16/11/2023 às 16h11min - Atualizada em 17/11/2023 às 00h07min

Equipamento para área médica desenvolvido em parceria com a Unidade EMBRAPII CPQD é lançado no mercado internacional

Life Surgery Box está sendo apresentado pela startup Rilap em feiras do setor realizadas na Alemanha e nos Estados Unidos

Pedro Carvalho
CPQD
Campinas, 16 de novembro de 2023 - Neste mês de novembro, o Life Surgery Box, um equipamento inovador desenvolvido pela startup Rilap em parceria com o CPQD, será um dos produtos em destaque na exposição MEDICA Düsseldorf 2023, que acontece entre os dias 13 e 16, na Alemanha. Trata-se de mais uma etapa do lançamento internacional do produto pela Rilap, empresa responsável por levar ao mercado essa inovação - 100% brasileira - que é fruto de um projeto bem-sucedido conduzido com o apoio da EMBRAPII e do Sebrae.

O Life Surgery Box é um dos exemplos de resultado da atuação da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), que em setembro completou 10 anos celebrando a estruturação de um ecossistema de inovação no país, que hoje conta com 96 unidades credenciadas em várias áreas de aplicação. O CPQD é uma delas: foi credenciado em 2014 e, em 9 anos de atuação como Unidade EMBRAPII, já desenvolveu mais de 110 projetos com 90 empresas de portes diferentes - de startups a grandes organizações -, com um investimento total acumulado da ordem de R$ 168 milhões.

“Uma das vantagens do modelo de atuação da EMBRAPII é a agilidade e flexibilidade na contratação de projetos junto às suas unidades credenciadas, além do apoio de recursos não reembolsáveis que, conforme o projeto, pode chegar a até 50% do seu custo de desenvolvimento. Isso tem ajudado pequenas e grandes empresas de vários segmentos a desenvolver novas soluções para desafios tecnológicos distintos e acelerado o lançamento dessas inovações no mercado”, afirma Antonio Marini, coordenador técnico da Unidade EMBRAPII CPQD. “Além disso, o programa da EMBRAPII permite apoiar projetos de startups, e também de grandes empresas (em parceria com o BNDES), até o nível de maturidade tecnológica 9, que é a fase do produto considerada comercial”, acrescenta. 

Esse foi o caso do Life Surgery Box, equipamento baseado no mesmo conceito da caixa preta que registra os dados de voo: todas as informações de um procedimento cirúrgico são gravadas em um único arquivo de vídeo, em tempo real. Ele capta, registra, sincroniza, integra e armazena os dados provenientes de câmera endoscópica cirúrgica, câmera ambiente com áudio, monitor de sinais vitais e da anestesia. O vídeo pode ser exportado para a nuvem, rede interna ou saída USB. O equipamento permite organizar os diversos dados e informações gerados durante o ato cirúrgico, proporcionando uma análise e avaliação crítica que contribui para o aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas, o ensino médico e a segurança do paciente, entre outras vantagens. Além disso, os dados gerados são protegidos por um sistema de criptografia avançado, além do Face Blur (software que evita a identificação visual do paciente e da equipe médica). 

O desenvolvimento do Life Surgery Box começou em agosto de 2018, com a concepção e projeto de hardware, mecânica e software, realizados pela Unidade EMBRAPII CPQD. No decorrer do ciclo 1, que abrange até o nível 6 de maturidade tecnológica (TRL, na sigla em inglês), o projeto passou por aprimoramentos e a incorporação de novas funcionalidades. Já no ciclo 2, o equipamento teve um lote piloto fabricado (pelo FIT: Instituto de Tecnologia) e seu lançamento nos mercados nacional e internacional. No Brasil, foi apresentado na Feira Hospitalar, realizada em maio; na MEDICAL Fair Brasil, em setembro, e no Congresso Nacional dos Hospitais Privados - CONAHP, em outubro. No exterior, foi exibido na Expo Hospitalar de Santiago, no Chile, realizada em setembro; na HLTH 2023, feira de inovação em saúde que aconteceu em outubro, em Las Vegas, e na MEDICA Trade Fair, de Düsseldorf, em novembro. 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp