08/11/2023 às 16h44min - Atualizada em 08/11/2023 às 20h01min

Professor da Inspirali conquista prêmio internacional de medicina

Edmar Geraldo Ribeiro foi reconhecido pela American Heart Association com trabalho sobre eficácia da telemedicina

Juliana Antunes Santos
divulgação
O professor da Inspirali, Edmar Geraldo Ribeiro, foi condecorado com o prêmio Paul Dudley White Internacional - Prêmio Acadêmico da American Heart Association (AHA) 2023, pelo resumo “Eficácia de uma intervenção de telemedicina na redução de hospitalizações por insuficiência cardíaca no Brasil: um ensaio clínico randomizado”. O trabalho é resultado da tese de Ribeiro, intitulada “Efetividade de intervenções por telemedicina no manejo de pacientes egressos de internação hospitalar por insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado”, que tem como objetivo principal avaliar a efetividade da adição de estratégias de telemedicina na redução da internação relacionadas à insuficiência cardíaca em pacientes que receberam alta hospitalar.
Enfermeiro, docente do curso de Medicina da Faseh e doutorando da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG), Ribeiro produziu um ensaio clínico randomizado, realizado em seis hospitais públicos de Belo Horizonte, com intervenção de suporte telefônico semanal estruturado por um enfermeiro para avaliar o monitoramento diário de peso, pressão arterial e frequência cardíaca coletados pelo paciente, investigar sinais de descompensação, avaliar barreiras de adesão ao tratamento e promover educação para autocuidado, incluindo dosagem flexível de diuréticos. Também estava disponível um programa educacional, com mensagens unidirecionais e bidirecionais.
O prêmio Dr. Paul Dudley White, que leva o nome de um dos fundadores da American Heart Association e um dos primeiros líderes em cardiologia preventiva, é concedido ao autor principal e coautores com o resumo mais bem classificado do Brasil nas Scientific Sessions 2023 para a American Heart Association.
O trabalho tem como coautores a professora da EEUFMG, Deborah Carvalho Malta (orientadora); a professora da Faculdade de Medicina da UFMG, Luisa Campos Caldeira Brant (co-orientadora); a pós-doutoranda da EEUFMG, Regina Bernal; a professora da EEUFMG, Lilian Rezende; os professores da Faculdade de Medicina da UFMG, Graziela Chequer e Antonio Luiz Pinho Ribeiro;  o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Tulio Franco e os bolsistas de Iniciação Científica, Bárbara Temponi, Daniel Vieira e Julia Buback.
A premiação ocorrerá durante o evento científico da American Heart Association Sessões 2023, que acontece de 11 a 13 de novembro na Philadelphia, Pennsylvania, USA.
Para Ribeiro, receber o prêmio como o resumo mais bem classificado do Brasil nas Scientific Sessions 2023 é muito gratificante e demonstra a importância da equipe interdisciplinar e da gestão do cuidado. “Esse reconhecimento é um incentivo para aperfeiçoamento em minha trajetória acadêmica, de pesquisa e na contribuição para formação e qualificação de futuros profissionais”, conta.
Sobre a Inspirali
Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos (graduação, pós-graduação e extensão) e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal e em importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG) e Jacobina (BA).
As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp