17/11/2023 às 10h15min - Atualizada em 18/11/2023 às 00h00min

BASF na Abrafati 2023: inovação e compromisso com uma cadeia de tintas cada vez mais sustentável

Empresa apresenta portfólio robusto e soluções digitais que apoiam os fabricantes de tintas da América do Sul

BASF
https://shop.basf.com/br/
Divulgação BASF

A BASF vai marcar presença na Abrafati Show, principal evento do setor de tintas da América Latina, levando um portfólio completo e robusto de insumos e soluções inovadoras e sustentáveis para essa cadeia de valor. O encontro acontece de 21 a 23 de novembro, no São Paulo Expo. Dispersões, resinas, aditivos, monômeros acrílicos e especiais, solventes, plastificantes, surfactantes, tensoativos, isocianatos e intermediários, fazem parte das matérias-primas que potencializam a fabricação de produtos de melhor qualidade e performance que atendem as demandas e expectativas dos consumidores e das indústrias.
“A Abrafati sempre proporciona um encontro de qualidade entre os vários elos e fomenta a evolução da cadeia de valor”, afirma Antonio Lacerda, vice-presidente sênior da BASF para a América do Sul. “Os consumidores e as indústrias estão cada vez mais exigentes e conscientes sobre a necessidade de produtos que cumpram requisitos importantes de sustentabilidade e redução de impacto ao meio ambiente. Com o cliente no centro de nossa estratégia de negócios, buscamos oportunidades de colaboração e inovação, entregando desempenho, produtividade, otimização de custos e sustentabilidade”, considera.
Além do estande, a empresa terá duas palestras com especialistas voltadas a revestimentos à base de água: Dayane Freitas vai falar sobre as “Dispersões poliméricas base água para aplicação em primer acabamento (DTM)”, no dia 21 e Decio Fernandes Lima, vai abordar “Como combinar desempenho e sustentabilidade em revestimentos à base de água”, no dia 22.
Soluções de valor para a cadeia de tintas
Com digitalização e interatividade, a equipe da empresa vai apresentar soluções que atendem os setores de tintas decorativas, automotivas, industriais, embalagem e de impressão. Um dos destaques será a plataforma de e-commerce shop@BASF, pioneira da indústria química, que oferece soluções, conteúdo e suporte técnico. Outra ferramenta digital é o Lab Assistant, aplicativo multiplataforma que fornece recomendações personalizadas de produtos e formulações, além de consulta com os especialistas, com um design intuitivo.
As dispersões, resinas e aditivos para tintas decorativas, automotivas e industriais incluem tecnologias que apoiam requisitos importantes de sustentabilidade como o baixo VOC, ausência de APEO, alta eficiência, maior durabilidade, estabilidade, mantendo a qualidade das tintas sem afetar significativamente o custo. São soluções já conhecidas pelo setor, como o Acronal®, Joncryl®, Rheovis®, Foamstar®, Foamaster®, Dispex®, Hydropalat®, Efka®, Basonat® e Tinuvin®. Boa parte do portfólio é produzido no Complexo Químico de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, inclusive com a nacionalização de algumas tecnologias disponíveis na Europa para reduzir a complexidade de fornecimento, trazer mais flexibilidade aos clientes e evitar impactos logísticos que a cadeia global pode trazer.
A BASF também é a maior produtora de monômeros acrílicos no mundo e a única com capacidade produtiva instalada na América do Sul, o que reforça o grau de comprometimento com a cadeia de tintas na região. A produção inclui o Acrilato de 2-Etilhexila (2EHA) em Guaratinguetá, o Ácido Acrílico e o Acrilato de Butila no Complexo Acrílico de Camaçari, resultado do maior investimento realizado pela BASF na América do Sul. Além do impacto significativo na economia local ao gerar empregos, incentivar investimentos e inovação na região, a empresa garante o alto padrão de qualidade, segurança no abastecimento aos clientes e a contribuição com os compromissos globais de sustentabilidade por meio de iniciativas para minimizar os efeitos ambientais da produção, sempre priorizando a segurança nas operações.
Voltados ao processo de polimerização em emulsão, tecnologia usada para produzir dispersões de polímeros para aplicações em tintas, a BASF oferece surfactantes e tensoativos da linha Disponil. É uma linha que apoia a indústria há mais de 30 anos, sempre conectada com as tendências, como com a oferta APEO free e isentas de nonifenol, de acordo com as legislações que estão sendo atualizadas na Europa e em países da América do Sul, como Chile e Colômbia. Além disso, diante do desafio na substituição de tensoativos derivados de APEO, a BASF vem investindo em produção local da linha Disponil® FES para atender melhor os clientes.
Os isocianatos, aplicados como principais building blocks para a fabricação de tintas e adesivos para diferentes indústrias automotiva, construção, embalagem, oferecem alto desempenho, durabilidade e versatilidade. Recentemente a empresa ampliou sua linha de diisocianato de metileno difenil (MDI), com o primeiro isocianato aromático neutro em gases de efeito estufa, o Lupranat ZERO. Isso significa que ele não carrega pegada de carbono desde sua origem até o portão da fábrica. Além disso a BASF também oferece produtos que foram fabricados com matérias-primas renováveis ​​(Lupranat ® BMB) ou matérias-primas recicladas (Lupranat ® cCycled) e, assim, contribuem positivamente para a sustentabilidade na cadeia de valor.
Há ainda uma ampla gama de intermediários de alta qualidade para a produção de tintas. Ligantes, agentes de reticulação e diluentes reativos, bem como solventes e aditivos fazem parte do nosso portfólio. Poliálcoois também fazem parte do nosso portfólio, como o NPG (Neopentilglicol), que oferece vantagens de desempenho em muitas aplicações de uso final devido à sua alta estabilidade química e térmica. As áreas de aplicação incluem adesivos e selantes, onde o NPG é usado para a produção de resinas adesivas de poliuretano, proporcionando flexibilidade e adesão, e tintas, usado principalmente resinas de poliésteres saturados (principal aplicação em tintas em pó), alquídicas (tintas de móveis e utensílios metálicos), poliésteres insaturados (mármore artificial e gelcoat para barcos) e, finalmente, para a produção de resinas de poliuretano (poliéster poliol e policarbonato diol).
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp