14/11/2023 às 15h29min - Atualizada em 15/11/2023 às 00h07min

Desastres no Brasil e imagens de radar: a importância do monitoramento em alta resolução

*Por José Victor Orlandi Simões

Michelle Segantini
www.img.com.br
Jose Victor Orlandi Simões
O Brasil é um país de dimensões continentais conhecido por sua diversidade natural e climática. No entanto, essa mesma diversidade também torna o país suscetível a uma variedade de eventos adversos, como enchentes, deslizamentos de terra, secas e incêndios florestais.
Os desastres naturais representam riscos significativos para a segurança das pessoas e a preservação do meio ambiente. No Brasil, eles causam anualmente bilhões de reais em danos materiais e perdas de vidas.

Pensando em como prevenir tais situações, uma das ferramentas mais avançadas e eficazes para o monitoramento de desastres, mesmo em condições adversas, como a presença de nuvens e chuvas intensas, é a tecnologia de imagens de radar.

As imagens de radar são geradas por sistemas que utilizam ondas eletromagnéticas para mapear a superfície terrestre e seus arredores. Ao contrário das imagens ópticas (geradas por espelhos e lentes), as imagens de radar não dependem da luz solar, o que significa que podem ser obtidas durante o dia ou a noite e, o que é ainda mais importante, mesmo sob condições de céu nublado ou chuvas intensas.

Como as imagens de radar podem ajudar a salvar vidas

As enchentes e os deslizamentos de terra são desastres comuns no Brasil, especialmente durante a temporada de chuvas. As imagens de radar têm a capacidade de detectar mudanças sutis na umidade do solo, permitindo a identificação precoce de áreas propensas a inundações e deslizamentos.
Ao monitorar continuamente regiões críticas, os sistemas de radar podem alertar as autoridades e as comunidades locais sobre a iminência de desastres, permitindo a evacuação e ações preventivas. Essa capacidade de resposta rápida pode salvar vidas e minimizar danos materiais.
À medida que continuamos a lidar com os desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela ocorrência cada vez mais frequente de eventos extremos, investir em tecnologias como o radar, é fundamental. Elas não apenas ajudam a proteger vidas e propriedades, mas, também, contribuem para uma gestão mais eficaz do território brasileiro.
No futuro, podemos esperar avanços ainda maiores na tecnologia de imagens de radar, permitindo um monitoramento mais preciso e em tempo real de desastres naturais. Isso nos dará uma vantagem valiosa na proteção de nosso país e na construção de um futuro mais seguro e resiliente.

*Analista de Marketing da Imagem Geosistemas



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp