Apenas 15% dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão no caminho certo. A afirmação é da Organização das Nações Unidas (ONU), que considera esse índice um fator prejudicial aos esforços da Agenda 2030, que envolvem combate à fome, pobreza e problemas de saúde, entre outros aspectos do desenvolvimento sustentável. Um exemplo dessa realidade é o pequeno progresso na redução de emissões de gases poluentes para 2030. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), as emissões de dióxido de carbono (CO2) dos combustíveis fósseis cresceram 1% globalmente em 2022 em comparação com 2021, e para 2023, estima-se um aumento de 0,3%.
Em vista disso, os avanços tecnológicos inovadores, como Inteligência Artificial (IA), nowcasting e modelagem climática de alta resolução, são apontados pela ONU como colaboradores para o alcance dos ODS. De acordo com Tatiana Mendes, head de tecnologia educacional da Escola Lourenço Castanho, de São Paulo, a implementação dessa cultura deve ser iniciada na educação básica. “A importância de se trabalhar os ODS está ligada à cidadania, pois essa agenda possibilita oportunidades valiosas para que possamos educar os estudantes sobre questões globais”, comenta.
Exemplos dessa tendência no campo educacional, quatro projetos, ancorados na Agenda 2030 e apresentados por estudantes da Escola Lourenço Castanho na edição 2023 do Fablearn - maior evento de aprendizagem maker e construcionismo do mundo, realizado na Universidade de Columbia, em Nova Iorque - envolveram soluções para problemas do mundo real, como a criação de aplicativos, usando robótica, IA, IoT e Machine Learning.
No processo criativo dos projetos, primeiramente, foi preciso identificar os problemas a serem resolvidos em nível macro para, depois, encontrar as soluções. Para isso, os estudantes entraram em contato com a Agenda 2030 e identificaram os objetivos relacionados. “Por exemplo, no aplicativo utilizando IA para mitigar filas no Sistema Único de Saúde (SUS), foi usado o ODS 3, relacionado à saúde e bem-estar”, resume Tatiana, citando, ainda, que as iniciativas apresentaram propostas relacionadas à mitigação de riscos de deslizamentos em terrenos vulneráveis e à energia acessível e limpa.
Com isso, estudantes, pesquisadores, especialistas e educadores de mais 20 países puderam compartilhar experiências e ideias visando à sustentabilidade. “As escolas desempenham um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e responsáveis, e os ODS podem ser um guia para ensinar valores de cidadania global. Em resumo, essa agenda é importante para a escola, pois promove a educação, a consciência e a ação em direção a um mundo mais justo, equitativo e sustentável”, conclui a professora Amanda da Annunciação Farhat, coordenadora do projeto científico.
Sobre Tatiana Mendes
Tatiana Mendes é pedagoga especialista em Digital Business, Educomunicação, mídias e educação e Gestão e Inovação pela USP. Também é head de Tecnologias Educacionais da Escola Lourenço Castanho, assessora, formadora de programas que fomentam a cultura digital. Foi responsável por programas de fomento à cultura digital para a educação profissional no Senac Rio de Janeiro e Centro Paula Souza em SP.
Sobre Amanda da Annunciação Farhat
Amanda da Annunciação Farhat é química, formada pela Universidade de São Paulo (USP), professora de Química e Coordenadora do Projeto Científico e do Extended Essay (IB DP).
Sobre a Escola Lourenço Castanho
Oferece um projeto pedagógico inovador, que extrapola o trabalho com os conteúdos produzidos pelas grandes áreas do conhecimento, investindo também no desenvolvimento da autonomia e da crítica, na análise da dimensão social construída pelos estudantes e na vinculação com o saber. Ao longo dos anos, a Escola mantém o compromisso com seus princípios, consolidando a formação integral como a base de seu projeto pedagógico-educacional.
Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U