A Henkel, multinacional alemã com quase 150 anos de história, escolheu a VTEX, plataforma global de comércio digital para grandes marcas e varejistas, para revolucionar o sistema de vendas B2B da Indola, sua marca de produtos para cabeleireiros profissionais. Com isso, a marca abriu um novo canal de vendas e lançou seu marketplace multidistribuidor na Espanha e em Portugal (shop.indola.es), facilitando as transações de seus clientes cabeleireiros profissionais e ajudando na gestão das mercadorias, aproximadamente 280 SKUs de produtos.
De acordo com a Gartner, cerca de 83% dos compradores B2B preferem realizar seus pedidos ou pagar online, o que também representa uma melhor experiência do usuário. Neste contexto, o modelo de marketplace B2B não só aumenta os pedidos dos sellers, como também oferece a eles uma visibilidade no mundo digital que dificilmente conseguiriam por outros meios. “Nosso marketplace contará tanto com nossos distribuidores quanto com sellers para continuar com o mesmo modelo de negócios. A venda vai ser transferida do marketplace ao distribuidor, que será responsável pelo gerenciamento e envio. Dessa forma, lançamos uma ferramenta para ajudar nossa equipe de distribuidores e vendedores a captar os novos nativos digitais e, ao mesmo tempo, digitalizamos a marca com novos canais de venda”, explica Paula Llanet, gerente de ecommerce da Indola Professional.
Para iniciar este projeto, a Henkel teve que adotar uma nova forma de realizar transações. O marketplace da Indola foi pensado para agregar valor aos modelos tradicionais de venda através de ferramentas digitais e novas tecnologias que ajudam a aumentar a eficácia.
O conceito adotado é de apoio comercial. É claro que os canais físicos e tradicionais têm limitações de escopo em certos cenários, e o que a Indola conseguiu foi satisfazer essa demanda pendente, facilitando os processos que as lojas não conseguiam cobrir.
Um fator importante para o usuário final é a confiança que existe na marca por trás do produto. A Indola é uma referência no setor de salões de beleza profissionais, e seus produtos mais vendidos são da gama de coloração PCC. Além disso, todas as tinturas são veganas e contam com uma tecnologia inovadora.
“Como especialistas em comércio digital, entendemos as necessidades dos nossos clientes, tanto B2B quanto B2C. Estamos muito satisfeitos com a melhora que a Henkel notou com o marketplace da VTEX, e sabemos que juntos podemos fornecer as ferramentas que a empresa precisa para continuar crescendo”, explica Prakash Gurumoorthy, general manager da VTEX EMEA & APAC.
Eleita pela Henkel como parceira estratégica para modernizar suas vendas B2B, a VTEX também acaba de ser reconhecida pela Gartner como uma das melhores plataformas para administrar o comércio digital B2B e B2C na mesma plataforma.
“Posso dizer que nossa migração para a VTEX foi muito benéfica, tanto para a empresa quanto para os nossos clientes. A plataforma é intuitiva e fácil de usar, e ainda permite fazer mudanças e adaptar a loja às nossas necessidades, mesmo sem termos muitos conhecimentos técnicos”, explica Paula.
O modelo de negócios diferenciado da marca Indola buscou na VTEX um software que cumprisse os seguintes requisitos:
Apesar do grande número de vendedores do novo marketplace, de suas barreiras administrativas e da configuração de cada um desses sellers, o novo canal foi lançado depois de apenas quatro meses de implementação, e já conta com um crescente interesse por parte dos clientes.
A VTEX (NYSE: VTEX) é a plataforma global de comércio digital onde CEOs e CIOs visionários encontram eficiência para suas vendas digitais. Nossa plataforma composable e completa ajuda marcas e varejistas a modernizar seu stack e potencializar resultados operacionais ao migrar de sistemas legados, operar diversos modelos de negócios em um mesmo local e otimizar processos de estoque e logística com canais de vendas conectados. Como líder em plataformas de comércio digital, a VTEX tem a confiança de mais de 2.600 clientes B2C e B2B, entre eles Carrefour, Colgate, Motorola, Sony, Stanley Black & Decker e Whirlpool, tendo mais de 3.400 lojas online ativas em 38 países (dados do ano fiscal terminado em 31/12/2022). Para mais informações, visite www.vtex.com.
Sobre a Henkel
A Henkel tem presença em mais de 75 países e divide sua atividade em duas grandes unidades de negócios: Adhesive Technologies, com soluções adesivas para consumo em larga escala e a indústria e Consumer Brands, com produtos de cuidado do cabelo, da roupa e do lar líderes no mercado.
A estratégia da Henkel se baseia na sustentabilidade, a digitalização e a inovação. É por isso que seu apoio e seu suporte técnico a pequenas ou médias empresas que comercializam seus produtos foi aumentando nos últimos anos.
LLYC Brasil
Taynara Duarte
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