16/11/2023 às 10h11min - Atualizada em 17/11/2023 às 00h06min

Projetos classificados no Prêmio Liga STEAM 2023 contemplam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Na segunda quinzena de novembro, serão conhecidos os 30 projetos finalistas da edição de 2023 do Prêmio Liga STEAM

Marcelo Moreira
Gabriel Araújo

O Prêmio Liga STEAM 2023 está chegando à sua fase final e um detalhe chamou a atenção da equipe de avaliação dos 150 projetos que foram classificados para a competição deste ano. Em seu conjunto, os trabalhos selecionados contemplam todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são as metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. 

“É um sinal de esperança, constatar que os estudantes brasileiros, da educação infantil ao ensino médio, tenham o pensamento voltado para a construção de um mundo melhor”, afirma Tatiana Nolasco, presidente da Fundação ArcelorMittal, entidade promotora do Prêmio Liga STEAM. “O Prêmio Liga STEAM mostra que professores e alunos estão prontos para sugerir iniciativas e soluções para importantes questões cotidianas vividas por todos nós”, complementa Tatiana. 

O Prêmio Liga STEAM, que está em seu segundo ano de implantação no país, visa disseminar a abordagem STEAM nas escolas públicas brasileiras. Amplamente aplicada em vários países do mundo, ela propõe desenvolver o conhecimento dos alunos por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos desenvolvidos em sala de aula por alunos e professores para a resolução de problemas reais do dia a dia com a aplicação de conhecimentos e habilidades das áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, daí o acrônimo em inglês “STEAM”. 

Os 17 ODS da ONU 

Os 17 ODS estão presentes na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e foram adotados pelos 193 países membros da organização. Eles propõem uma agenda de ações sociais, ambientais, econômicas e institucionais que levem à implementação de políticas públicas e iniciativas privadas para garantir, até 2030, prosperidade da humanidade em harmonia com o planeta. Cada um dos 17 ODS representa um desafio a ser alcançado pela humanidade.  

Consumo e Produção Responsáveis (ODS número 12) foi a que mais apareceu (79 ocorrências) entre os 150 projetos selecionados no Prêmio Liga STEAM 2023, o que indica a atenção dos alunos com o uso dos recursos naturais do planeta e o meio ambiente. O ODS 11 (Cidades e comunidades sustentáveis), foi o segundo mais frequente, com 78 ocorrências, ampliando o conceito da sustentabilidade para o ambiente da vida humana das cidades. Empatados em terceiro lugar (com 54 ocorrências), estão Saúde e bem-estar (ODS 3) e Educação de qualidade (ODS 4). Confira no quadro abaixo os 17 ODS da ONU e suas ocorrências nos 150 projetos que concorrerem ao Prêmio Liga STEAM 2023. 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 

Ocorrências nos 150 projetos selecionados 

1 – Erradicação da pobreza 

11 

2 – Fome zero e agricultura sustentável 

37 

3 – Saúde e bem-estar 

54 

4 – Educação de qualidade 

54 

5 – Igualdade de gênero 

6 – Água potável e saneamento 

24 

7 – Energia limpa e acessível 

20 

8 – Trabalho decente e crescimento econômico 

14 

9 – Indústria, inovação e infraestrutura 

18 

10 – Redução das desigualdades 

19 

11 – Cidades e comunidades sustentáveis 

78 

12 – Consumo e produção responsáveis 

79 

13 – Ação contra a mudança global do clima 

29 

14 – Vida na água 

12 

15 – Vida terrestre 

37 

16 – Paz, justiça e instituições eficazes 

17 – Parcerias e meios de implementação 

25 

 

O Prêmio Liga STEAM 

Em um projeto de amplitude nacional, com nove meses de maturação, o Prêmio Liga STEAM 2023 está chegando ao seu final depois de envolver milhares de professores e alunos e de reunir 296 projetos inscritos, vindos de escolas públicas de todo o Brasil.  

Desse total, foram selecionados 50 projetos oriundos de escolas de Educação Infantil, 50 projetos do Ensino Fundamental e 50 projetos do Ensino Médio, totalizando 150 inciativas de 18 estados mais o Distrito Federal, que implementaram as iniciativas nas escolas. No próximo dia 17 de novembro, 30 projetos serão selecionados, entre estes 150 classificados inicialmente, para a grande final do Prêmio Liga STEAM 2023. 

As escolas vencedoras do Ensino Fundamental, a partir do 3º ano, e as do Ensino Médio serão premiadas com um laboratório de robótica. A escola vencedora de Educação Infantil (a partir de 4 anos) até o 2º ano do Ensino Fundamental receberá uma brinquedoteca. Para os segundos e terceiros lugares das três categorias, os prêmios são em dinheiro, a serem revertidos em equipamentos e benfeitorias para as escolas. 

O que é a Liga STEAM  

A Liga STEAM é uma estratégia criada pela Fundação ArcelorMittal para conectar parceiros relevantes e somar forças para investir na educação do Brasil. Hoje, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, é um dos maiores programas de formação gratuita de educadores em STEAM do país.  

STEAM é uma abordagem educacional que integra as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, muito difundida em países como Estados Unidos, China, Austrália e Reino Unido. A abordagem STEAM desenvolve conhecimento por meio de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, a partir da resolução de problemas reais do dia a dia. Os projetos valorizam a contribuição coletiva dos alunos e a aplicação de conhecimentos e habilidades de diferentes áreas.   

Fundação Banco do Brasil 

Em 1985, o Banco do Brasil instituiu a Fundação BB para contribuir para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado - ISP do BB e de parceiros, declarada o coração social do Banco do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.  

Associação Voluntários para o Serviço Internacional 

AVSI Brasil - É uma organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, cuja missão é tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de sua família e de sua comunidade, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. É uma organização local vinculada ao contexto internacional por meio da Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países, presente no Brasil desde a década de 1980 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.  

Tríade Educacional 

É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são base de propostas de formação nessas temáticas pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos.   

Fundação ArcelorMittal 

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados.   

 

Foto: Participantes da edição 2022/ Crédito: Gabriel Araújo


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp