13/11/2023 às 16h48min - Atualizada em 14/11/2023 às 00h00min

AMIG apoia manifesto que reunirá prefeitos mineiros para apresentar solução contra acidentes na BR-040 e BR-356

Lorraine Souza
Crédito_ Pixabay
O movimento, intitulado “ato em defesa da vida”, será realizado na Praça de Pedágio 9 da BR-040, em Itabirito

Na próxima terça-feira, 14 de novembro, prefeitos de municípios da Região Central de Minas Gerais vão realizar um manifesto em repúdio ao alto índice de acidentes automobilísticos que tem ocorrido na BR-040 e na BR-356. A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) endossa o movimento, intitulado “ato em defesa da vida”, e convoca os gestores municipais, autoridades, a sociedade e a imprensa a abraçarem a manifestação, que será realizada, às 9h, na Praça de Pedágio 9 da BR-040, em Itabirito. 



 

“Não podemos continuar a ver inocentes sendo vítimas das principais rodovias que circundam o país.  Criamos na AMIG um Grupo de Trabalho para debater soluções para as vias 040 e 356, porém, precisamos de uma atuação mais firme por parte dos governos Federal, Estadual e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT. Esse é o momento de nos unirmos e mostrarmos que estamos cansados desse descaso”, pontua José Fernando Aparecido de Oliveira, presidente da AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro. 

 

O prefeito de Itabirito, Orlando Caldeira, uma das lideranças do ato, lamenta os inúmeros acidentes que, a cada dia, a imprensa mineira e nacional tem noticiado na região. “Os acidentes, várias vezes fatais, são sinônimo de insegurança para as famílias e também para os empreendedores locais. Mas temos uma solução para apresentar e queremos dialogar com o Governo do Estado de Minas Gerais e com o Governo Federal”, destaca.

 

Cerca de 1,3 mil carretas e caminhões envolvidos na logística de escoamento da produção mineral circulam diariamente pelas rodovias. A solução proposta por Orlando Caldeira e encampada pelas lideranças da região prevê o redirecionamento do fluxo de carretas para a ITA-330 e para a MG-030. 

 

O movimento também apresentará a demanda de implantação de canteiro central e execução de trevos na BR-040.  “Essa iniciativa terá impactos significativos para todos. Para as famílias, significará um trânsito sem carretas e caminhões, garantindo maior conforto e bem-estar. Para os condutores de veículos pesados e para os empreendedores, significará a possibilidade de escoar a produção de maneira mais ágil, o que resultará em aumento das receitas”, acrescenta o prefeito de Itabirito. 

 

A proposta foi exaltada pelas principais empresas mineradoras da região, que confirmaram o interesse em participar da solução do problema atual e em colaborar em obras de melhorias na ITA-330 e na MG-030

 

Rodovia do minério - O GT 040, criado pela AMIG defende a criação de um projeto denominado “rodovia do minério”,  como forma de reduzir o tráfego de caminhões de minério e os índices de acidentes e óbitos nas BRs 040 e 356.  O GT, criado pela AMIG,  é composto pela Amalpa - Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba e  pelos prefeitos de Congonhas, Cláudio Antônio de Souza, que é o coordenador do GT; de Itabirito, Orlando Caldeira; de Nova Lima, João Marcelo Dieguez Pereira; de Belo Vale, Waltenir Liberato Soares; de Ouro Preto,  Ângelo Oswaldo de Araújo; e de Ouro Branco, Hélio Campos.

 

As vias alternativas, para a criação da  “rodovia do minério”, já existem e, atualmente, não são asfaltadas. “Dessa forma, é necessário que se viabilize a sua infraestrutura, a partir, por exemplo, do alargamento das vias, compactação e asfaltamento”, acrescenta José Fernando.



 

No projeto proposto, para que se efetue a criação da “rodovia do minério” , será necessário utilizar o Terminal de “Fazendão”, sediado em Mariana (MG), para retirada do tráfego das carretas que transportam minério na BR 356. Além do mais, o projeto prevê a execução de duas interseções da via no acesso da Mina de Capanema e no acesso Laticínios ITA. 

 

É necessário, ainda, o prolongamento da “ITA030” até a MG 030, pavimentação da MG 30, do trajeto entre Itabirito e Ouro Branco (24Km). Ressalta-se, também, que, para a retirada do tráfego das carretas da BR 040, será necessária a implantação do Terminal Ferroviário do Bação (TFB), para escoamento de 8 milhões de toneladas de minério, de modo que o trajeto das carretas, ao invés de seguir no sentido BR 040, seja alterado para a Estrada Pico de Fábrica até a ITA330,  sentido Ribeirão do Eixo até o TFB.

 

O projeto, que foi enviado ao Ministério Público, também sugere e solicita  que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprove o projeto do Trevo de Moeda na BR040. A proposta já foi apresentada ao DER-MG, já aprovado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, que garantiu melhorias para o local. “As mineradoras assumiram o compromisso de arcar com os custos, porém até hoje a concessionária, que ainda está à frente da rodovia, não executou o projeto. As obras resultarão em mais segurança aos motoristas que trafegam pela BR-040, aos moradores da região de Água Limpa e às empresas instaladas no Distrito Industrial da rodovia”, pontuou o prefeito de Itabirito. 



 

O presidente da AMIG ressalta que os municípios seguirão vigilantes até que as soluções apresentadas sejam colocadas em prática. “Os municípios cansaram de esperar de braços cruzados. Nós saímos daqui com deliberações importantes para resolver de vez essa questão que afeta toda a sociedade e não vamos descansar até ver esse projeto sair do papel”, finaliza. 


 

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