08/11/2023 às 10h52min - Atualizada em 08/11/2023 às 16h10min

APA e CDA: mais uma vez unidas em defesa da sanidade da avicultura paulista

No dia 31 de outubro, a Associação Paulista de Avicultura (APA), entidade representante oficial da cadeia de produção avícola do estado de São Paulo, renovou o Termo de Colaboração em Defesa Sanitária Animal com a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA)

GIRACOM
Giracom
CDA

No final de outubro, dando continuidade às ações do Programa Estadual de Sanidade Avícola no Estado de São Paulo (PESA), a Associação Paulista de Avicultura e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo (SAA), renovaram o Termo de Colaboração para a implementação das ações direcionadas à defesa sanitária animal no Estado.

José Roberto Bottura, Diretor Técnico da APA, explicou que o Termo de Colaboração em Defesa Sanitária tem por objetivo manter o status sanitário dos avícolas do estado de São Paulo através de ações de orientações e coletas de amostras dos agentes das principais enfermidades de interesse para a avicultura paulista. “Neste momento o vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) é foco.”

A assinatura ocorreu na cidade de Presidente Prudente por ocasião do III Fórum Paulista de Febre Aftosa onde estiveram presentes na assinatura da renovação do Termo de Colaboração o Secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai, o presidente da APA, Érico Pozzer, e o coordenador da CDA, Luiz Henrique Barrochelo.

Vale lembrar que o setor avícola do Estado de São Paulo representa o terceiro PIB agrícola do estado e tem o seu reconhecimento pela SAA/CDA, por isso o fortalecimento do PESA com as seguidas renovações dos Termos de Colaboração onde 14 médicos veterinários e três assistentes administrativos são disponibilizados para a CDA pela APA para atuarem exclusivamente no setor avícola paulista.

O convênio estabelecido entre a APA e o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, teve início em 2006. A APA, representante oficial do setor avícola do estado de São Paulo, tem contribuído ativamente em parceria com a CDA na monitoria e controle da manutenção do status sanitário das granjas do estado.

Segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), e da CDA, em 2022, o Estado de São Paulo produziu 1,53 milhão de toneladas de carne de frango e ocupou a quarta posição no ranking das unidades federativas, respondendo por 11,9% da produção da avicultura de corte. Além disso, o estado é o maior produtor de ovos comerciais do país, produzindo 16,3 bilhões de ovos anualmente (44,7 milhões por dia) e alojando 31,1% das poedeiras comerciais (58 milhões de cabeças). Para o presidente da APA, Érico Pozzer, a renovação confirma o sólido trabalho mantido ao longo dos anos por meio do convênio celebrado entre a associação e o Governo do Estado de São Paulo. “Considero de suma importância este trabalho, cujo maior beneficiado são os avicultores paulistas”, completa.

Fonte: AI


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp