14/11/2023 às 11h54min - Atualizada em 14/11/2023 às 16h08min

HP apresenta avanços em impressão 3D com polímeros e metais na Formnext 2023

Colaboração com BMW, Decathlon e outros parceiros acelera adoção e escala de uma manufatura mais sustentável

Karyne Gomes
Divulgação/HP

Destaques

  • HP acelera adoção e escala da impressão 3D e da manufatura mais sustentável para parceiros e clientes.
  • Líderes de mercado, como BMW e Decathlon, estão usando materiais e soluções HP para avançar em suas metas de sustentabilidade.
  • HP apresenta novas soluções em polímeros, automação e capacidades expandidas de software.
  • HP Metal Jet ganha ainda mais impulso com nova parceira Indo-MIM e novos materiais.

Brasil, 14 de novembro de 2023 – Nesta semana, durante o Formnext, o maior evento de manufatura aditiva do mundo, a HP Inc. reforçou seu compromisso com a manufatura aditiva, apresentando inovações, novos materiais e ferramentas e capacidades expandidas de software para acelerar a jornada de adoção e aumento de escala da impressão 3D com polímeros e metais. A HP destacou seu pioneirismo com parceiros e clientes, incluindo BMW, Decathlon e INDO-MIM, entre outros.

"A HP continua desafiando os limites da impressão 3D por meio de inovações, capacidades expandidas e um compromisso contínuo para ajudar nossos parceiros e clientes a desenvolver e aumentar as oportunidades de uma manufatura mais sustentável”, afirma Savi Baveja, presidente de Personalização & Impressão 3D e diretor executivo de Incubação da HP Inc. “Temos orgulho de empoderar indústrias para que criem um futuro mais verde e ágil. Nosso compromisso com a sustentabilidade é central em nossa visão.”

Compromisso com a manufatura sustentável

O compromisso da HP com a sustentabilidade é reforçado por uma abordagem composta de três pilares, apresentada na Formnext deste ano: reduzir a pegada de carbono, viabilizar a circularidade e compartilhar conhecimentos visando a resultados mais impactantes.

“Focamos três áreas centrais: soluções, capacidades e materiais de impressão 3D, para ajudar a promover uma manufatura mais sustentável”, afirma François Minec, chefe global de Polímeros 3D da HP Inc. “Desde materiais de altamente reutilizáveis para ajudar as marcas na redução de resíduos e na minimização da pegada de carbono, até a oferta de programas de devolução e novas ferramentas de cálculo da pegada de carbono, queremos ajudar nossos clientes a fazer escolhas que ajudem nosso planeta e nossas pessoas.”

Um exemplo notável é a parceria de longa data da HP com o líder em mobilidade BMW Group em sua busca por design, materiais e produção sustentáveis e pela automação de aplicações, usando uma variedade de soluções de impressão 3D da HP. Jens Ertel, líder de Manufatura Aditiva do BMW Group, ressalta essa visão compartilhada. "Avaliamos cada parte de nosso processo de produção, melhorando continuamente nossas operações para minimizar nossa pegada de CO2. A HP prioriza a responsabilidade ambiental ao oferecer materiais reduzidos em CO2 sem custos adicionais, facilitando sua adoção.”

A implementação da tecnologia Multi Jet Fusion no BMW Group tem possibilitado desenvolvimento mais rápido, prazos de entrega menores e uma abordagem de manufatura flexível e efetiva em termos de custo. Para cumprir as metas de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, reduzir custos, o BMW Group usa o HP Jet Fusion 3D Automation Accessory. A solução foi projetada para minimizar a ociosidade, reduzir custos com o trabalho associado à manufatura aditiva e abrir novas oportunidades na produção em série. “Em nosso modelo de trabalho, o acessório de automação da HP nos permite duplicar a produção com a mesma impressora, o que é útil em projetos com prazos curtos de entrega. Com as economias em impressão 3D e novas experiências de negócio, a adoção vai acelerar e a demanda por peças impressas em 3D, aumentar”, enfatiza Ertel.

Outros destaques de sustentabilidade da HP incluem:

A HP está trabalhando com parceiros de materiais para desenvolver materiais mais sustentáveis e reutilizáveis. Com a Arkema, a HP está desenvolvendo materiais de base biológica feitos com óleo de rícino renovável e usando biometano para reduzir ainda mais a pegada de carbono. Com a Evonik, a HP está investindo ainda mais na sustentabilidade com o desenvolvimento do 3D High Reusability PA12. Usando energia renovável na produção, o material pode ajudar a reduzir em 49% a pegada de carbono de materiais de PA12 comumente usados sem alterar suas propriedades.

Clientes da HP, como a Decathlon, trabalham continuamente para identificar novas oportunidades de melhorar suas práticas sustentáveis, o que inclui participação ativa no programa Arkema Take Back. "A manufatura aditiva, especialmente com a tecnologia Multi Jet Fusion, prolonga o ciclo de vida de nossos produtos esportivos, aumenta sua durabilidade e capacidade de modernização, e reduz o impacto ambiental de nossos processos fabris”, afirma Julien Guillen, líder de Manufatura Aditiva da Decathlon.

A HP está lançando a revolucionária ferramenta Carbon Footprint Calculator, um software inovador que vai permitir que os clientes obtenham o cálculo da pegada de carbono de peças impressas específicas. Essa ferramenta faz com que as indústrias tomem decisões fundamentadas em relação ao impacto ambiental de suas práticas de manufatura aditiva.

Inovações e parcerias expandidas

A HP também apresentou novas soluções em polímeros, capacidades de automação avançada, opções integradas de software e avanços em metais para impressão 3D, incluindo:

As inovações no extenso portfólio de polímeros 3D da HP incluem a série HP Jet Fusion 5600 e a solução HP Jet Fusion 5000. A nova série 5600 da HP oferece mais reprodutibilidade, confiabilidade e customização, reduzindo os custos de desenvolvimento e validação. Clientes como Prototal e Protolabs já estão produzindo peças usando essa nova solução. A solução HP 5000 Solution visa reduzir as barreiras à adoção da tecnologia Multi Jet Fusion, atendendo tanto novos clientes que buscam aferir o volume de produção como organizações de P&D, além de empresas de pequeno porte dos setores industrial ou de saúde que atualmente terceirizam a produção final de peças.

A nova parceria com a Materialise visa impulsionar a impressão 3D em grandes volumes e a integração das tecnologias Multi Jet Fusion e Metal Jet da HP à plataforma de software CO-AM da Materialise. Essa integração oferece gerenciamento otimizado de trabalhos de impressão 3D, monitoramento de máquina em tempo real e preparação de dados, permitindo que os fabricantes criem fluxos de trabalho que melhorem a rastreabilidade, o controle de qualidade e a utilização de maquinário.

A colaboração com a Autodesk vai ajudar a unir o Autodesk Fusion com as impressoras HP Multi Jet Fusion e Metal, proporcionando soluções de design e manufatura integradas.

Demonstrações da prova de conceito da automação HP com a Siemens estão disponíveis para empresas que queiram simplificar a produção, aumentar a eficiência e reduzir o tempo ocioso. As demonstrações estão sendo agendadas na DFactory, em Barcelona, um polo de colaboração da HP com parceiros e clientes em P&D, desenvolvimento de aplicações e casos de uso de produção. Assista ao vídeo aqui.

A HP segue na vanguarda do mercado em metais para impressão 3D, anunciando novas parcerias com INDO-MIM, Sandvik e Elnik, além de materiais metálicos adicionais com a GKN Additive, parceira de longa data. 

Sobre a HP

A HP Inc. (NYSE: HPQ) é líder global em tecnologia e criadora de soluções que permitem que as pessoas deem vida a suas ideias e se conectem com o que é mais importante. Operando em mais de 170 países, a HP oferece uma ampla variedade de dispositivos, serviços e assinaturas inovadores e sustentáveis em computação pessoal, impressão, impressão 3D, trabalho híbrido, gaming e muito mais. Para mais informações, acesse: http://www.hp.com.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp