14/11/2023 às 14h19min - Atualizada em 15/11/2023 às 00h00min

Novos Dados Apresentados na EACS 2023 Reforçam o Perfil Clínico Sólido do Lenacapavir Semestral para Adultos com HIV Multirresistente a Múltiplos Medicamentos

– A análise de resistência de dois anos do estudo clínico pivotal CAPELLA reforça o lenacapavir como uma opção centrada na pessoa em combinação com um regime de base otimizado – - As últimas pesquisas destacam o potencial impacto do lenacapavir no futuro do atendimento clínico do HIV

Samara Alcantara
https://www.gilead.com/utility/global-operations/south-america/brazil/portuguese-translation
Gilead Sciences

 Gilead Sciences, Inc. (Nasdaq: GILD) apresentou novos dados que apoiam o lenacapavir como uma opção de tratamento importante para adultos com HIV multirresistente a múltiplos medicamentos (MDR) que possuem um extenso histórico de tratamento. Esses achados destacam a importância do lenacapavir, a primeira medicação injetável de longa duração para o tratamento do HIV administrada duas vezes por ano, como uma opção terapêutica centrada na pessoa e seu potencial para ajudar a transformar o futuro do cuidado clínico coordenado para o HIV. Os dados foram apresentados na 19ª Conferência Europeia sobre a AIDS (EACS 2023) em Varsóvia, Polônia, de 18 a 21 de outubro.

Os resultados mais recentes incluem dados de dois anos do estudo CAPELLA de fase 2/3, que demonstram que a resistência ao lenacapavir ocorreu em uma minoria de participantes e apenas entre aqueles com adesão inadequada ao seu regime de base optimizado (OBR) ou sem antirretrovirais totalmente ativos como parte de seu OBR. Além disso, uma pesquisa com profissionais de saúde e coordenadores que conduziram o estudo CAPELLA revelou percepções positivas em relação ao lenacapavir, evidenciando seu potencial para contribuir para a melhoria dos resultados clínicos e da qualidade de vida relacionada à saúde em adultos com ampla experiência em tratamento.

"A expectativa de eficácia e segurança do tratamento do HIV está bastante elevada, abrangendo uma gama diversificada de pessoas que vivem com o vírus. A próxima onda de inovação no tratamento do HIV incluem opções de ação prolongada que visam atender às necessidades e preferências diferenciadas de uma ampla gama de indivíduos e comunidades afetadas pela epidemia", disse Jared Baeten, MD, PhD, Vice-Presidente de Desenvolvimento Clínico de HIV da Gilead Sciences. "Essas necessidades não atendidas impulsionaram nossas equipes de pesquisa na Gilead a desenvolver o lenacapavir, uma opção de tratamento inovadora que ajuda a atender às necessidades não atendidas de adultos com escolhas terapêuticas limitadas. As novas descobertas apresentadas na EACS 2023 demonstram que o lenacapavir tem o potencial de melhorar os resultados clínicos para adultos com HIV que possuem ampla experiência em tratamento e impactar positivamente sua qualidade de vida relacionada à saúde.

 

Dados de resistência de dois anos do CAPELLA

 

"O CAPELLA é um estudo em andamento da Fase 2/3 que avalia a segurança e eficácia do lenacapavir em combinação com outros antirretrovirais como um regime de base otimizado (OBR) para pessoas com HIV multirresistente a múltiplos medicamentos que possuem ampla experiência em tratamento. Os pesquisadores do CAPELLA incluíram 72 participantes com doença avançada de HIV. Dos 27 participantes que atenderam aos critérios de análise de resistência, 13 não desenvolveram resistência ao lenacapavir." 

Quatorze participantes desenvolveram mutações associadas à resistência ao lenacapavir; mais importante ainda, todos os 14 tiveram adesão inadequada ao seu OBR (n = 10) ou um OBR sem antirretrovirais totalmente ativos (n = 4), 7 dos 14 participantes com supressão de resistência ao lenacapavir (HIV-1 <50 cópias/mL) após nova adesão ao seu OBR ou com alteração do OBR. Estas descobertas enfatizam a importância de incluir mais de um agente totalmente ativo sempre que possível ao criar um regime de tratamento para pessoas com HIV multirresistente que têm opções terapêuticas limitadas.
 

Percepções e Experiências de Profissionais de Saúde e Coordenadores de Estudo no CAPELLA

"Em uma pesquisa adicional realizada com 25 profissionais de saúde e coordenadores de estudo do CAPELLA, a maioria dos entrevistados acreditava que o lenacapavir seria fácil de integrar na prática clínica do mundo real. Os entrevistados relataram que o lenacapavir tem um forte potencial para melhorar os resultados clínicos e a qualidade de vida relacionada à saúde de adultos com ampla experiência em tratamento. Todos os entrevistados perceberam que as reações no local da injeção não afetaram a disposição dos participantes em continuar o tratamento com o lenacapavir."

O lenacapavir está sendo desenvolvido como base para futuras terapias contra o HIV. O objetivo é oferecer opções orais e injetáveis de ação prolongada com diversas frequências de dosagem em combinação com outros agentes antirretrovirais para tratamento ou como agente único para prevenção. Esta abordagem visa ajudar a responder às necessidades e preferências individuais das pessoas com HIV e das pessoas que beneficiariam da profilaxia pré-exposição (PrEP). A utilização de lenacapavir para a prevenção do HIV é experimental e a segurança e eficácia do lenacapavir para esta utilização não foram estabelecidas. O lenacapavir está sendo avaliado como uma opção de ação prolongada em vários estudos clínicos de estágio inicial e final, em andamento e planejados, no programa de pesquisa de prevenção e tratamento do HIV da Gilead.

O lenacapavir é aprovado na Austrália, Canadá, União Europeia, Israel, Japão, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos para o tratamento de pessoas com HIV multirresistente a múltiplos medicamentos em combinação com outros antirretrovirais.

Não há cura para o HIV ou AIDS.

 

Sobre a Gilead Sciences

Gilead Sciences, Inc. é uma empresa biofarmacêutica que tem buscado e atingido avanços na medicina há mais de três décadas, com a meta de criar um mundo mais saudável para todas as pessoas. A empresa está comprometida com o avanço de medicamentos inovadores para prevenir e tratar doenças de ameaça à vida, incluindo HIV, hepatite viral, COVID-19 e câncer. A Gilead opera em mais de 35 países em todo o mundo, com     sede em Foster City, Califórnia.

Gilead e o logo da Gilead são marcas registradas da Gilead Sciences, Inc., ou de suas empresas relacionadas.

 

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Samara Alcantara – 11 91003-1294 | [email protected] 
Kelly Ortiz – 11 94250-1316 | [email protected] 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp