14/11/2023 às 12h29min - Atualizada em 15/11/2023 às 00h00min

Tecnologia e inovação em saúde mental marcam o GOIC 2023

Evento realizado na UniFAJ, em Jaguariúna/SP, reuniu profissionais da saúde e contou com a apresentação de projetos inovadores

Jean Martins
Igor Carreira/UniFAJ
O Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) anunciou os projetos vencedores do Grand Open Innovation Challenge (GOIC 2023), que teve como objetivo encontrar soluções inovadores em saúde mental para o tratamento de jovens que possuem entre 14 e 24 anos de idade. A apresentação dos projetos ocorreu nos dias 27 e 28 de outubro, no campus 1 do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ), em Jaguariúna/SP.

Os projetos apresentados para uma bancada de especialistas foram criados por pessoas físicas e jurídicas, entre startups, empresas, universitários, docentes, pesquisadores e demais inovadores. Todos foram desenvolvidos com base em três temáticas: bullying, sintomas depressivos e prevenção e intervenção no uso de álcool e outras drogas.

Na categoria Jurídica, dos seis projetos finalistas, três deles saíram vencedores: a Neurobots, startup de neuroengenharia que desenvolve tecnologias acessíveis e baseadas em evidências científicas para a saúde mental; a Ego2Save, uma plataforma para monitorar a saúde mental e as emoções dos usuários em tempo real e os conectar com o sistema de saúde; e o Icapiedu, farejador de bullying para criar ambiente escolar seguro com acolhimento e ajudar o professor a ter um olhar clínico para fortalecer o protagonismo de seus estudantes do Ensino Fundamental 2.

Já na categoria Pessoa Física (universitários), dos seis projetos que foram para a final do GOIC, o vencedor foi o FormAção, um software de serviço para promoção do autocuidado e a autopercepção, destinado a jovens de 17 a 24 anos vítimas de bullying.

A partir de agora, os vencedores receberão subsídios em valores que podem chegar até R$ 55 mil e passarão a fazer parte de uma equipe multidisciplinar do CISM, que por sua vez terá como foco o desenvolvimento do projeto para que o mesmo possa ser aplicado na prática junto à população, principalmente entre jovens.

Goic é uma iniciativa do CISM
O Goic é uma iniciativa do CISM, programa que tem como objetivo avançar o conhecimento sobre as condições de saúde mental no Estado de São Paulo e regiões periféricas por meio da introdução de intervenções inovadoras que visam melhorar o bem-estar dessas comunidades.

O programa vem sendo desenvolvido na rede pública de saúde com as prefeituras de Indaiatuba
e Jaguariúna, numa parceria com:
Grupo UniEduK, representado pelo Centro Universitário Max Planck (UniMAX) e o Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp); Universidade de Yale; Universidade de Harvard; Universidade do Minho; Instituto Karolinska; além da iniciativa privada por meio do Banco Industrial do Brasil.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp