08/11/2023 às 14h22min - Atualizada em 08/11/2023 às 16h01min

Campanha Novembro Branco alerta para os cuidados com a saúde pulmonar

Hábitos como o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco estão entre os principais fatores de risco de câncer do pulmão

Assessoria de Imprensa
Adobe Stock

As cores no calendário da saúde foram estabelecidas para movimentar campanhas e ações de conscientização à população sobre os cuidados e a prevenção de doenças. No caso do câncer de pulmão, a campanha existe desde 2017 e serve como um alerta para um tipo silencioso e que inspira cuidados preventivos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a neoplasia é o terceiro mais comum em homens e o quarto em mulheres no Brasil. Só em 2020, a taxa de mortalidade foi de 28.618 – número que poderia ter sido evitado.

Fatores de risco e principais sintomas

O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são responsáveis por 85% dos casos diagnosticados de câncer no pulmão. O cigarro é um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença, a mortalidade entre fumantes é cerca de 15 vezes maior do que entre pessoas que nunca fumaram.

Outro fator de risco é a exposição à poluição do ar e ocupacional a agentes químicos ou físicos, água potável contendo arsênico e altas doses de suplementos de betacaroteno em fumantes e ex-fumantes.

Por ser uma doença silenciosa, os sintomas geralmente não ocorrem até que o câncer esteja em nível avançado, mas algumas pessoas em estágio inicial podem apresentá-los - entre os mais comuns, destacam-se:

  • Tosse persistente;
  • Dor no peito;
  • Escarro com sangue;
  • Rouquidão;
  • Falta de ar;
  • Perda de peso e de apetite;
  • Pneumonia recorrente ou bronquite;
  • Cansaço e fadiga.

É relevante destacar que a detecção precoce é uma estratégia importante para encontrar um tumor em fase inicial possibilitando maiores chances de cura. Por isso, consultas de rotina, exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos aliados a uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos fazem parte da prevenção de doenças como o câncer.

De acordo com Vitor Moura, CEO da plataforma VidaClass Saúde, “datas simbólicas para conscientizar a população em relação a questões de saúde têm grande importância para popularizar os temas. O câncer de pulmão é uma patologia séria, mas que pode ser curada por meio de um diagnóstico precoce feito a partir dos exames de rotina, por exemplo. A partir disso, as pessoas descobrem que determinados procedimentos são simples, que muitas formas de prevenção são plenamente acessíveis e que inserir certos cuidados em sua rotina pode ter uma importância enorme. Por isso, comunicar um tema tão importante para a sociedade sempre será uma boa ideia”.

Com o propósito cada vez mais claro de empoderar as pessoas em suas escolhas de serviços, a plataforma possui contratação, agendamento e pagamento on-line, simplificando o processo de acesso à saúde, e disponibiliza diversos filtros e opções para que o público possa ter mais poder de decisão.

A VidaClass Saúde busca oferecer produtos de saúde de maneira simplificada e atualizada com as necessidades modernas. Com uso de tecnologia e personalização dos serviços, ela consegue atender as demandas dos clientes de maneira mais justa e assertiva. Seu portfólio inclui, entre diversas opções, exames em domicílio, delivery de medicamentos e descontos em consultas, cirurgias e outros procedimentos.

Sobre VidaClass Saúde
Criada em 2014, a VidaClass Saúde é uma startup que promove acesso a diversos serviços na área da saúde. Entre eles, médicos, dentistas, exames de imagens e laboratoriais, consultas multiprofissionais, pacotes hospitalares, seguro de diária internação hospitalar e benefícios farmacêuticos. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp