17/11/2023 às 16h02min - Atualizada em 18/11/2023 às 00h02min

Apenas 15% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estão no caminho certo, diz ONU

Por meio da tecnologia, estudantes da Escola Lourenço Castanho desenvolvem soluções para esses problemas do mundo real

Bartira Betini
https://www.lourencocastanho.com.br/
Divulgação/Escola Lourenço Castanho
 

Apenas 15% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão no caminho certo. A afirmação é da Organização das Nações Unidas (ONU), que considera esse índice um fator prejudicial aos esforços da Agenda 2030, que envolvem combate à fome, pobreza e problemas de saúde, entre outros aspectos do desenvolvimento sustentável. Um exemplo dessa realidade é o pequeno progresso na redução de emissões de gases poluentes para 2030. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos combustíveis fósseis cresceram 1% globalmente em 2022 em comparação com 2021, e para 2023, estima-se um aumento de 0,3%. 

Em vista disso, os avanços tecnológicos inovadores, como Inteligência Artificial (IA), nowcasting e modelagem climática de alta resolução, são apontados pela ONU como colaboradores para o alcance dos ODS. De acordo com Tatiana Mendes, head de tecnologia educacional da Escola Lourenço Castanho, de São Paulo, a implementação dessa cultura deve ser iniciada na educação básica. “A importância de se trabalhar os ODS está ligada à cidadania, pois essa agenda possibilita oportunidades valiosas para que possamos educar os estudantes sobre questões globais”, comenta. 

Exemplos dessa tendência no campo educacional, quatro projetos, ancorados na Agenda 2030 e apresentados por estudantes da Escola Lourenço Castanho na edição 2023 do Fablearn - maior evento de aprendizagem maker e construcionismo do mundo, realizado na Universidade de Columbia, em Nova Iorque - envolveram soluções para problemas do mundo real, como a criação de aplicativos, usando robótica, IA, IoT e Machine Learning.

No processo criativo dos projetos, primeiramente, foi preciso identificar os problemas a serem resolvidos em nível macro para, depois, encontrar as soluções. Para isso, os estudantes entraram em contato com a Agenda 2030 e identificaram os objetivos relacionados. “Por exemplo, no aplicativo utilizando IA para mitigar filas no Sistema Único de Saúde (SUS), foi usado o ODS 3, relacionado à saúde e bem-estar”, resume Tatiana, citando, ainda, que as iniciativas apresentaram propostas relacionadas à mitigação de riscos de deslizamentos em terrenos vulneráveis e à energia acessível e limpa.

Com isso, estudantes, pesquisadores, especialistas e educadores de mais 20 países puderam compartilhar experiências e ideias visando à sustentabilidade. “As escolas desempenham um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, e os ODS podem ser um guia para ensinar valores de cidadania global. Em resumo, essa agenda é importante para a escola, pois promove a educação, a consciência e a ação em direção a um mundo mais justo, equitativo e sustentável”, conclui a professora Amanda da Annunciação Farhat, coordenadora do projeto científico. 

Sobre Tatiana Mendes  

Tatiana Mendes é pedagoga especialista em Digital Business, Educomunicação, mídias e educação e Gestão e Inovação pela USP. Também é head de Tecnologias Educacionais da Escola Lourenço Castanho, assessora, formadora de programas que fomentam a cultura digital. Foi responsável por programas de fomento à cultura digital para a educação profissional no Senac Rio de Janeiro e Centro Paula Souza em SP.

Sobre Amanda da Annunciação Farhat

Amanda da Annunciação Farhat é química, formada pela Universidade de São Paulo (USP), professora de Química e Coordenadora do Projeto Científico e do Extended Essay (IB DP).

Sobre a Escola Lourenço Castanho 

 

Oferece um projeto pedagógico inovador, que extrapola o trabalho com os conteúdos produzidos pelas grandes áreas do conhecimento, investindo também no desenvolvimento da autonomia e da crítica, na análise da dimensão social construída pelos estudantes e na vinculação com o saber. Ao longo dos anos, a Escola mantém o compromisso com seus princípios, consolidando a formação integral como a base de seu projeto pedagógico-educacional.


 

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