07/11/2023 às 14h24min - Atualizada em 07/11/2023 às 20h10min

Intoxicação por Metais Pesados e Quelação

por Florence Rei, química e bióloga

Florence Rei, química e bióloga
www.florencerei.com
Stock photo ID: 1135034053 / Collection: Essentials
Intoxicação por Metais Pesados e Quelação


Hoje, num mundo altamente poluído e contaminado por metais pesados, não há esperança de sermos a exceção. Infelizmente, até mesmo os bebês já estão nascendo intoxicados, pois estes metais são capazes de atravessar a placenta e estão presentes no leite materno. Então, o que fazer para nos protegermos e como estes metais afetam a saúde?

Com a industrialização mundial, a quantidade de metais tóxicos no meio ambiente tem aumentado muito, e enquanto são estabelecidos valores “aceitáveis” de exposição aos metais, o número tolerável deveria ser zero, pois somente assim estaríamos prevenindo o desenvolvimento de doenças crônicas. Uma vez incorporados, os metais pesados não somente são cumulativos como também não são eliminados naturalmente pelo corpo, ou seja, sem que façamos algo para que isso aconteça.

Metais como o chumbo, arsênico, mercúrio, cádmio, antimônio, níquel, urânio e outros acabam contaminando a água, o solo e o ar, chegando até nós de diversas maneiras:

• Alimentos - peixes, vegetais, arroz, óleos de sementes, ovos
• Agricultura – pesticidas, herbicidas, fungicidas, fertilizantes
• Indústrias – Veículos, gasolina, mineração, queima da madeira, águas de processos industriais
• Cosméticos – batons, sombras, delineadores, filtros solares, sabonetes
• Outros – pigmentos alimentares, aparelhos eletrônicos, fabricação de lâmpadas, preservação de madeiras, tabagismo, amálgamas dentárias e medicamentos.

Portanto, vemos que é impossível não nos contaminarmos com metais pesados visto que estes permearam várias esferas da sociedade em que vivemos.

O aumento descomunal de doenças tais como o câncer, autismo, doenças autoimunes e doenças do coração estão intimamente relacionadas aos níveis de intoxicação, pois ao entrarmos em contato com estes metais, eles causam o chamado estresse oxidativo, uma espécie de enferrujamento interno podemos dizer.

Os metais pesados deslocam muitos minerais essenciais que o corpo precisa para funcionar bem. Entre os minerais estão o cobre, magnésio, manganês, zinco, selênio e outros. Com isso diversos processos metabólicos são alterados, incluindo o sistema endócrino que regula o sistema hormonal, ou seja, uma verdadeira “bomba atômica” para o funcionamento geral do organismo humano.

É importante frisar que não somos apenas vítimas do meio em que vivemos. Podemos tomar medidas para mitigar a exposição a esses metais, tais como:

• Ter um bom sistema de filtragem da água que abastece a casa/apartamento. Dessa forma diminuímos o contato com os metais incluindo a água dos chuveiros.
• Sempre que possível dar preferência aos produtos orgânicos que têm contaminação 100 vezes menor do que os não orgânicos.
• Reduzir a ingestão de peixes, principalmente peixes grandes, e usar suplementos de óleo de peixe purificados.
• Evitar as amálgamas dentárias (mercúrio).
• Evitar vacinas que tenham timerosal (mercúrio), incluindo as vacinas contra gripe.

É claro que também podemos ajudar os processos naturais de desintoxicação do corpo consumindo alimentos ricos em substâncias antioxidantes, como mirtilos, espinafre, morangos, brócolis, beterraba e outros, mas dê preferência aos produtos orgânicos. No entanto, quando o acúmulo de substâncias nocivas à saúde torna-se maior do que o corpo consegue eliminar, é aí que as doenças se instalam.

Quelação – o que é e para que serve?

A quelação é um processo de remoção de metais pesados do corpo usando-se um agente quelante. Este deve ser uma substância química inerte, ou seja, ela entra e sai do corpo da mesma maneira que entrou, mas com capacidade de se ligar aos metais pesados, de maneira que estes são eliminados na urina.

É muito comum o uso do EDTA, Ácido Etileno Diamino Tetra Acético, como agente quelante. A administração é intravenosa e normalmente seguida da reposição de vitaminais e minerais como o Coquetel de Meyer.

A boa notícia é que uma vez removidos os metais pesados o corpo é capaz de voltar ao equilíbrio e se auto curar.

por Florence Rei, formada em Química pela Oswaldo Cruz em São Paulo, graduada pela Faculdade de Medicina OSEC em Biologia e formada em Microscopia Eletrônica.

Atualmente vive na Flórida (USA) e desde 2019, no início da pandemia, vem atuando como pesquisadora independente e escritora. 
contato: florence.rei.florence@gmail.com / www.florencerei.com

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp