10/11/2023 às 14h39min - Atualizada em 11/11/2023 às 00h02min

Tecnologia gera acesso à cultura para crianças de escolas públicas no Rio de Janeiro

Alunos de escola pública usam Inteligência Artificial para expressarem seus sentimentos após visitarem museus virtualmente

EUNICE PRADO
Pulsar Cultura
Unir tecnologia e criatividade, para gerar acesso à cultura tem gerado frutos muito positivos para um projeto carioca que leva crianças a conhecerem museus pelo Brasil e pelo Mundo. Em seu quinto ano de execução, o projeto Experimente Cultura atingiu a marca de 28 mil crianças levadas gratuitamente para visitar grandes museus de todo o mundo e espera usar todo aprendizado das temporadas anteriores e a modernidade, como a realidade virtual, inteligência artificial e realidade aumentada,  para seguir ampliando sua atuação.

O projeto está visitando nesse momento, 10 escolas do Rio de Janeiro e, atenderá 3 mil alunos nesses próximos dois meses, com visitas virtuais interativas, visitas às escolas com uso de óculos de realidade virtual e visitas presenciais a museus da Cidade.



Por meio de uma plataforma digital, os alunos participam de  visitas interativas a museus nacionais e internacionais, onde os alunos são convidados a responderem perguntas que definem a sequência da visita. Além disso, há uma oficina de Inteligência Artificial, onde os alunos entendem como podem usar essa ferramenta para gerar imagens que expressem seus sentimentos. Seja arquitetura, artistas, acervos e estilo de arte, o que mais atrair a atenção dos alunos, será expresso nesse trabalho via inteligência artificial.

Para essa oficina, o Experimente convidou o artista visual brasileiro, Clelio de Paula, que já expos em museus de grande renome nacional e internacional como o Tate Modern.

Os trabalhos são apresentados pela equipe do Experimente Cultura em uma visita presencial à escola, em tamanhos A3 e com alta definição de impressão, fato que impacta muito os alunos que veem pela primeira vez os resultados de seus trabalhos em grande formato. Os educadores do Experimente conduzem uma votação e as duas turmas dos trabalhos mais votados da escola, ganham um passeio a um museu carioca, com a equipe educativa do Experimente, incluindo ônibus, lanche e brindes.


A profa Luísa Cesario da Escola Municipal Eunice Weaver, que fica localizada na Taquara, conta como tem sido participar do projeto: “Fiquei muito feliz por terem selecionado a nossa escola, os alunos amaram as visitas virtuais aos museus, pois a grande maioria nunca havia visitado um museu. E o experimento com os óculos de realidade virtual foi o ponto alto. Agora estamos ansiosos para a próxima etapa que será o passeio presencial ao museu. Esse projeto é muito lindo e essencial à rede pública de ensino!

Outras novidades têm otimizado o trabalho do Experimente Cultura em 2023. Em vez de somente levar as turmas presencialmente aos museus cariocas, exatamente como nasceu o projeto em 2018, a ideia é trazer as instituições culturais até as escolas, inserindo mediações educativas alinhadas ao currículo escolar, dentro das salas de aula, com uso da realidade virtual.

“Esse foi um aprendizado importante, que acabou potencializado com a pandemia, que parece tão distante, mas acabou de passar. Tivemos que nos reinventar e a tecnologia, principalmente com o uso da realidade virtual, colocou as crianças dentro de instituições do mundo todo. Vimos o quanto isso foi impactante, principalmente para os alunos da rede pública. Por isso, ampliamos nossa capacidade de atendimento, expandimos nossa relação com os museus parceiros e buscaremos mais patrocínios para conseguirmos levar a maior quantidade de alunos possível das escolas atendidas para essas imersões. A ideia é ampliar também o raio de atuação para escolas do Brasil todo”, – Relata Renata Prado, curadora do projeto.

E para deixar a experiência ainda mais moderna, percursos temáticos serão criados pelo Experimente Cultura, de acordo com as trends do momento (assuntos em alta), como Cultura Antirracista, Artistas Brasileiros pelo Mundo, Educação climática e Agenda 2030.



“Associar temas ligados à cultura com vieses que nos permitem abordar competências da BNCC, contribuem para a inclusão dessas atividades no dia a dia do professor em sala de aula. Por todo o feedback que recebemos e olhando para o mercado de educação, nosso valor está no conteúdo, no que conseguimos propor ao professor e agregar no seu programa. Essa é nossa vertente prioritária, criar percursos temáticos próprios, junto com as instituições parceiras, e convidar as escolas a estarem conosco nessa imersão”, relata Flavia Orrico, coordenadora do Experimente.

Entre os museus visitados pelos alunos em 2023, estão os cariocas Museu do Amanhã, Museu de Arte do Rio, Museu Histórico Nacional e Museu de Arte Moderna, os norte-americanos Metropolitan Museum, Bronx Zoo e Albany Museum, de Nova Iorque, o argentino MALBA, de Buenos Aires, o canadense Pacífic Museum of Earth, o português Museu Benfica, entre outros.
 
Realizado pela Pulsar Cultura, o Experimente Cultura tem patrocínio do GRUPO ASSIM e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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