16/11/2023 às 18h12min - Atualizada em 17/11/2023 às 00h00min

Para além do teste do pezinho, Dia Mundial da Prematuridade reforça cuidados essenciais com a saúde do bebê nos primeiros dias de vida

Letícia M J P Silva
Fotógrafo: Ben Edwards
  • Além do teste do pezinho, exame de fundo de olho pode detectar Retinopatia da Prematuridade, que afeta cerca de 25% de bebês recém-nascidos prematuros no Brasil;
  • Cuidados neonatais também devem considerar atenção redobrada à pele do bebê prematuro, que é mais vulnerável devido à ausência de proteção pelo vérnix.

São Paulo, novembro de 2023 - O parto marca o nascimento do bebê e é uma mistura de alegria e preocupação para os familiares, especialmente para aqueles que chegam antecipadamente. Com o intuito de conscientizar sobre possíveis intercorrências de partos prematuros, o Dia Mundial da Prematuridade, celebrado em 17 de novembro, busca sensibilizar a população sobre as necessidades e direitos dos bebês prematuros. Dentre esses direitos estão alguns exames realizados logo após o nascimento, como o teste do pezinho, é importante ter atenção também aos olhos do recém-nascido e, especialmente, dos prematuros.
Um exame fundamental na triagem neonatal é o exame de fundo de olho. Indicado especialmente nos casos dos bebês prematuros, é idealmente realizado a partir da quarta semana de vida e deve ser feito por um médico oftalmologista com experiência para identificar as alterações retinianas, como a Retinopatia da Prematuridade (ROP). O acompanhamento da evolução destes bebês com o exame de fundo de olho é muitas vezes necessário e é justamente através dele que podem ser identificadas alterações decorrentes da prematuridade que precisam de tratamento.
De acordo com o Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente Fernandes Figueira (IFF), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Ministério da Saúde (MS), a Retinopatia da Prematuridade é uma das principais causas de cegueira infantil na América Latina, a condição afeta a vascularização da retina e atinge cerca de 25%1 dos bebês recém-nascidos prematuros, podendo se manifestar de forma branda, mas em casos mais graves pode levar à cegueira.
“O exame de fundo de olho em prematuros é imprescindível”, comenta a Dra. Maria Rita Burlamaqui, médica oftalmologista da divisão farmacêutica da Bayer. “Quando pensamos nessa condição, é preciso ter como foco a importância do diagnóstico e acompanhamento adequados para o paciente. Quanto mais prematuro, ou seja, quanto menor a idade gestacional do bebê ao nascimento e quanto menor o peso ao nascer, maior é o risco de desenvolver a retinopatia da prematuridade. Nos casos mais graves da doença, ela pode, inclusive, levar a alterações retinianas que implicarão na perda de visão destes pacientes”.
Nem sempre a condição exige intervenção médica, por isso a importância de ter o exame de fundo de olho como parte da triagem neonatal, em situações menos severas, ela pode ser apenas monitorada. Entretanto, em casos mais críticos, é essencial considerar os procedimentos disponíveis para o tratamento, como o uso de laser (terapia com fotocoagulação) e a administração de medicamentos antiangiogênicos, como o Aflibercepte. Ambas as abordagens visam a combater a formação de vasos sanguíneos anormais na retina.
Mas não são apenas os olhos do bebê prematuro que merecem atenção redobrada. Um estudo realizado por doutoras da USP-RP, UFG e UFRN mostra que a pele de prematuros é mais vulnerável que a do recém-nascido, devido à ausência de proteção pelo vérnix (substância esbranquiçada e gordurosa, com textura parecida à do queijo ou da cera, que recobre a pele dos recém-nascidos) e do estrato córneo na epiderme (camada mais externa da pele)².
“Optar por produtos com formulação adequada - com fórmula pura, pró-vitamina B5, livre de corantes, fragrâncias, parabenos e outros conservantes para evitar a absorção cutânea de substâncias químicas e manter a hidratação da pele -, é extremamente importante para a proteção da pele dos bebês prematuros. Mas é importante frisar que o uso desses produtos é indicado após algumas semanas de vida, quando o seu quadro clínico já estiver mais estável”, explica Dr. Augusto Vieira, Líder Médico da divisão de Consumer Health da Bayer Brasil.
Estudos têm enfatizado a importância dos cuidados adequados com a pele em bebês prematuros, demonstrando que a hidratação melhora a função da barreira cutânea e o bem-estar geral³, pois sua pele, ainda em desenvolvimento, é propensa a ressecamento, irritação e infecções. Além disso, uma pesquisa recente publicada no Jornal da Associação Britânica de Dermatologistas4 enfatiza os benefícios do uso de hidratantes especializados adaptados às necessidades únicas dos bebês prematuros, como por exemplo, o Dexpantenol, produto que é aprovado e indicado para a pele dos bebês prematuros e auxilia o tratamento para que a sua pele permaneça saudável e confortável durante as primeiras fases da vida.
Cada bebê prematuro é único, e os cuidados podem variar de acordo com a idade gestacional e quaisquer condições médicas adicionais. Mas os avanços na medicina neonatal têm aumentado significativamente o desenvolvimento saudável de bebês prematuros, mas ainda é um processo que exige atenção e cuidado dedicados.

Referências
[1] Associação Brasileira de Pais, familiares, amigos e cuidadores de bebês prematuros, “Retinopatia da Prematuridade”, disponível em: https://www.prematuridade.com/retinopatia-da-prematuridade
² Natália Del Angelo Aredes; Raionara Cristina de Araújo Santos; Luciana Mara Monti Fonseca; “Cuidados com a pele do recém-nascido prematuro: revisão integrativa”, página 18, disponível em: file:///C:/Users/lpinheiro/Downloads/Cuidados%20com%20a%20pele%20do%20rn%20prematuro%20revis%C3%A3o%20integrativa-2017%20(2).pdf
³ Kusari A, Han AM, Virgen CA, Matiz C, Rasmussen M, Friedlander SF, Eichenfield DZ. Evidence-based skin care in preterm infants. Pediatr Dermatol. 2019 Jan;36(1):16-23. doi: 10.1111/pde.13725. Epub 2018 Dec 12. PMID: 30548578
4 F. S. Afsar, Skin care for preterm and term neonates, Clinical and Experimental Dermatology, Volume 34, Issue 8, 1 December 2009, Pages 855–858, https://doi.org/10.1111/j.1365-2230.2009.03424.x


Sobre a Bayer
A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas ciências da vida nos setores de agronegócios e saúde. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade. O Brasil é a terceira maior operação da companhia no mundo.

Bepantol® Baby – Cuidado completo e profundo para a pele do seu bebê
Sempre pensando na saúde e bem-estar dos bebês, Bepantol® Baby é um creme antiassaduras que vai além das pomadas comuns. Ele forma uma barreira protetora transparente que restaura a pele do bebê de dentro para fora, ajudando a prevenir as assaduras. Sua fórmula é pura, livre de parabenos e outros conservantes, não contém óxido de zinco e oferece uma camada de proteção respirável, que não resseca e não craquela, mantendo a pele hidratada e protegida por até 10 horas1. Além do creme antiassaduras, que já é muito reconhecido e o mais indicado pelos pediatras², a marca estendeu seu portfólio e conta agora com o Bepantol® Baby Lenços Umedecidos, uma novidade que também é livre de fragrâncias, parabenos e conservantes, e tem Pró-Vitamina B5 – para ajudar na hidratação da pele.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp