07/11/2023 às 09h25min - Atualizada em 08/11/2023 às 00h02min

Street Mall de Florianópolis adere à Campanha Novembro Azul

O Top Market, que fica nos altos da Felipe Schmidt, no Centro da Capital Catarinense iluminou a fachada do empreendimento com a cor azul para chamar a atenção da população para a campanha em prol da saúde dos homens

Giuliana Korzenowski de Farias
https://topmarketfloripa.com.br/
Shoot Media
Depois do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do câncer de mama, chegou o Novembro Azul. A campanha tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Top Market, street mall que fica nos altos da Felipe Schmidt, endereço de grande circulação no centro de Florianópolis e que abrigou por décadas a Fábrica de Bordados e Rendas Hoepcke, mergulhou nas campanhas e iluminou sua fachada nas cores de divulgação.

“Mais que um espaço gastronômico e multicultural, procuramos estar sempre alinhados com a comunidade local, seja para eventos colaborativos ou campanhas de conscientização”, conta Cristiane Martins Reitz, CEO do Top Market. Ainda que muito tímida em relação ao Outubro Rosa, a Campanha Novembro Azul surgiu justamente para quebrar tabus e preconceitos entre os homens sobre os riscos, sintomas, tratamentos e estimulando à realização de exames periódicos. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos, bem como, histórico familiar de câncer de próstata e obesidade para tipos histológicos avançados. O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce. 

Diagnóstico
Os exames utilizados para a investigação diagnóstica do câncer de próstata são o PSA e o toque retal. O exame de PSA tem a finalidade de medir no sangue o antígeno prostático específico, que é uma proteína produzida pela próstata e está disponível na corrente sanguínea e no sêmen. Níveis alterados dessa proteína podem indicar alterações na próstata. O toque retal possui a finalidade de avaliar o tamanho, o volume, a textura e a forma da próstata.

Como se proteger
Recomenda-se a manutenção do peso corporal adequado, de modo a diminuir o risco de câncer de próstata avançado. No entanto, a importância de adotar diversos hábitos saudáveis, como: fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar bebidas alcoólicas e não fumar, para evitar o risco de doenças crônicas, dentre elas, o câncer. Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde para realizar a investigação diagnóstica.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp