15/11/2023 às 20h34min - Atualizada em 17/11/2023 às 00h02min

Comunicação aberta nos relacionamentos amorosos é um dos pilares para a rotina de casais saudáveis e com menos conflitos

Diálogo, escuta ativa e contato visual contribuem para o aprofundamento emocional das relações sexuais

Digital Fisher Comunicação e Marketing
Gledson Ricca é sexólogo - Divulgação
Os conflitos são uma parte natural de qualquer relacionamento, incluindo os românticos. A maneira como os casais lidam com os conflitos pode ter um impacto significativo no bem-estar e na longevidade dos relacionamentos. A comunicação é um dos pilares para o equilíbrio entre os casais. A comunicação não deve ser um monólogo, mas, uma via de diálogo com escuta ativa e contato visual.
 
“A escuta ativa é uma habilidade crucial na comunicação entre casais. Ela envolve mais do que simplesmente ouvir as palavras que estão sendo ditas; trata-se de atenção dedicada total ao parceiro, compreender as emoções subjacentes e responder de uma maneira que demonstra compreensão. Quando aplicada entre casais, a escuta ativa pode fortalecer a conexão emocional e ajudar na resolução de conflitos”, revela Gledson Ricca, que é sexólogo e terapeuta de casais.

No momento da escuta ativa, o foco deve ser total no parceiro, evitando distrações com equipamentos de celulares, eletrônicos, música e interrupções de terceiros.

“Nas minhas palestras e cursos, também realizo dinâmicas de contato visual, que demonstra envolvimento de ambas as partes no diálogo O contato visual comunica interesse e disposição para se envolver na comunicação”, frisa Gledson.

A escuta ativa é uma prática que requer esforço e pode melhorar significativamente a qualidade da comunicação entre casais. Quando ambos os parceiros praticam a escuta ativa, isso contribui para um ambiente de relacionamento mais saudável e abrangente. O contato visual é uma parte importante da comunicação do casal. A forma como o contato visual é realizado durante um diálogo pode influenciar a qualidade da comunicação e a conexão emocional.
Escuta ativa e contato visual fazem parte daquilo que chamo de “conexão emocional” nos relacionamentos.

“A conexão emocional entre os casais refere-se ao vínculo afetivo profundo que existe entre parceiros românticos. É uma ligação emocional que vai além da atração física ou das atividades compartilhadas e envolve a compreensão mútua, o apoio e intimidades emocionais”, afirma o sexólogo.
Vida sexual profunda - Em um relacionamento tudo se comunica. O jeito de falar, ouvir, o olhar e todas as expressões verbais, não-verbais e carícias. “quanto mais o casal explorar as suas deixas não-verbais do corpo, o clima tende a esquentar na hora do flerte, da paquera e do próprio ato. O olhar, o cheiro, o toque são tão profundos quanto as falas calorosas de amor”, diz Gledson Ricca.

Diante de todo esse conjunto de fatores comunicacionais, a capacidade de se comunicar abertamente sobre emoções, expectativas e necessidades contribuem para uma conexão emocional saudável, tendo como elementos cruciais a escuta ativa e o contato visual, sendo que uma comunicação aberta e transparente deságua na comunicação sexual.

Comunicação sexual: aprofundamento e êxtase entre casais

A comunicação sexual desempenha o aprofundamento dos relacionamentos amorosos, contribuindo para a intimidade emocional e física entre os parceiros.

“Não adianta apenas o casal dominar todas as técnicas de comunicação verbal e não-verbal, se elas não forem ampliadas para uma comunicação sexual. Os desejos, fantasias e limites permitem que os parceiros compreendam melhor as necessidades sexuais do outro A comunicação sexual vai além da expressão física e envolve uma comunicação de afeto e intimidade segura. Palavras gentis, elogios e expressões de amor durante o ato sexual fortalecem os vínculos emocionais”, orienta o terapeuta Gledson Ricca.


A terapia de casal é uma opção útil para ajudar a resolver questões mais complexas entre os casais, destacando a comunicação aberta e transparente, além de como chegar a uma comunicação sexual eficiente.
Fonte:
Gledson Ricca é Sexólogo e Terapeuta de Casais

Pós-graduado em Sexualidade Humana pela ESUDA
Terapeuta de casais e atendimento de autoestima e autoconhecimento para mulheres
@gledsonricca 

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp