13/11/2023 às 18h02min - Atualizada em 14/11/2023 às 00h02min

Dia Mundial do Diabetes: consumo de suplementos também é alternativa importante para o controle da doença

Além do tratamento e acompanhamento médico, também é recomendado o consumo adequado de minerais, Whey Protein e fibras solúveis, que desempenham papel fundamental na regulação da glicose no sangue e previnem complicações relacionadas à doença

FleishmanHillard
www.vitaminese.com.br
Divulgação

São Paulo, novembro de 2023O Brasil ocupa o quinto lugar quando o assunto é a incidência de diabetes, abrigando 16,8 milhões de adultos acometidos por essa condição, na faixa etária de 20 a 79 anos, segundo dados de uma pesquisa da Fiocruz. O Diabetes Mellitus (DM) é uma síndrome metabólica, caracterizada pela falta de insulina, que ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, e/ou pela incapacidade do organismo em responder de forma eficaz aos efeitos desse importante hormônio.

Existem dois tipos principais de diabetes: a do tipo 1, uma doença crônica que geralmente aparece na adolescência, onde o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina, sendo necessária a reposição desse hormônio. Já no tipo 2, o corpo produz insulina, porém desenvolve certa resistência a esse hormônio, que não é utilizado de forma correta pelo organismo. Pode estar associado a fatores genéticos, como obesidade e estilo de vida. Nesse tipo de diabetes, o tratamento envolve mudanças de hábitos, dieta, exercícios e medicamentos.

O tratamento e acompanhamento médicos são fundamentais. Adicionalmente, a doença pode ser prevenida com a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos regulares, redução do consumo de sal, açúcar e gordura, entre outras medidas. O consumo adequado de minerais, Whey Protein, ômega 3 e fibras solúveis também desempenham papel fundamental na regulação da glicose no sangue e previnem complicações relacionadas à doença”, explica Mayara Stankevicius, nutricionista da Vitamine-se, marca brasileira que combina inteligência de dados e suplementos de alta qualidade para oferecer nutrição personalizada para cada pessoa.

Os sintomas clássicos do diabetes incluem poliúria (micção frequente), polidipsia (sede constante), perda de peso, polifagia (fome constante) e visão turva. Além disso, o diabetes está associado a complicações agudas graves, como a cetoacidose diabética (produção de ácidos sanguíneos em excesso) e a síndrome hiperosmolar hiperglicêmica não cetótica (complicação do Diabetes Mellitus que costuma ocorrer no diabetes tipo 2), que podem representar riscos de vida.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 50% da população com diabetes não está ciente de sua condição, por ser uma doença silenciosa e que se desenvolve ao longo do tempo. No Brasil, atualmente, mais de 13 milhões de pessoas vivem com a doença, o que representa cerca de 6,9% da população.

O aumento alarmante na prevalência do diabetes, especialmente a do tipo 2, é baseado em diversos fatores relacionados ao estilo de vida e à urbanização crescente. As mudanças nos hábitos alimentares, com o aumento da ingestão de calorias e o consumo de alimentos processados, juntamente com a adoção de estilos de vida sedentários, são considerados contribuintes significativos para o crescimento da prevalência do diabetes.

Desta forma, controlar os níveis de glicose no sangue é fundamental para prevenir complicações relacionadas à doença. Isso pode ser feito por meio de monitoramento regular, utilizando dispositivos como monitores de glicemia e bombas de insulina. No entanto, é crucial que o uso desses aparelhos seja orientado por uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde e acompanhamento médico. O diagnóstico do diabetes pode ser realizado por meio de um simples exame de sangue, que revelará qualquer alteração na taxa de glicose no sangue.

É importante notar que as alterações na tolerância à glicose também aumentam o risco de doenças cardiovasculares e o desenvolvimento futuro de diabetes. Medidas de intervenção, como a prática de exercícios físicos e a redução de peso, têm demonstrado a capacidade de diminuir significativamente a incidência de novos casos de diabetes, mesmo em indivíduos que ainda não foram classificados como diabéticos”, acrescenta Mayara.

Além do tratamento e a importância do acompanhamento médico, alguns suplementos também são importantes para a melhora na qualidade de vida dos diabéticos. Conheça mais:

Cromo: mineral que desempenha importante papel na regulação da glicose no sangue; sua suplementação pode melhorar a sensibilidade à insulina.

Magnésio: mineral essencial na regulação da glicose sanguínea e na sensibilidade da insulina.

Ômega 3: benéfico para a saúde cardiovascular e auxilia na redução de inflamações, uma vez que os diabéticos são mais suscetíveis às infecções.

Whey Protein: a suplementação proteica, auxilia na saciedade e ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Fibras Solúveis: são boas para a saúde digestiva e auxiliam a controlar a glicose no sangue, retardando a absorção de carboidratos. Importantes para a prevenção e o tratamento do diabetes.

Sobre a Vitamine-se

A Vitamine-se é uma marca brasileira que combina inteligência de dados e suplementos de alta qualidade para oferecer uma nutrição personalizada para cada pessoa, com base em seus objetivos, necessidades e estilo de vida.

A startup está em ampla expansão e já conta com diversos investidores. O portfólio de produtos da Vitamine-se está disponível no e-commerce da marca e em mais de quatro mil pontos de venda, como as maiores redes de farmácia do Brasil, canais alimentares e outros.

A empresa desenvolve um Quiz em parceria com nutricionistas, com perguntas fundamentais sobre você e seu dia a dia. Ao final, recomenda um pack personalizado com os melhores nutrientes. Quando sua suplementação está diretamente alinhada aos seus objetivos, os resultados são ainda melhores.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp