07/11/2023 às 11h43min - Atualizada em 08/11/2023 às 00h01min

Niterra lista 8 problemas causados por uma sonda lambda com defeito

Marca também lista os principais pontos que diminuem a vida útil do componente responsável por acompanhar o nível de oxigênio nos gases de escapamento após a combustão

Por assessoria de imprensa
Divulgação

São Paulo, novembro de 2023 A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especialista em componentes para sistemas de ignição e sensores para sistemas de injeção, destaca oito problemas causados pelo mau funcionamento da sonda lambda que podem afetar o desempenho do veículo.

Também conhecida como sensor de oxigênio, a sonda lambda desempenha um papel fundamental para o sistema de injeção eletrônica do carro. Por meio de sua informação, os catalisadores trabalham de forma mais eficiente, reduzindo as emissões de poluentes ambientais, além de melhorar o consumo de combustível. Instalada no coletor de escapamento, sua função principal é monitorar a concentração de oxigênio residual nos gases de escapamento, permitindo injetar no motor a quantidade de combustível mais próxima do ideal.

“Trata-se de um componente essencial para a otimização dos sistemas de injeção eletrônica, uma vez que possibilita ajustes precisos na quantidade de combustível injetado”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.

Confira os oito problemas destacados pela Niterra que podem surgir em decorrência de falhas na sonda lambda: 

1 - Aumento do consumo de combustível

2 - Incremento das emissões de gases contaminantes

3 - Acendimento da luz indicadora de falhas de injeção (lâmpada LIM)

4 - Dificuldade no ajuste do A/F (relação de ar e combustível) nos veículos flex fuel

5 - Dificuldade de ajuste dos equipamentos de gás em carros convertidos para uso de gás natural veicular (GNV)

6 - Redução da vida útil das velas e do catalisador por contaminação, no caso de mistura muito rica em combustível

7 - Acúmulo de resíduos na câmara de combustão, no caso de mistura muito rica em combustível

8 - Problema na identificação de baixa eficiência do catalisador.

De acordo com Mori, os problemas apontados pela Niterra destacam a extrema relevância de manter a sonda lambda em perfeitas condições, pois sua falha pode afetar vários aspectos do veículo. “Para evitá-los, o motorista deve estar atento para questões que diminuem o tempo de vida útil dos componentes, como o uso de combustível de má qualidade, queima de óleo lubrificante por desgaste de motor ou turbina, infiltração de água na câmara de combustão e quebras por impacto”, lista.

No caso de uma sonda lambda já danificada, ela pode apresentar sinais de mau funcionamento, como o acendimento da luz indicadora de falhas de injeção (lâmpada LIM), aumento no consumo de combustível e perda da proporção ideal entre ar e combustível, assim como dificuldades de reconhecimento do tipo de combustível em veículos flex fuel.

“Quando o motorista identificar esses sinais, é altamente recomendável que ele solicite a avaliação do sistema de injeção por parte de um mecânico de confiança”, afirma Mori. “É crucial submeter a sonda lambda a testes anuais. Caso seja detectada alguma falha, deve-se trocá-la por uma peça nova.” Nesse cenário, os motoristas podem contar com uma ampla seleção de sondas lambda da NTK, assim como uma diversificada linha de sensores da marca, que oferecem ao mercado de reposição soluções de alta tecnologia para o veículo.

Sobre a Niterra

A multinacional NGK SPARK PLUG entrou em um processo de expansão e passou a se chamar Niterra Co., Ltd.. Fundada em 1936, em Nagoya (JAP), é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. No Brasil, a empresa atua há 64 anos, conta com cerca de 1.300 funcionários e possui uma fábrica com 625 mil m² em Mogi das Cruzes (SP). Em 2023, a companhia passou a se chamar oficialmente Niterra - a combinação das palavras latinas niteo e terra, que significam, respectivamente, “brilhar” e “planeta terra”. Trata-se de um marco na história do grupo o novo nome, que expressa o comprometimento em contribuir para uma sociedade mais ambientalmente sustentável e um planeta mais brilhante, bem como reflete tanto a jornada da empresa pela expansão contínua de seu portfólio de negócios quanto as transformações em curso na indústria automotiva, conforme o Plano de Gestão de Longo Prazo NGK SPARK PLUG 2030, que estabelece a direção da organização em cinco diferentes segmentos: Mobilidade; Medicina; Meio Ambiente & Energia; Comunicações; e Agronegócio. As marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores) foram mantidas para ambos os negócios. Para mais informações, acesse http://www.ngkntk.com.br/.

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