08/11/2023 às 17h34min - Atualizada em 08/11/2023 às 20h11min

Carajás Home Center inova em atendimento ao cliente e apresenta tecnologias de autoatendimento em suas lojas

Varejista adota sistema de self-checkout e ponto de venda móvel para ampliar a qualidade de experiência dos clientes

Assessoria de Imprensa
Divulgação
Para oferecer mais praticidade aos clientes na hora da compra, a Carajás Home Center, que ocupa a 5ª posição no ranking nacional das lojas de material de construção da Revista Anamaco e líder no estado de Alagoas, além de ser uma das maiores do segmento de material de construção do país, apresenta novos recursos digitais para ampliar a qualidade da experiência do cliente em suas lojas. Trata-se do Totem de Autoatendimento Carajás e do Ponto de Vendas Móvel, duas iniciativas que garantem eficiência no atendimento e agilidade, além de maior autonomia na jornada de compra do consumidor.

Desenvolvidos pelo núcleo Carajás Labs, setor responsável por soluções e inovação da varejista, os recursos têm o objetivo de reduzir o tempo de espera na fila dos caixas tradicionais, garantindo agilidade no atendimento junto ao vendedor, além de facilidade para localizar promoções e produtos e fazer pagamentos.

Com um ano de operação, os resultados já demostram o sucesso dos recursos para o atendimento. “Podemos dizer que reduzimos em 20% as filas em nossas unidades. Além disso, registramos um milhão de transações ao dia por meio dos sistemas da Carajás, o que demonstra a eficiência da tecnologia nas nossas lojas físicas e a satisfação de nossos clientes”, afirma Roberto Alfredo, diretor de operações da Carajás Home Center.

Totem Carajás - A empresa implementou o self-checkout em 2022 e, atualmente, já conta com a tecnologia em todas as unidades. A iniciativa é fruto de uma parceria com a empresa de automação Laurenti. O totem de autoatendimento funciona da seguinte forma: o cliente faz a leitura do código de barras e efetua o pagamento. Na sequência, o produto é embalado e a compra é finalizada em poucos minutos. O Totem Carajás também se destaca por sua usabilidade, que conta com layout intuitivo, uma tela de 32 polegadas e um conjunto de funcionalidades, que facilitam o autoatendimento.

Por outro lado, dentro do varejo de construção, o diferencial da Carajás vai além da facilidade do autoatendimento e agilidade no pagamento, pois o sistema é integrado e conta com funcionalidades específicas. Segundo Francisco Cardoso Nunes, gerente de inovações digitais da Carajás, a integração foi pensada para otimizar ainda mais o processo de compra de itens unitários, ao mesmo tempo em que atende grandes orçamentos de obras e reformas, garantindo o comissionamento do vendedor, que é fundamental aos negócios da Carajás, em todas as vendas.
“Nossos vendedores podem montar o orçamento do cliente, que pode finalizar a compra pelo self-checkout com o QR Code gerado. Desse modo, nosso sistema assegura que todos os orçamentos gerem o comissionamento ao vendedor”, complementa Nunes.

Ponto de Venda Móvel (PDV Móvel) – A novidade oferece funcionalidades personalizadas, adesão de promoções e até venda de produtos com um tablet na mão. Essa ferramenta proporciona atendimento ágil junto ao vendedor, que auxilia o cliente para que compras sejam feitas de forma mais rápida, de onde estiver na loja.

O sistema é operado em parceria com a Cielo Digi e conta com uma plataforma de venda integrada, desenvolvida pelo time da Carajás Labs. Segundo Nunes, a solução para as lojas permite que os colaboradores realizem um trabalho mais eficiente e produtivo. “O PDV Móvel possibilita ao vendedor fornecer descontos atrativos, visualizar produtos em estoques, emitir notas, entre outros serviços, a partir de um clique. E o pagamento pode ser feito pelo cliente ali mesmo, na hora, sem burocracia ou filas, tornando a experiência do cliente mais prática”, ressalta o gerente de inovações digitais da Carajás.

Alfredo reforça que para a Carajás Home Center, a qualidade do atendimento ao cliente é primordial aos negócios. “Buscamos, constantemente, melhorias em nossos processos para oferecer ao cliente a melhor experiência de compra do mercado. Sobretudo nos últimos meses do ano, quando as vendas aquecem e o volume de pessoas em nossas lojas aumenta, buscamos uma solução capaz de acelerar o tempo investido pelo consumidor, seja nos corredores das lojas ou em nossos caixas”, afirma o diretor de Operações da Carajás.

A novidade pode ser encontrada em todas as unidades da Carajás Home Center. Com 11 lojas e dois Centros de Distribuição, a Carajás está presente nos estados de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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