08/11/2023 às 18h18min - Atualizada em 08/11/2023 às 20h05min

Praticidade e Sabor na correria do dia a dia

Já no clima de final de ano, confira dicas saudáveis da nutricionista para consumir congelados da Bertola Boutique de Salgados

Baronesa RP
divulgação

Na velocidade em que os ponteiros do relógio ditam o ritmo de nossas vidas, encontrar maneiras de unir praticidade e sabor à alimentação semanal tornou-se não apenas um desejo, mas uma necessidade. Uma pesquisa realizada pela DataSênior indica que 63% dos adultos economicamente ativos recorrem a alimentos congelados para otimizar o tempo. O congelamento em si, é sim um grande trunfo na praticidade, mas a escolha normalmente, acaba acontecendo por produtos alimentícios ultraprocessados, que são ricos em calorias, sal, açúcar, conservantes e gorduras, principalmente as saturadas e trans, que estão relacionadas às principais doenças, como diabetes, sobrepeso, obesidade, colesterol alto, gordura no fígado entre outras.Neste contexto, os salgados congelados emergem como protagonistas na mesa dos brasileiros. E aí é que vem a diferença em ter ou não informação nutricional, para a escolha dos alimentos, aliados à praticidade necessária no dia a dia.

 

Segundo Evie Mandelbaum, nutricionista e parceira da Bertola Boutique de Salgados, "Os salgados congelados podem sim ser grandes aliados da rotina agitada, se, em primeiro lugar, forem produzidos artesanalmente, porque serão alimentos sem gorduras trans, sem conservantes e quantidades mais adequadas de sal. Além disso, quando não são ultraprocessados, eles podem ser tão nutritivos quanto práticos, desde que haja uma seleção cuidadosa dos ingredientes e um equilíbrio na forma de compor a alimentação da rotina". 


Giovanna Bertola, idealizadora da Bertola Boutique de Salgados, destaca: "Nosso cotidiano é repleto de imprevistos, e ter uma opção de lanche e jantar rápido e saboroso faz toda a diferença". Com 78% das famílias brasileiras jantando em casa, segundo o Instituto Datafolha, a demanda por conveniência é palpável e assim, salgados congelados podem ser a solução para muitos desses jantares, transformando-se em refeições substanciosas, além de saudáveis, em questão de minutos.

 

Não é só de praticidade que se vive, a nutrição também é fundamental. Hoje, os documentos oficiais científicos, nacionais e internacionais, são unânimes em recomendar uma refeição equilibrada com todos os grupos de nutrientes. Para fazer dos salgados congelados refeições completas, Evie Mandelbaum recomenda: Prefira o consumo de salgados assados e, se considerarmos aqueles que contém uma fonte de proteína (carne bovina, peixe, frango, ovos e queijos), além do carboidrato que compõe a massa, basta. "Acompanhar os salgados com uma boa fonte de fibras e vitaminas, que são as verduras e legumes, como uma salada verde ou legumes no vapor/crus/assados/refogados, e você terá uma refeição equilibrada".

 

Algumas dicas para enriquecer o valor nutricional da refeição composta por salgados congelados incluem:

 

- Adicionar uma porção de proteína animal magra, como peito de frango ou atum ou queijo ou ovo cozido/mexido entre outros.

- Complementar com grãos integrais, como arroz integral ou quinoa.

- Incrementar com legumes variados para adicionar cor e nutrientes ao prato.

 

Mas é claro, é preciso atenção à quantidade de salgados consumida por refeição e, à composição de cada salgado, para fazer a escolha dos complementos corretamente, de acordo com as suas necessidades e objetivos (emagrecimento, melhorar composição corporal, ganhar massa muscular, controlar o colesterol ou diabetes etc). 

 

Aqui vão dez dicas da Evie, nutricionista, para incluí-los na sua rotina:

 

1. **Café da manhã reforçado:** Comece o dia com um uma esfiha de queijo minas

  • 1 fruta + 1 ovo mexido + 1 xícara de café com leite semi desnatado

2. **Lanches rápidos:** Tenha sempre à mão 2 pastéis assados integrais de frango + 1 xícara de café + 1 fruta

3. **Almoço express:** 4 mini quiches de espinafre + Salada de alface roxa, rúcula, tomate, cenoura, pepino e edamame.

4. **Jantar leve:** 2 mini hamburger + Salada cole slaw 

5. **Petiscos saudáveis:** Opte por salgadinhos assados e integrais, como empadas de frango.

Sempre preferir os salgados assados e integrais

6. **Integração no prato:** Combine salgados congelados com saladas frescas para ter um prato balanceado 

Prato balanceado

7. **Variedade garantida:** Alterne os tipos de salgados para evitar a monotonia alimentar.

 

8. **Para as crianças:** Ofereça Todos os salgados assados, integrais são interessantes e melhor os que tenham proteínas,  não embutidos

9. **Refeições temáticas:** Que tal um kibe congelado para uma noite árabe com esfihas e para acompanhar com um tabule ou salada fatouche e babaganush, homus

 

"Os salgados congelados não são apenas um quebra-galho, mas podem ser incorporados de forma inteligente e saborosa na dieta, facilitando a vida sem abrir mão da saúde e do paladar", comenta a nutricionista.

 

Sobre a Bertola Boutique de Salgados

 A Bertola Boutique de Salgados nasceu do desejo de Giovanna Bertola oferecer produtos de qualidade mas sem perder o sabor. Há 1 ano no mercado, a Boutique se destaca, oferecendo opções que vão ao encontro desse equilíbrio desejado entre praticidade, saúde e sabor, alinhando a tradição dos salgados à inovação dos métodos de conservação e preparo. Todos os produtos da Bertola são artesanais prontos, já assados e fritos, com temperos naturais e com uma variedade de mais de 40 sabores, entre assados, fritos, integrais e veganos. 


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp