08/11/2023 às 11h50min - Atualizada em 08/11/2023 às 16h03min

A infidelidade pode salvar relacionamentos? Pesquisa revela que sim!

Levantamento da plataforma Gleeden indica que ter um(a) amante pode aumentar a autoestima, trazer novos conhecimentos, garantir a realização de fantasias sexuais e, até mesmo, salvar um relacionamento

Edilaine Tenório
divulgação

A infidelidade certamente é uma das causas mais comuns de divórcio. Porém, em alguns casos, pode servir de alerta para o casal repensar seu relacionamento e buscar formas de melhorá-lo. De acordo com um estudo recente sobre infidelidade realizado na América Latina pelo Gleeden – plataforma para encontros extraconjugais –, os usuários mencionaram cinco consequências positivas trazidas por um(a) amante.

Para 36% dos entrevistados, a relação extraconjugal provocou o “aumento da autoestima”; 34% alegaram que tiveram “algum tipo de crescimento ou aprendizado pessoal”; 33% “conseguiram realizar algumas de suas fantasias sexuais”; 18% “reestruturaram seu relacionamento”; e também 18% disseram que isso “significou um respiro dentro da relação oficial”.

Especialistas concordam que a infidelidade pode ser melhor para todos

De acordo com o autor e jornalista Dan Savage, que escreve há mais de 30 anos uma coluna destinada a conselhos sexuais e relacionamentos, existem momentos em que a infidelidade é melhor para todos em uma relação e em que a lealdade pode ser demonstrada com muito mais do que apenas os órgãos genitais.

“Temos expectativas irrealistas em relação à monogamia. Se você está com alguém há 50 anos, vai querer fazer sexo com outras pessoas. Isso não significa que não haja amor. Devemos definir a infidelidade como algo que um relacionamento pode sobreviver, se quisermos que o conceito de monogamia exista”, pontua. “Quando olho para um casamento e vejo histórias entre duas pessoas com filhos, família ampla e que partilham propriedades e conforto, isso tem um valor. Talvez eles não façam sexo há anos, mas se amam, e apenas o que não funciona é essa parte sexual”, acrescenta.

A sexóloga do Gleeden, Luciane Cabral, explica que as formas atuais de se relacionar possibilitam novas sensações e estímulos e tendem a funcionar para as pessoas que buscam mais prazer e satisfação sexual. “Muitos casais em relações monogâmicas, infelizmente, reclamam da falta de desejo espontâneo, do sexo mediano ou inexistente, da falta de beijo e excitação. Isso indica que a liberdade e a disposição para ir atrás de outras formas de relação aumentam as chances de uma vida sexual não monótona, cheia de fantasia e estímulos que despertam o desejo, elevam o prazer e a satisfação sexual. Isso torna a vida mais prazerosa e aumenta a autoestima”.

Os 5 tópicos melhorados pela infidelidade

1 - Aumento de autoestima

De acordo com diversas pesquisas do Gleeden, a maioria dos seus usuários (sobretudo, mulheres) já admitiu que a falta de elogios ou palavras bonitas os levou à infidelidade. Além disso, confirmaram que graças aos amantes voltaram a se sentir desejados (as). Falando especificamente das mulheres, 76% começaram a ser infiéis para “se reconectar com sua feminilidade e provar para si mesmas que ainda podem seduzir”, diante da falta de atenção do parceiro.

2 – Uma oportunidade de crescimento

3 em cada 10 usuários de Gleeden mencionaram que tiveram algum tipo de crescimento ou aprendizado ao serem infiéis, ao refletirem sobre sua escala de valores, sobre seu relacionamento ou casamento que mantinham e sobre como conduziam suas vidas.

3 - Melhor vida sexual

Em outra pesquisa realizada pelo Gleeden, 66% dos entrevistados tiveram orgasmos mais intensos e duradouros com o(a) amante. Além disso, a grande maioria confessou ter se permitido experimentar mais com os seus amantes, com a realização de fantasias sexuais, fetiches, o uso de brinquedos sexuais e de afrodisíacos.

4 – Reestruturação do relacionamento

Diante da infidelidade, alguns casais começaram a descobrir outros tipos de relações sexuais existentes (abertas, swingers, poliamor etc.) e tiveram que negociar acordos para ver como permanecer juntos em resposta às necessidades atuais que apresentavam. Isso significou também que passaram a perceber que todos os acordos podem ser negociáveis para que ambas as partes fiquem satisfeitas.

5 – Superação da rotina

Por fim, os usuários mencionaram que a infidelidade serviu como uma trégua para a superação de alguma crise vivida com o(a) parceiro(a). Fosse por problemas financeiros, familiares ou sexuais, ter um(a) amante serviu para aliviar a pressão e as exigências vividas com o(a) parceiro(a) estável.

Sobre Gleeden

Gleeden é o site e também aplicativo número 1 de encontro extraconjugais e relações não monogâmicas do mundo, pensado dia a dia por uma equipe 100% feminina, com o objetivo de empoderar a mulher a ser fiel aos seus sentimentos e desejos. Com mais de 11 milhões de usuários ativos (homens e mulheres) ao redor do mundo, é ideal para quem busca uma aventura próximo de casa ou a milhares de quilômetros, em uma viagem com toda a segurança, privacidade, discrição e, acima de tudo, liberdade.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp