16/11/2023 às 12h39min - Atualizada em 17/11/2023 às 00h00min

Ações visam sensibilizar a sociedade sobre a prematuridade

A ONG Prematuridade.com promove uma série de atividades em alusão à campanha mundial

Viviane Soares Bucci
Prematuridade.com
Novembro de 2023 – Com o tema “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares”, a ONG Prematuridade.com dá início à campanha do “Novembro Roxo”, mês internacional de sensibilização para a causa da prematuridade, chamando a atenção da população para as causas e consequências do nascimento prematuro.

O slogan da campanha global enfatiza os benefícios do contato pele a pele precoce entre o recém-nascido e seus pais, especialmente para bebês prematuros extremos; é o que a ciência tem demonstrado por meio de diversos estudos. Diante disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e as instituições que compõem a Aliança Global para o Cuidado do Recém-nascido (GLANCE), incluindo a ONG Prematuridade.com, que representa o Brasil nessa rede, escolheram enfatizar novamente este tema em 2023.

O Brasil é o 10º país no ranking mundial de nascimentos prematuros. Aqui, cerca de 340 mil bebês nascem antes de completar 37 semanas de idade gestacional, todos os anos. Gravidez na adolescência, ausência de pré-natal, doenças relacionadas à gestação e a desinformação são alguns dos principais motivos dos altos índices de parto prematuro no Brasil, segundo um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF/2021).

“O parto prematuro tem um impacto social imenso. Além do alto custo para a saúde, a prematuridade pode ter repercussões de longo prazo que afetam diretamente a saúde mental e física dos bebês e suas famílias e, consequentemente, impacta outros setores da sociedade como Assistência Social, Educação, Cidadania. Se unirmos forças com organizações da sociedade civil, governos, entidades profissionais e científicas e iniciativa privada, conseguiremos mudar esse cenário”, fala a diretora-executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani.
 
A campanha em alusão ao “Novembro Roxo” e ao 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade de 2023, contará com uma ampla programação. Haverá encontros presenciais (caminhadas, piqueniques e palestras) por todo o Brasil, assim como ações virtuais - lives e webinários com profissionais de saúde, formadores de opinião e famílias de bebês prematuros.

O objetivo é chamar a atenção sobre o assunto e debater estratégias para mudanças positivas no cenário do parto prematuro nacional. Nas atividades programadas, estão confirmadas as participações de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), do Ministério da Saúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria e de outras importantes instituições no contexto da prematuridade, além de celebridades, pais e familiares de prematuros e profissionais de saúde.

Somando às ações online e offline, monumentos, estádios de futebol e prédios públicos, como o Congresso Nacional e Assembleias Legislativas, serão iluminados na cor roxa, a cor-símbolo da causa.
Para mais informações acesse o site: https://prematuridade.com/

Programação:
17/11: Maratona de lives do Dia Mundial da Prematuridade, iniciando às 08h, no Instagram, Youtube, Facebook e LinkedIn;
19/11: Caminhadas, piqueniques e outros encontros presenciais, a partir das 10h;
22/11: Audiência Pública na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados (Brasília), às 16h30, formato híbrido.
24/11 e 25/11: 3° Evento online da Liga Indisciplinar da ONG Prematuridade.com, das 19h às 21h na sexta, e das 8h às 13h no sábado, no Youtube e Facebook.
ONG Prematuridade.com – A Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – ONG Prematuridade.com, é a única organização sem fins lucrativos dedicada, em âmbito nacional, à prevenção do parto prematuro e à garantia dos direitos dos prematuros e de suas famílias. A ONG é referência para ações voltadas à prematuridade e representa o Brasil em iniciativas e redes globais que visam o cuidado à saúde materna e neonatal. A organização desenvolve ações políticas e sociais, bem como projetos em parceria com a iniciativa privada, tais como campanhas de conscientização, ações beneficentes, capacitação de profissionais de saúde, colaboração em pesquisas, aconselhamento jurídico e acolhimento às famílias, entre outras.

Assessoria de Imprensa:
Predicado Comunicação
Carolina Fagnani - [email protected] (11) 9 9144.5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Viviane Bucci - [email protected] (11) 9 30728305 WhatsApp
Fátima Costa – [email protected] (11) 9 9748-1732 WhatsApp

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp