto Conexões Internacionais nasce com uma missão ousada: conectar a Satyrianas com o mundo e o mundo com a Satyrianas, por meio da apresentação, via internet, e de performances e espetáculos de artistas de outros países transmitidos pro meio de um telão. As atrações confirmadas para o Conexões Internacionais são:  DÉPAYSEMENT <<EXTRAITS D’HIVER #89 (Paris), Desdita (Portugal), O Ciclo do Linho (Portugal), Satyríase (Los Angeles) e Vientre (Montevidéu).

Outro destaque do festival é a apresentação da peça –“Espelhos Paralelos”, que acontece no domingo, 17/11, às 21h30. A peça, do autor Lauro César Muniz, –“Espelhos Paralelos” refletem ao infinito qualquer objeto colocado entre eles, animado ou inanimado. Independente da época e do espaço a situação mais corriqueira, de uma mulher esperando seu amado em uma estação ferroviária, terá uma reação e uma emoção multiplicada, de forma enfadonha, ao infinito. Qualquer novidade que se apresente nessa relação de casais, por mais absurda que possa parecer na situação inicial, se tornará  banal, quando levada ao infinito. Nada de novo. Trata-se de um exercício dramático, uma experiência sobre o velho teatro de vanguarda. O espetáculo tem direç&atil de;o de Barbara Bruno, e conta com Paloma Duarte, Bruno Ferrari e Daniela Galli no elenco.

O “Satyrianinhas” continua presente no Festival com uma programação especial para as crianças, como as peças;  1ª Colegassão de Palhaças Fabulosas da Velha Guarda & Infiltrados, A Menina Que Sonhava Em Ter A Lua; Brinca Comigo Na Rua Dos CATAVENTOS; Brincar de Pensar; Buba no Mundo das Cantigas; De Onde o Sol se Esconde - Histórias do Japão; Em Busca da Boneca Azul; Livres e Iguais; No Jardim de Cecília, entre outros. As apresentações acontecem na Praça Roosevelt, bem como espetáculos em diversos teatros da cidade.

 

HQMix

O HQMix está completando 25 anos. Para comemorar esta marca significativa, programou uma série de eventos e festas, em vários lugares, durante o ano. A Satyrianas de 2013 foi escolhida para dar início às comemorações. Durante os vários anos em que funcionou na Praça Roosevelt, a Livraria HQMix sempre participou do evento realizando parcerias memoráveis, como a Jam Session e Satyros em Quadrinhos.

 

Para a Satyrianas 2013, o HQMIX terá a seguinte programação:

Jam Session - A ideia do projeto Jam Session é realizar uma única obra onde toda uma geração de desenhistas brasileiros participe, criando um importante registro dos grandes artistas da área. Uma história em quadrinhos coletiva e sem fim. No ponto em que um artista termina o outro continua e assim por diante, sempre mantendo as características pessoais de cada artista, integrando uma produção coletiva. Cada página será desenvolvida por um artista gráfico diferente, com seu estilo, técnica, processo de criação, argumento, roteiro e narrativa. Neste projeto, que teve início na Satyrianas de 2007, já passaram 437 artistas, entre eles, André Kitagawa, Fábio Moon, Fernando Gonsales, Fido Nesti, Floreal, Gabriel Bá, Guazzelli, Gustavo Duarte, Jal, Laerte, Laudo, Luiz Gê, Luke Ross, Rafael Coutinho, Rodolfo Zalla, Spacca, Zélio, Lourenço Mutarelli, Grampá, Marcatti, Onesto, Celso Gitahi, Orlando Pedroso e João Montanaro.

Sem dúvida, o evento é a História em Quadrinhos com a participação do maior número de artistas em uma única HQ já feita no mundo. Nesta edição aumentamos este número, que já poderia constar do Livro dos Recordes.

Exposição - Satyros em Quadrinhos - Na Satyrianas de 2009 demos início a este projeto visando comemorar os 20 anos do Satyros. Na ocasião, artistas de teatro se confraternizaram com artistas dos quadrinhos criando uma obra inédita e em conjunto contando a trajetória histórica do grupo. O ponto de partida para estas 60 HQs foram trechos do livro “Cia. de Teatro Os Satyros - um Palco Visceral”, de Alberto Guzik. A obra foi esta finalizada e será lançada em breve um álbum com todas os quadrinhos.

- Exposição - Fotos de André Bogdam com as várias customizações do Live Painting of The Giant Art realizadas na HQMIX Livraria.

- Live Painting The Giant Toy Art, realizada pelo artista Guazzelli.

- Lançamento dos cards de quadrinistas do HQMIX.

- Noite de autógrafos com artistas consagrados, e revelações, da cena HQ independente.

- Livraria HQMIX.

- DJs e música ambiente.

- Palestras e bate-papos.

- Gincana com prêmios para quem trouxer a revista EM quadrinhos mais antiga.

- Caricaturistas ao vivo desenhando o público presente.

---

“O Levante” na Praça Roosevelt

Depois de junho de 2011, a Rua Suacuapara nunca mais foi a mesma. Foi neste período que o Coletivo Marginaliaria realizou a primeira edição do Sarau O Levante. Pouco tempo depois o sarau, ou a “reunião de amigos”, foi transferida para outro local muito próximo, o Urbanos´s Bar, localizado na Rua Santa Rosa de Lima, 197A. Realizado mensalmente, em 2012, a atividade foi aprovada pelo Programa de Valorização de Atividades Culturais (VAI).  Mais uma vez aprovado pelo VAI, em 2013, o Levante vai às ruas e promete sacudir a rua conhecida como "Rua do Crime". Atividade cultural do Coletivo Marginaliaria, desenvolvida desde 2011 em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, reúne a cultura de rua e a cultura periférica em um dia inteiro de atividades das mais variadas linguagens artísticas, mensalmente. Nesta edição O Levante invade a Satyriana s.

Domingo, 17 de novembro - Tenda de Música

12h

- Discotecagem

DJ Thiago Soares - Rock It: set musical de Rock contemporâneo.                        

- Primeira bateria do King Size Game of Skate Praça Roosevelt. Jurado Convidado: Skatista Lucas Oliveira.

- Início da grafitagem dos painéis de madeirite

- Exposição das roupas do Coletivo Abayomi Atêlie.

 

13h

- Banda Jah Armonia – Reggae

 

14h

- Discotecagem - Dj Jesu - Mista Fire - Set Musical de música jamaicana undeground (Ragga, Rock Stead, Ska)

- Segunda Bateria de King Size Game of Skate Praça Roosevelt. Jurado Convidado : Lucas Oliveira

 

15h

- Mic Azausky – Hip Hop

 

16h       

- Discotecagem - Dj Negrito – Set Musical de Rap, Soul, Nu Jazz, e Funk Soul.

- Final do Campeonato King Size Game of Skate Praça Roosvelt - Jurado Convidado: Lucas Oliveira.

 

17h

- Microfone Aberto com convidado Aloysio Letra - MPB

- Banda Residente – Coletivo Marginaliaria

 

18h

- Encerramento

 

Corpo técnico da atividade - Apresentador e Diretor Geral: Andrio Candido – Coletivo Cultural Margialiaria.

Andrio Candido é ator, escritor e professor de historia, fundador do coletivo cultural marginaliaria, lançou uma antologia literaria, “Antologia Marginal Baseado de Ponta” , um dvd musical – Cenopoesiamusicada Marginal, e atualmente escreveu o roteiro e produz o longa-metragem colaborativo Um Salve Doutor. Idealizou o Levante em 2010 e passou a realiza-lo em 2011 junto com o coletivo que fundou. 

Dj Negrito  - Coletivo João de Barro Estudio

Coletivo Estudio João de Barro é um estudio de criação sonora contruido com materias que seriam descartados e sendo utilizados para a aquisição de uma acustica profissional, alinhando assim, conceitos de sustentabilidade e renovação de fontes de energia e de vida, em seus próprios trabalhos. Artevidadiva é um exemplo claro da pratica deste trabalho, uma coletanea de musica autentica, autoral e toda composta por fazedores de cultura periferica. Fan page João de Barro - https://www.facebook.com/joaodebarrostudio?ref=ts&fref=ts

 

Dj Tiago Soares: Rock It

Dj Jesu: Mistafire

Jurado do King Size Game of Skate: skatista categoria amador Lucas Oliveira

Grafiteiras e Expositoras: Pamela Rosa, Lais Lamah e Marisa Souza – Coletivo Abayomi Ateliê.

Abayomi Atelie é um coletivo formado por tres jovens mulheres grafiteiras, rimadoras, que criam roupas e figurinos com a proposta de ao produzir cultura, alinhar elementos que se referem a resgate etnico afro abrasileiro, indigena e nordestino.Imbuidas de pesquisa ritmica e cultural, ambas escrevem versos e grafitam maracatus e favelas, referencia  da assumida influencia destas, o movimento mangue beat. Fan Page Abayomi Atelie: https://www.facebook.com/pages/-ABAYOMI-ATELI%C3%8A-/170758486308333?fref=ts

 

SATYRICÃES

A segunda edição da Satyricães está cheia de novidades. Pra você: diversão e arte; pros animais: saúde e proteção. Venha fazer o bem!

Organização: Julia Bobrow, Celebridade Vira-Lata, Criss Paiva e Mari Coelho.

Arrecadação de doações para animais, sob os cuidados das ONGs Segunda Chance e Natureza em Forma: Entregue sua doação de medicamentos, ração, produtos de limpeza e/ou jornal no Centro de Adoção Natureza em Forma. Quando: De Quinta-feira, 14/11 a Domingo, 17/11 das 10h às 20h. Onde: Rua General Jardim, 234.

Exposição Celebridade Vira-Lata – Fotos e histórias com finais felizes dos simpáticos vira-latas que estrelam a quinta edição do calendário Celebridade Vira-Lata, que conscientiza sobre adoção. O calendário é comercializado e tem toda a renda revertida para a castração de animais carentes. Quando: De Quinta feira, 14/11 a Domingo, 17/11. Onde: Satyros II (saguão).

Cãominhada – Venha dar uma volta com seu melhor amigo num passeio pelo minhocão. Não se esqueça de trazer o saquinho para recolher a sujeira e mantenha na guia. Quando: Sexta-feira 15/11 às 10h. Onde: Saída do cachorródromo da Praça Roosevelt.

Stand Up Comedy – Show de Stand Up com Cris Paiva, Luiz França e convidados. Toda renda será revertida para vermifugação de animais carentes das ONGS Segunda Chance e Natureza em Forma. Quando: Sexta-feira, 15/11 às 18h. Onde: Satyros III.

Feira de Adoção: Vá ao Matilha Cultural, visite a casa, se inspire com arte e conheça simpáticos cães e gatos que estão disponíveis para adoção todos os domingos. Os animais são castrados, vermifugados, vacinados e identificados. Para adotar é necessário passar por entrevista pessoal, assinar Termo de Adoção e entregar cópia do RG, CPF e comprovante de residência. Quando: Domingo 17/11 das 12h às 19h. Onde: Matilha Cultural.

A última edição do Satyrianas reuniu mais de 50.000 pessoas durante os quatro dias de festividades. Além dos teatros da praça, o evento percorrerá outros 20 espaços na cidade de São Paulo.

 

Serviço:

Das 18h do dia 14/11 às 23h59h do dia 17/11. Praça Roosevelt e mais 20 teatros na cidade de São Paulo. Ingresso: pague quanto puder (Não há reserva. É recomendado chegar com uma hora de antecedência de cada espetáculo). Programação completa no site: http://www.satyrianas.com.br/

Durante a Satyrianas, as peças já em cartaz na Praça Roosevelt continuam com sua programação normal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »