08/11/2023 às 14h28min - Atualizada em 08/11/2023 às 16h08min

Especialista dá dicas de segurança para idosos que moram sozinhos

Investir em sistemas de proteção, como alarmes e sensores eletrônicos, além de ter uma rede de apoio por perto são fundamentais em casos de urgência

Infinita Comunicação
Divulgação/Grupo Anjos da Guarda
O idoso pode morar sozinho por diversos fatores: perda familiar, um divórcio ou em busca da própria individualidade. Tamanha independência requer cuidados essenciais. A tecnologia hoje disponibiliza o que há de mais moderno para se ter segurança em casa: câmeras de  monitoramento que podem ser acessadas e compartilhadas a distância pelos parentes, botão de emergência que pode ser acionado a qualquer momento, facilitando o socorro imediato, além dos alarmes que detectam também situações de risco, como princípio de incêndios e acessos de pessoas não autorizadas à residência.
O fato é que com o aumento da expectativa de vida, algo salutar, mais do que nunca as famílias precisam estar atentas aos idosos que decidem morar sozinhos, explica Maicon Marques, Especialista de Segurança do Grupo Anjos da Guarda. “É necessário investir em sistemas de proteção eficientes e que facilitem a usabilidade do idoso, como leitores faciais ou por meio do aparelho celular com sistemas adaptáveis e com acessibilidade desenvolvida para essa faixa etária, os quais proporcionam retorno imediato, em casos de sinistros”, ressalta Maicon Marques.
Entre as dicas para aqueles que moram sozinhos, Maicon Marques, Especialista de Segurança do Grupo Anjos da Guarda , destaca:
1. Há vários dispositivos de segurança no mercado: câmeras domésticas, alarmes, sistemas de automação por voz, circuitos inteligentes, botões acionados pelo celular com comunicação imediata à central de comando, entre outros. Escolha o mais eficiente e adequado ao seu orçamento, de preferência, com monitoramento 24 horas.
2. Se você mora em um prédio que não tenha serviço de portaria física ou portaria virtual, cuidado ao atender ao interfone. Tenham certeza de que está falando com uma pessoa conhecida. Se não se sentir seguro, desligue imediatamente.
3. Evite atender o telefone se o número for desconhecido. Mantenha os contatos atualizados e, na dúvida, bloqueie o número. Nunca repasse dados pessoais ou dados bancários por telefone. Tudo isso evitará tentativa de golpes como sequestro falso e uso indevido da conta bancária.
4. Tenha por perto uma relação de nomes de pessoas próximas que podem ser acionadas a qualquer momento, em situações de emergência.
5.  Informe ao seu vizinho de confiança sempre que for viajar ou ausentar-se por muitos dias.
6. Nunca comente com estranhos que você mora sozinho, seu endereço e quais são seus hábitos diários.
7. Se você tiver familiares próximos, é importante uma visita deles periódica, peça para eventualmente filhos, netos ou outros parentes o acompanharem em supermercados ou comércios, sinalizando que mesmo sozinho você tem uma rede de proteção e cuidados.
8. Evite fazer sempre o mesmo trajeto quando for ao banco, ao comércio e em saídas rápidas. Caso precise ir ao banco realizar saques, solicite um familiar para lhe acompanhar.
9. Não tenha receio de acionar os serviços de segurança pública em caso de urgência.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp