08/11/2023 às 17h26min - Atualizada em 08/11/2023 às 20h31min

Black Friday e Natal: escalabilidade da nuvem é diferencial competitivo para o varejo

Especialista explica como utilizar a tecnologia para obter mais segurança, disponibilidade e agilidade, essenciais, principalmente, em datas sazonais

SIS Innov & Tech
Divulgação

Em períodos com alta demanda para o varejo, como Black Friday e Natal, a escalabilidade em nuvem se torna ainda mais imprescindível para manter a competitividade. Nestes momentos com pico de visitas e compras, a Cloud contribui para fornecer uma experiência de compra consistente, eficiente e personalizada. O segredo para uma escalabilidade eficaz é escolher as ferramentas e os serviços certos para as necessidades do negócio e projetar sua arquitetura de maneira escalável desde o início.
 

Leandro Leme, Arquiteto de Soluções da SIS Innov & Tech, consultoria estratégica de transformação digital e Tech. Hunting, explica, também, que o recurso ajuda a garantir atendimento das demandas crescentes, como em datas sazonais, e a otimizar os custos quando houver diminuição. A Cloud ajuda as empresas do varejo a melhorar a eficiência operacional, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar seu crescimento. Como resultados, há mais agilidade, segurança e capacidade de inovação, contribuindo para o sucesso das empresas nesse mercado altamente acirrado”, afirma.
 

Existem algumas formas de escalar os recursos na nuvem para picos de alta demanda no varejo. As principais são:


Escalabilidade vertical (scale-up):

  • Aumento de recursos: possibilidade de escalar verticalmente adicionando mais recursos a uma única máquina virtual (VM) ou instância de servidor. Isso envolve aumentar a capacidade de CPU, RAM e armazenamento em uma única VM para atender cargas de trabalho mais pesadas.
 

Escalabilidade horizontal (scale-out):

  • Balanceamento de carga: distribuir o tráfego entre várias instâncias de servidores ou VMs é uma abordagem comum para escalabilidade horizontal. O uso de um balanceador de carga divide as solicitações entre várias máquinas conforme necessário.
 
  • Autoescalonamento: plataformas em nuvem geralmente oferecem recursos de autoescalonamento, onde é possível configurar regras para adicionar ou remover automaticamente instâncias de servidor com base em métricas de uso. A função é recomendada para lidar com picos de tráfego inesperados.
 

Leme destaca ainda as principais vantagens de utilizar e escalar esses recursos na nuvem para alavancar vendas em datas sazonais.

Redução de custos: a migração para a Cloud pode reduzir significativamente os custos operacionais, eliminando a necessidade de investimentos em hardware caro e a manutenção associada. “Os modelos de pagamento por uso (pay-as-you-go) também permitem que as empresas paguem apenas pelo que usam”, explica o especialista.

Flexibilidade e agilidade: a Cloud oferece a flexibilidade de experimentar novas tecnologias e serviços sem o compromisso de aquisição de hardware. Isso permite que o varejo adote rapidamente inovações tecnológicas, como análise de dados avançada, inteligência artificial e machine learning como exemplo.

Presença global: a Cloud permite que o varejo expanda sua presença global sem a necessidade de construir data centers em locais geograficamente dispersos. Isso facilita a entrada em novos mercados e o atendimento de clientes em todo o mundo.

Resiliência e recuperação de desastres: as soluções em Cloud geralmente incluem recursos de redundância e backup, garantindo que os dados estejam protegidos e disponíveis em caso de falha de hardware ou desastres naturais.

Segurança aprimorada: os principais provedores de serviços em Cloud investem muito em medidas de segurança, como criptografia, autenticação multifatorial e monitoramento constante. Leme ressalta que isso pode melhorar a segurança dos dados em comparação com soluções locais.

Integração e mobilidade: a Cloud facilita a integração de sistemas e aplicativos, tornando mais fácil para o varejo gerenciar toda a operação em tempo real e com acesso remoto – inventários, pedidos, informações de clientes. “Também permite a colaboração mais eficaz entre equipes, mesmo em uma escala global”, afirma o Arquiteto de Soluções da SIS Innov & Tech.

Análise de dados avançada: a computação em Cloud fornece a capacidade de coletar, armazenar e analisar grandes volumes de dados de forma escalável e econômica. Isso ajuda o varejo a obter insights valiosos sobre o comportamento do cliente e as tendências de mercado.

Experiência do cliente aprimorada: com a Cloud, as empresas podem implementar soluções de comércio eletrônico e personalização de conteúdo que melhoram a experiência do cliente, oferecendo recomendações de produtos, ofertas personalizadas e um processo de compra mais agradável.

 

Sobre a SIS Innov & Tech

A SIS Innov & Tech é uma consultoria estratégica de Inovação e Transformação Digital que impulsiona negócios, integrando tecnologia, pessoas e processos para melhorar os resultados dos clientes. Desde 2003, combina experiência com tecnologia e humanização, criando e implementando os melhores serviços de tecnologia do mercado para empresas de diferentes segmentos, independentemente de seus portes. Mais informações em: http://www.sisconsultoria.com.br
 

Informações para a imprensa

Isabela Kalil - [email protected]
Bruna Pereira - [email protected]
Roberta Paduan - [email protected]


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp