08/11/2023 às 10h13min - Atualizada em 08/11/2023 às 16h03min

Cedaps promove curso de capacitação gratuito para enfrentamento da tuberculose no Rio

Em parceria com o Fórum Tuberculose-RJ, projeto é destinado para ativistas sociais e lideranças comunitárias da capital fluminense

Monica Hing - RPM Comunicação
Divulgação
Engajados na luta contra a tuberculose, o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) e o Fórum Tuberculose-RJ realizam gratuitamente o “Ciclo de capacitação em Tuberculose e Proteção Social”, nos dias 9, 16, 23 e 30 de novembro, na sede do Cedaps, no Centro do Rio. A iniciativa acontece das 14h às 17h de forma híbrida, tendo 20 vagas presenciais e 20 online. Ao todo, 40 ativistas sociais e lideranças comunitárias do Rio de Janeiro terão a oportunidade de aprender e buscar soluções para prevenir e combater a doença na cidade.

A tuberculose continua sendo uma das doenças infecciosas mais letais do mundo. No Brasil, o Rio de Janeiro é um dos que concentram maior incidência da doença. De acordo com o Ministério da Saúde, 324 mil casos da doença foram registrados no Estado do Rio de Janeiro, desde 2021, número inferior apenas ao de São Paulo, com 438 mil. Na capital fluminense, foram 166 mil diagnósticos, o que corresponde a quase 10% do total de pacientes do país.

“A realização dessas ações de combate à tuberculose é essencial para não deixarmos que ela continue assolando a população carioca, principalmente, a que mora em comunidades e que não tem muito acesso aos tratamentos relacionados à saúde. A nossa ideia é levar o conhecimento para as mais diversas regiões da cidade, e com o apoio do Fórum TB-RJ – fundado há 20 anos pelo Cedaps -, vamos continuar na luta incessante por políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis”, diz Wanda Guimarães, cofundadora do Cedaps, assistente social e coordenadora-geral da Frente de Prevenção e Cuidado da instituição.

Segunda doença mais letal no mundo, a tuberculose registrou crescimento no Brasil em 2022, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Foram 78 mil casos, o que representa um aumento de 4,9% em comparação a 2021. Isso significa que, em média, 14 brasileiros morrem por dia com a doença.

Serviço:
“Ciclo de capacitação em Tuberculose e Proteção Social”
Dias: 9, 16, 23 e 30 de novembro
Horário: 14h às 17h
Gratuito para ativistas sociais e lideranças comunitárias do Rio de Janeiro
Online: 20 vagas
Presencial: 20 vagas - Sede do Cedaps - Av. Rio Branco, 135 - Centro
Inscrições:
Inscrição para capacitação em Tuberculose, Proteção Social e ações de controle da TB

Sobre o Cedaps
Promover o fortalecimento de comunidades e territórios populares, jovens e serviços públicos de saúde, contribuindo para o aprimoramento de políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis. Essa é a missão do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) que, em 2023, chega aos 30 anos, com relevantes conquistas e uma série de projetos em andamento.







 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp