08/11/2023 às 09h29min - Atualizada em 08/11/2023 às 16h08min

ECCON Soluções Ambientais lança edital para avançar em projetos agrupados de carbono 

  Projetos que permitem compartilhar benefícios e mitigar riscos entre vários produtores, além de combinar produção e conservação, são tema de evento on-line na quinta-feira (9/11), às 10h 

DEISE DE OLIVEIRA
Divulgação
ECCON Soluções Ambientais lança edital para avançar em projetos agrupados de carbono 

Projetos que permitem compartilhar benefícios e mitigar riscos entre produtores são tema de evento on-line na quinta-feira (9/11), às 10h
 
Responsável por alguns dos maiores projetos agrupados de carbono no Brasil, a ECCON Soluções Ambientais está com edital aberto para chamar proprietários de terra a participar de projetos de carbono baseados em conservação e desmatamento evitado (os chamados projetos REDD+, de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação). As candidaturas começam em 9 de novembro e seguem até o final de dezembro. A análise começa em janeiro de 2024. 

Yuri Rugai Marinho, CEO da ECCON, destaca o caráter mais democrático e inclusivo dos projetos agrupados, à medida que permitem a participação de proprietários de terras em diferentes lugares do Brasil e de diferentes áreas (de 5 mil a 30 mil hectares). Em projetos geridos por outras instituições, as áreas estão mais concentradas na Amazônia e têm extensão superior a 50 mil hectares, o que exclui a maior parte dos proprietários conservacionistas do país.

“Quanto mais proprietários entrarem nos projetos, maior é a conservação das florestas. O resultado socioambiental é riquíssimo e todo esforço é necessário para reduzir o desmatamento no Brasil e as mudanças climáticas”, afirma Marinho. 

A ECCON já desenvolve projetos agrupados de carbono, estando presente nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal.  A previsão é que o processo de adesão, por meio do edital, dobre a extensão administrada pela empresa em 2024. 

Marcelo Stabile, gerente de Carbono da ECCON, afirma ainda que o produtor não precisa preservar todo o terreno – é possível plantar soja em uma parte e conservar outras partes adicionais à Reserva Legal e à Área de Preservação Permanente.  

“Às vezes, a única opção do produtor é a commodity, que tem um risco inerente. Assim, ele pode ter a receita além das commodities, com a área de conservação que gera créditos de carbono”, explica.  

Uma das empresas pioneiras em negociação de crédito de carbono no Brasil, a ECCON Soluções Ambientais promove na quinta-feira, dia 9 de novembro, às 10h, o evento on-line “Fomentando projetos de carbono e pagamento por serviços ambientais no Brasil”.  

Os projetos agrupados de carbono serão um dos temas do encontro, que terá a participação de Yuri Rugai Marinho (ECCON), Leonel Mello (Volkswagen Climate Partner), Kamilla Lopes (Reservas Votorantim) e Paula Amaral Mello (Pinheiro Neto Advogados).

“Esse evento é uma oportunidade de dar transparência ao mercado de carbono no país, para que produtores e investidores conheçam projetos e metodologias desenvolvidas para identificar e valorizar o potencial de carbono em estoque e sequestro das florestas, gerando uma alternativa confiável e viável de manutenção da sócio-biodiversidade”, diz Marinho, que em setembro deste ano apresentou, durante a Climate Week em Nova York, a medotologia PSA Carbonflor, junto à Reservas Votorantim. 

Sobre a ECCON Soluções Ambientais
Fundada em 2014, a ECCON Soluções Ambientais é uma empresa brasileira com atuação em projetos de agricultura sustentável, restauração ambiental, geração de energia renovável e créditos de carbono. Ao todo, são mais de 400 projetos e 117 clientes em 10 países. No Brasil, tem iniciativas em 25 estados, com clientes como Cargill, Votorantim, EDP, Casa dos Ventos e Citrosuco. Signatária do Pacto Global da ONU, a ECCON foi apontada, em 2018, como uma das principais iniciativas para mitigação das mudanças climáticas no Brasil. Em 2023, seu escritório sustentável foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das iniciativas mundiais relevantes de redução da geração de resíduos no planeta.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp