16/11/2023 às 17h01min - Atualizada em 17/11/2023 às 00h02min

Quinta temporada de "Origens", série especial do UOL, retrata a busca do chef de cozinha João Diamante por sua ancestralidade no Benin

Agora, como documentário, o novo curta-metragem conta ainda com participações de Sarah Aline, Karin Hils e Vera Eunice

UOL
UOL
A premiada série documental “Origens”, do UOL, chega em sua quinta temporada para contar novas histórias de personalidades negras que buscam resgatar sua ancestralidade por meio de exames de DNA.  O chef de cozinha João Diamante é o personagem principal da nova produção que, desta vez, será em formato de documentário e possui quatro episódios em português e francês, disponíveis no Youtube do UOL Prime e no Canal UOL.

Sob a chancela de ECOA, plataforma por um mundo melhor do UOL, o projeto mostra que o chef possui a maior parte de seu material genético oriundo da Costa da Mina, região do Golfo de Guiné. Ele, então, vai ao Benin e se encontra com vendedores de comida de rua, traz curiosidades sobre os alimentos típicos do país em feiras livres, como acarajé, feijoada, ensopado, entre outros, e visita locais emblemáticos que remontam a trajetória da origem da escravidão no Brasil.

"Eu tinha uma impressão [sobre o Benin] reversa, pelo que a televisão mostrava. Eu pensava que era um país triste. E, não, pelo contrário. Todo mundo lá é muito feliz, muito alegre”, explica Diamante. “Foi o melhor processo criativo que já fiz. Foi um dos melhores presentes que já recebi na minha vida. Você só consegue evoluir se você sabe de onde você saiu”, finaliza.
Na busca por um entendimento mais profundo do passado de escravidão no Brasil, “Origens” também exibe João explorando a "Rota dos Escravos" em Ouidah, uma trilha que se estende pela cidade e abrange os últimos quatro quilômetros do trajeto percorrido pelos escravizados antes de serem levados em navios para países na costa americana, incluindo o Brasil.

Origens destaca também o caminho repleto de desafios percorrido pelas pessoas negras no Brasil em busca do reconhecimento de sua própria história e ancestralidade, ao mesmo tempo em que mostra como a ciência e a tecnologia, como os testes de DNA, podem contribuir para preencher as lacunas desse quebra-cabeça.

Além de João Diamante, a quinta temporada também mostra a história da psicóloga e ex-BBB Sarah Aline, a atriz e cantora Karin Hils e a professora Vera Eunice. Todas elas fizeram testes de DNA em busca de suas ancestralidades genéticas e contaram ao ECOA o significado das descobertas para suas vidas.

O projeto Origens foi lançado em 2021 e conquistou o primeiro lugar no Prêmio "Respeito e Diversidade", realizado pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), na categoria “Imprensa”, e o Prêmio Internacional de Excelência em Design na categoria “Questões Sociais” da SND (Society for News Design). Durante os anos, a produção já teve a participação de inúmeras personalidades negras, entre elas Babu Santana, Carlinhos Brown, Daiane dos Santos, Érika Hilton, Gilberto Gil, Maju Coutinho, Péricles e Zezé Motta.

As reportagens especiais da quinta temporada estão disponíveis em ECOA e a produção completa, por sua vez, pode ser acessada no Youtube do UOL Prime e no Canal UOL.

Sobre o UOL Conteúdo e Serviços
UOL Conteúdo e Serviços oferece mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Com cobertura de 73% (7 em cada 10 brasileiros acessam o conteúdo UOL todos os meses), o UOL tem a maior audiência entre veículos de comunicação da internet brasileira. O UOL Conteúdo e Serviços oferece ainda produtos de entretenimento (UOL Play, UOL Economia+, Clube UOL), segurança e Assistência (Antivírus, Assistência Técnica, UOL Resolve), soluções para mídia digital (Publicidade), entre outros. O Grupo UOL é o maior grupo brasileiro de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais e tem ainda as seguintes unidades de negócios: PagBank, companhia aberta na NYSE (EUA), que tem soluções completas para pagamentos online e presenciais (mobile e POS) para todos os meios de pagamento (cartões de crédito, débito e refeição), além das contas digitais gratuitas que permitem pagar contas, recarregar celular, fazer portabilidade de salário e enviar e receber transferências (TEDs); a Compass UOL, que oferece soluções tecnológicas para a transformação digital de grandes empresas; e o UOL EdTech, plataforma com soluções para ensino online. Acesse: www.uol.com.br/sobre
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp