13/11/2023 às 21h17min - Atualizada em 14/11/2023 às 00h00min

“Não é fácil, mas a gente tem que trabalhar”, diz empreendedora que aposta em doces para vender

Os ingredientes de Fran para quem quer empreender: força de vontade, não desistir, gostar de vender e gostar de pessoas

Silmara Cossolino/Senhora do Cerrado Comunicação
segov.df.gov.br/ambulantes/
Arquivo pessoal
Há pouco mais de seis meses no empreendedorismo, Francinalva Silva dos Santos, 43 anos, vende doces e quitutes na porta de uma escola particular de Brasília. Entre um dia e outro no ensolarado bairro de Águas Claras, no Distrito Federal, sua rotina de trabalho não é muito fácil: depois de procurar um lugar para estacionar o carro, é hora de tirar a mesa, o guarda sol e deixar tudo pronto com suas iguarias. Daí em diante é esperar a hora de bater o sinal da escola para atender os pequenos clientes e seus responsáveis.

A empreitada de Fran – como é chamada – não começou por acaso. Ela conta que trabalhava em outra área, mas devido a um acidente de carro, teve que recorrer ao INSS. Com isso, as contas passaram a não bater mais no final do mês.

“Devido ao fato de ter que pagar as contas e a necessidade de sustentar meu filho, passei a vender dindin gourmet para minha irmã. Então, comecei a trazer as coisas que fabrico em casa como bolos, empanadão, salgados e copos da felicidade. Tudo começou assim e hoje estou aqui há seis meses”, disse Francinalva.

Para exercer a atividade, Fran teve que solicitar uma concessão junto à administração regional da cidade. Embora não tenha encontrado dificuldades para dar entrada na documentação, o que demora mesmo, segundo ela, é o resultado do processo. “Para o trailer, tem que esperar uma licitação que nunca sai. E é isso, esperar. Somente esperar”, desabafa. “Eu tinha um trailer aqui, mas denunciaram e eu tive que tirar. Agora estou com a mesinha. Não é facil, mas a gente tem que trabalhar”, finaliza.

Questionada sobre as dificuldades de empreender, Francinalva é direta: chuva, sol e não ter um local onde ficar.

Os ingredientes de Fran para quem quer empreender: força de vontade, não desistir, gostar de vender e gostar de pessoas.
 

Como solicitar autorização no GDF

O pedido para o trabalho de ambulante deve ser feito junto à administração regional da cidade onde a pessoa deseja trabalhar.

A administração regional abre processo a partir da solicitação feita pelo interessado, com a finalidade de dar o devido andamento, e a concessão dependerá do plano de ocupação definido pela administração para o exercício do trabalho de ambulante e de quiosques e trailers.

A Secretaria de Estado de Governo, por meio da Subsecretaria de Mobiliário Urbano e Apoio às Cidades da Secretaria Executivas das Cidades, é responsável por conceder licenças especiais para exploração do espaço público por ambulantes em datas comemorativas específicas e eventos.

Nestes casos, são publicados editais exclusivos para cada evento, onde o interessado participa da concorrência pública. Sendo habilitado, ele recebe uma licença eventual para o trabalho de ambulante. Os editais são publicados no Diário Oficial do DF.

As informações estão disponíveis nos links: 
segov.df.gov.br/ambulantes/
segov.df.gov.br/informacoes-mobiliarios/

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp