14/11/2023 às 16h35min - Atualizada em 15/11/2023 às 00h07min

IBM anuncia watsonx.governance para ajudar empresas na governança e confiabilidade na IA Generativa

IBM anuncia watsonx.governance

Celeste Luz
Fonte: Divulgação IBM

watsonx.governance ajuda as organizações: 

  • Gerenciarem a IA para cumprir os próximos regulamentos de segurança e transparência globais
  • Detectar e mitigar proativamente os riscos, monitoramento para equidade, vieses, desvios e métricas de LLM (Modelos de Grande Linguagem)
  • Gerenciar, monitorar e governar modelos de IA da IBM, comunidades de código aberto e outros provedores de modelos 

 A IBM (NYSE:IBM) anuncia hoje que o watsonx.governance estará disponível no início de dezembro para ajudar empresas com modelos de IA, eliminando o mistério em torno dos dados recebidos e as respostas geradas.  

A IA generativa, alimentada por Modelos de Grande Linguagem (LLM) ou Modelos Fundacionais, oferece muitos casos de uso para empresas, mas também pode gerar novos riscos e complexidades, desde os dados de treinamento extraídos da internet que não podem ser validados como corretos e precisos, até a falta de explicação dos resultados. O watsonx.governance fornece às organizações o kit de ferramentas para gerir o risco, abraçar a transparência e antecipar o cumprimento da futura regulamentação focada em IA. 

Como as empresas hoje estão buscando inovar com IA, implantando um mix de LLMs de provedores de tecnologia e comunidades de fontes abertas, o watsonx possibilita que gerenciem, monitorem e governem modelos de onde quer que sejam. 

  "Os conselhos empresariais e os CEOs estão buscando ver os resultados dos modelos de IA mais poderosos, mas os riscos devido à falta de transparência e incapacidade de administração desses modelos está tornando este caminho difícil", disse Kareem Yusuf, Ph.D, Vice-Presidente Sênior de Gestão de Produtos e Crescimento, da IBM Software. "O watsonx.governance é uma solução única para empresas que estão com dificuldade para implantar e gerenciar ambos os modelos LLM e Machine Learning, proporcionando as ferramentas que precisam para automatizar processos de governança de IA, monitorar seus modelos e tomar ações corretivas com maior visibilidade.  Sua capacidade de traduzir regulamentações em políticas executáveis só será mais essencial para as empresas à medida que a nova regulação de IA acontecer em todo o mundo. " 

A IBM Consulting também  expandiu sua experiência estratégica  para ajudar os clientes a escalarem a IA responsável, tanto com a governança automatizada do modelo quanto com a organizacional, englobando pessoas, processos e tecnologia IBM com parceiros estratégicos. Os consultores da IBM têm ampla experiência na criação de conselhos de ética de IA, cultura organizacional e de prestação de contas, treinamento, regulação e gerenciamento de riscos e mitigam ameaças de cibersegurança, usando projetos centrados em humanos. 

O watsonx.governance é um dos três produtos de software que fazem parte da plataforma de IA e dados, IBM watsonx, juntamente com um conjunto de assistentes de IA, desenvolvidos para ajudar as empresas a escalar e acelerar o impacto da IA.  A plataforma inclui a solução corporativa de próxima geração watsonx. ai para criadores de IA, e o armazenamento de dados watsonx. data: aberto, híbrido e governado. A empresa recentemente  anunciou proteção de propriedade intelectual  para o seu Modelos watsonx desenvolvidos pela IBM.  


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp