16/11/2023 às 15h10min - Atualizada em 17/11/2023 às 00h00min

Intestino em dia: marca de laxantes eleva o tema sobre saúde do “segundo cérebro” em oportunidade de estágio

Mais do que atuar na prisão de ventre, DulcoLax, a marca incentiva a conversa sobre constipação de forma criativa a partir de vaga na área de marketing da empresa

Jéssie Ellen Costa Neves - Redação
Assessoria de Imprensa / Redação
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Intestino em dia: marca de laxantes eleva o tema sobre saúde do “segundo cérebro” em oportunidade de estágio
 
Mais do que atuar na prisão de ventre, DulcoLax, a marca incentiva a conversa sobre constipação de forma criativa a partir de vaga na área de marketing da empresa
 
A busca por talentos no mundo corporativo está sempre evoluindo, mas um anúncio de vaga de estágio recente no LinkedIn chama atenção pela importância dada a um tema muitas vezes negligenciado: o cocô. Apesar do tom de humor de DulcoLax, marca de laxantes mais vendida no mundo1 e do portfólio da unidade de consumo da Sanofi, que está oferecendo a oportunidade, a seriedade na abordagem é um reflexo de um fenômeno crescente de conscientização sobre a importância da saúde intestinal.

Nosso intestino, frequentemente chamado de "segundo cérebro" por muitos pesquisadores, desempenha um papel vital em nosso bem-estar geral. Ele controla uma função essencial do corpo: extrair energia dos alimentos, regulando nossos neurônios intestinais que, surpreendentemente, têm uma influência significativa em nosso comportamento, emoções e até mesmo caráter.

Pesquisa recente contratada pela DulcoLax, elaborada pela Ipsos, revelou números importantes que conectam constipação a uma ampla gama de condições que impactam na realização de atividades do nosso cotidiano. Dos 600 entrevistados para o estudo, 90% declararam que a prisão de ventre afeta em algum nível tarefas diárias. Por isso a ligação desse problema à performance no trabalho2.

"A partir dos resultados gerados pelo estudo, que vincula a saúde do intestino e o bem-estar geral, nos encorajamos a não apenas abordar o tema de forma leve, mas também o destacar como um ponto a ser respeitado na seleção de talentos. Vale ressaltar que, apesar do tom de voz bem-humorado de DulcoLax nas redes sociais, evidenciamos o pilar educacional da marca, com foco na importância de discutirmos o assunto de forma aberta, informativa e com embasamento científico", contextualiza Marília Zanoli, Diretora de Marketing em Consumer Healthcare na Sanofi.  

Outros dados importantes levantados pelo estudo com 600 entrevistados, entre homens e mulheres acima de 18 anos, mostram que:
  • 97% dos entrevistados afirmam que os sintomas de constipação afetam a vida de alguma forma;
  • 35% afirmam que os sintomas de constipação afetam muito ou o extremamente o humor, sendo a esfera da vida mais afetada;
  • 56% acreditam que falar sobre cocô é um tabu. Profissionais de saúde e núcleo familiar são os ambientes mais confortáveis para falar sobre constipação;
  • Por outro lado, 54% ainda se sentem desconfortáveis de falar sobre o tema em ambientes mais formais – como com colegas de estudo ou de trabalho;
  • Ir ao banheiro fora de casa ainda é uma barreira muito grande. 45% ainda se sentem desconfortáveis para ir ao banheiro em viagens com a família. Quando se trata de ambientes como trabalho, escola e casa de amigos, esse número sobe para aproximadamente 60%;
  • Nesse sentido, 78% declaram que ir ao banheiro fora de casa atrapalha a rotina;
  • Constipação não é apenas saúde intestinal. 60% declara que os sintomas de constipação atrapalham no gerenciamento do stress e afetam a saúde mental;
  • Por outro lado, 77% associam saúde mental como sinônimo de “ter sucesso” e 72% saúde física.
Um intestino saudável é fundamental para a saúde geral e, por isso, a vaga informa que fazer cocô é parte importante da cultura da equipe que trabalha com a marca, relacionando a ida ao banheiro regularmente ao processo seletivo, não como fator eliminatório, mas sim para dar luz a um tema que ainda é motivo de constrangimento e tabu para muitos.

Embora a ação de DulcoLax possa parecer incomum, ela reflete uma tendência de abertura e discussão franca sobre a saúde intestinal, um tema que muitas vezes é evitado nas conversas cotidianas, especialmente nos ambientes corporativos.

O anúncio da vaga salienta que os candidatos devem demonstrar um interesse genuíno na promoção da saúde intestinal e entender a importância de hábitos alimentares equilibrados. "Esse critério no recrutamento mostra que, mesmo em setores sérios como a saúde, há espaço para criatividade e diálogo sobre temas importantes. O cocô pode até ser um tema engraçado de se comentar, mas sua relevância para o equilíbrio físico e mental jamais deve ser subestimada", reforça a CMO da companhia.

A vaga de estágio estará disponível no perfil da Sanofi no LinkedIN até o dia 22 de novembro de 2023. 

Siga o perfil de DulcoLax nas redes sociais:
@dulcolaxbr
@barrozitos

@sanofi_brasil

 
Sobre a Sanofi 
Somos uma inovadora empresa global de saúde, movida por um propósito: buscamos os milagres da ciência para melhorar a vida das pessoas [we chase the miracles of science to improve people’s lives]. Nossa equipe, em cerca de 100 países, dedica-se a transformar a prática da medicina, possibilitando o impossível. Fornecemos opções de tratamento potencialmente decisivos e proteção vacinal essencial para milhões de pessoas em todo o mundo, ao mesmo tempo em que colocamos a sustentabilidade e a responsabilidade social no centro de nossas ambições.

DULCOLAX® (bisacodil). Indicação: casos de constipação intestinal, no preparo para procedimentos diagnósticos, no pré e pós-operatório e em condições que exigem uma evacuação facilitada. MS 1.8326.0401. DULCOLAX® GOTAS (picossulfato de sódio). Indicação: para o tratamento da constipação e para facilitar a evacuação intestinal. MS 1.8326.0476. O USO DO MEDICAMENTO PODE TRAZER ALGUNS RISCOS. Leia atentamente a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. 

*Pesquisa on-line realizada pela Ipsos, a pedido de DulcoLax (Consumer Healthcare na Sanofi), no dia 03/08/2023, com amostra de 600 pessoas maiores de 18 anos de todas as regiões do Brasil que sofreram de sintoma de constipação nos últimos 12 meses. A margem de erro é de 4 p.p.

Referências:
1-   Nicholas Hall’s global CHC database, DB6. MAT Q4 2022 value data
2-   Brazilian's relationship with constipation – IPSOS MSU BR. 2023
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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