09/11/2023 às 12h06min - Atualizada em 09/11/2023 às 20h11min

Nextracker oferece soluções inovadoras para o mercado brasileiro de energia solar

A empresa fornece softwares avançados em rastreamento solar e escolheu o Brasil para sediar seu Centro de Excelência Solar, o maior da América Latina.

Márcia Brandão
Imagem: divulgação Nextracker
São Paulo, 09 de novembro de 2023 – Presente no Brasil desde 2015, a Nextracker fornece tecnologia avançada de rastreadores (trackers), por meio de softwares desenvolvidos com base em machine learning. A solução é responsável pelo posicionamento individual das fileiras de módulos fotovoltaicos de acordo com fatores como sombreamento, clima e condições geográficas da planta, com o objetivo de otimizar o aproveitamento do período solar. A tecnologia garante um aumento entre 25 e 35% na geração de energia do conjunto, frente a módulos fixos.

Com plantas operando em mais de trinta países, a Nextracker manteve a posição de liderança em participação de mercado global pelo 8º ano consecutivo, de acordo com a consultoria WoodMackenzie Power & Renewables para rastreamento solar, tendo enviado mais de 75 GW de geração solar de plantas instaladas ou em construção no mundo no final de 2022. No Brasil, a empresa bateu a marca de quase 5 gigawtts (GW) em projetos de energia fotovoltaica de usinas grande porte. Do total, 737 MWp já estão em operação e os outros 4,06 GWp em construção com previsão de que tudo esteja pronto até meados de 2024.

Soluções inovadoras e inteligentes

A Nextracker vem apostando em novas tecnologias de rastreadores solares inteligentes para centrais elétricas de grande escala (usina de geração centralizada) a fim de proporcionar maior rentabilidade dos projetos e expandir as áreas geográficas onde a energia solar é rentável. Para isso, a empresa tem um conjunto de softwares de rastreamento solar que lidam, por exemplo, com terrenos ondulados e mudança de condições meteorológicas. Confira a seguir:

TrueCapture™: software inteligente de otimização e controle de rendimento para rastreadores solares, que aproveita a arquitetura exclusiva de fileiras independentes. Como resultado, a produção de energia típica das centrais fotovoltaicas aumenta em até 4% ao ano em comparação ao rastreador padrão. O TrueCapture™ foi completamente validado por empresas de engenharia independentes, impulsionando o desempenho de projetos e os retornos financeiros em mais de 280 projetos e 40 GW distribuídos por cinco continentes.

NX Horizon XTR-1.5™:  a inovação duplica a capacidade do popular rastreador de terreno NX Horizon XTR™, que foi comprovado em dezenas de projetos de escala de serviços públicos e em uso desde 2019. O NX Horizon XTR-1.5 reduz significativamente e até elimina trabalhos de terraplenagem em terrenos montanhosos. Além disso, o XTR-1.5 pode economizar muitas toneladas de aço, acelerar cronogramas de construção, minimizar o impacto ambiental e reduzir o risco do projeto.

Maior centro de pesquisa e desenvolvimento da América Latina

Para incentivar projetos fotovoltaicos inovadores no Brasil, a Nextracker escolheu o País para sediar seu Centro de Excelência Solar, a maior instalação de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) de rastreadores solares da América do Sul.
  

Localizado em Sorocaba (SP), o hub brasileiro de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) desenvolve estudos do ciclo de vida completo dos sistemas de rastreadores solares, que incluem desde o desenvolvimento de projetos de estrutura, mecânica e elétrica até a sua construção, operação e manutenção. No local, são realizadas pesquisas aprofundadas e testes sobre dinâmica do vento, mecânica do solo e melhoria de performance do rastreador, por meio de softwares e sistemas de backup de baterias.

A iniciativa da Nextracker, em parceria com o FIT (Flex Instituto de Tecnologia), inclui a instalação de uma usina solar de 770 quilowatts (kW) que ocupa 30 mil metros quadrados. O local serve como um laboratório ao ar livre para a prototipagem e teste de novos produtos, e ao centro de treinamento.  

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp